Oficina Brasil


Radiador de óleo em motores modernos – parte 1

Os motores modernos precisam de um bom controle de temperatura, e mesmo com um sistema de arrefecimento cada vez mais atuante, é necessário ter mais controles de temperatura por lubrificação do motor

Compartilhe
Por SCOPINO


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Os radiadores de óleo são fabricados normalmente de alumínio ou aço inoxidável. Funcionam com várias placas sobrepostas formando canais separados e independentes, nos quais um canal de óleo lubrificante do motor (também pode ser utilizado na transmissão automática) se intercala com outro canal do sistema de arrefecimento. Assim teremos a troca de calor de óleo para a água, do sistema de arrefecimento.
Para uma maior eficiência de troca de calor, a maioria dos canais é equipada com lamelas para aumentar a área da superfície de contato. O líquido de arrefecimento (água desmineralizada + aditivo) e o fluxo de ar fazem a troca de calor com o radiador de óleo.

A troca de calor é pelo líquido de arrefecimento e pelo ar também.
Para peças de motor com alto desgaste, como pistões e anéis, o óleo do motor não é utilizado apenas como lubrificante, mas também como elemento trocador de calor. Assim o radiador de óleo, que está integrado ao sistema de lubrificação, irá fazer a troca de temperatura, em que  o óleo passa pelas pequenas canaletas, que irão fazer a troca de calor com o líquido de arrefecimento. Os radiadores de óleo são elementos resistentes, e sem prescrição de troca, ou seja, só devem substituídos em caso de manutenção corretiva, mas elementos externos podem provocar danos, como aplicação incorreta do líquido de arrefecimento ou até mesmo do lubrificante do motor.

De reparador para reparador
Com toda a certeza, os amigos reparadores já se depararam com carros com falhas reais, ou seja, falhas diárias, por exemplo no sistema de arrefecimento, radiador e reservatório de expansão ficam totalmente contaminados e apresentam uma mistura de cor amarelada, lembrando uma mistura de doce de leite, que na verdade é mistura, sob pressão, do óleo lubrificante com o líquido de arrefecimento, ou o inverso também é possível, ou seja, ir água do arrefecimento para o sistema de lubrificação. Quando ocorre o desgaste ou trinca no radiador de óleo, teremos as duas possibilidades, geralmente ocorre a contaminação do sistema de arrefecimento com óleo. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.

Comentários