Oficina Brasil


O conjunto de bomba d´água e as mudanças e tecnologia no arrefecimento

Essa é uma solução completa que facilita a manutenção na reparação automotiva no sistema de controle de temperatura, com a carcaça, bomba d´água, sensor e válvula termostática, chamado de unidade de arrefecimento

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A utilização de materiais mais leves está cada vez mais presente nos motores atuais, e o plástico nos sistemas de arrefecimento e troca de calor é uma dessas transformações na engenharia de fábrica. Motores em bloco, cabeçote e cárter em alumínio ao invés de ferro fundido deixam o motor mais leve, e a utilização de plástico no lugar do alumínio em carcaças e suportes e tampas do sistema de arrefecimento também. O conjunto, no sistema de arrefecimento, pode possuir vários tipos de acionamento.

Modos de acionamentos das bombas de água mecânicas:

• Dependendo de seu projeto, são instaladas do lado externo do motor em sua própria carcaça ou através de flanges de ligação. 

• Acionadas por correias tipo trapezoidal em “V”, pela própria correia dentada ou diretamente pelo motor, e por microcorreia dentada, muito utilizada em novos motores como a linha EA211 ou EA888 VW e Audi. 

• Recomendação, a bomba d´água deve ser sempre substituída durante o recondicionamento de um motor devido à segurança operacional.

VANTAGENS

Novos materiais para os rotores das bombas de água mecânicas:

• Podem ser feitos de plástico ou metal e podem ser fechados ou abertos; 

• Rotores produzidos com polímeros;

• Modelados com mais precisão e eficiência; 

• Maior taxa de vazão do refrigerante;

• Menos ruído e melhor resistência à cavitação e corrosão;

Mais detalhes importantes: 

• O sistema de resfriamento é vedado no eixo da bomba pelo anel de vedação;

• As duas superfícies de contato do anel vedador e da carcaça da bomba friccionam uma na outra e precisam ser lubrificadas pelo líquido do sistema de resfriamento; 

• Pequenos volumes de líquido de resfriamento penetram através da superfície de contato do anel vedador;

• O furo de dreno canaliza a água para fora, em casos de desgaste e má vedação da bomba, onde pode evaporar;

• A quantidade de líquido refrigerante que atinge a face externa é muito pequena, e evapora na própria bomba d'água;

• O agente refrigerante à base de glicol contém cores e aditivos, o que significa que um resíduo colorido é formado na face externa em caso de vazamento; 

• Sem os orifícios de vazamento, o líquido de resfriamento se acumularia entre o pacote do anel de vedação e o mancal, penetrando no mancal, provocando o seu travamento;

• Este pequeno vazamento está relacionado ao projeto e não é motivo de reclamação;

A utilização de carcaça plástica auxilia no alívio de peso e eficiência térmica.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Com motores menores e mais eficientes, o controle e troca de calor requer uma precisão cada vez maior.

Assim, com os conjuntos de bomba d´água de acionamento mecânico, carcaça plástica, sensor de temperatura e uma ou duas válvulas termostáticas, são necessários intervenções quase que cirúrgicas na hora da reparação automotiva. Neste exemplo temos o conjunto com aplicação em motores EA888 da linha Audi, que tem acionamento mecânico através de microcorreia dentada, que é acionada pelo eixo contrarrotante (eixo balanceador).

A utilização de aditivo não recomendado e/ou água comum com cloro vai antecipar os danos ou desgaste das vedações deste conjunto.

E o nível do líquido de arrefecimento, pode baixar?

Sim, como foi citado, há uma pequena quantidade do líquido de arrefecimento que irá penetrar e lubrificar o mancal do eixo da bomba d´água, e vai evaporar uma pequena quantidade do líquido de arrefecimento.

Mais uma dica muito importante é com o pré-torque dos parafusos, tensionamento da microcorreia dentada e torque final na carcaça da bomba d´água.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários