Oficina Brasil


O funcionamento da bomba de alta pressão tem as suas particularidades para aumentar a pressão

Veremos em uma sequência de aulas como funciona o sistema de alta pressão de combustível através da bomba de alta, que é acionada mecanicamente, mas tem um controle eletrônico de funcionamento

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Está cada vez mais comum termos sistemas de alta pressão de combustível, a chamado injeção direta ou GDI, nos veículos mais atuais.

Tudo começa no tanque de combustível 

O combustível chega dentro do tanque e então passa pelo pré-filtro de um conjunto chamado de módulo de combustível, composto por um suporte, o pré-filtro, um copo junto à sua carcaça e a bomba de combustível, que é a bomba de baixa de pressão, e ainda serve como base de apoio para o sensor de nível de combustível. O filtro de combustível pode ser interno, estando no próprio invólucro da carcaça da bomba e seu copo. Neste tipo de filtro, o mesmo não tem prescrição de troca programada, ou seja, só é trocado em casos de queima da bomba, e assim sua troca é completa. A bomba de baixa pressão é fundamental para alimentar a bomba de alta pressão, que vai elevar a pressão de dezenas para centenas de bares de pressão. 

A bomba de baixa pressão geralmente é mapeada por unidade de controle

Um detalhe importante é o acionamento da bomba de alta pressão de combustível, feito através de um tucho mecânico do tipo roletado que vai ser acionado por um came do comando de válvulas. Ao ser acionado, o came que irá vencer a pressão da mola de retorno, acionando o pino interno, com sua haste fazendo o acionamento da pressão de alta.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Temos algumas dicas para auxiliar no diagnóstico da bomba de alta.

Ao desligar o conector de válvula controladora da bomba de alta a pressão deve subir, na lenta em torno de 100 bar devido à baixa rotação.

É possível perceber falha na retenção da bomba de alta ao ver uma oscilação da pressão de baixa devido ao movimento para trás.

Se a retenção da bomba falhar, bico injetor gotejar, ou algum vazamento acontecer, a pressão da linha de alta vai cair em vez de subir devido ao calor do motor. Essa elevação é natural e deve ser aferida com o motor desligado, com a ignição ligada e o scanner em leitura da pressão.

Quando o combustível vaza para dentro do motor, causa mistura alta na sonda por gases que são admitidos pelo sistema de ventilação do cárter.

O copinho ou eixo pode se danificar devido ao vazamento do eixo da bomba poder lavar a lubrificação do ponto de contato com o came do comando.

O motor pode sofrer danos prematuros por falha na lubrificação devido a contaminação do óleo por combustível

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários