Oficina Brasil


Literatura técnica e osciloscópio é indispensável para solucionar falha do sensor de rotação

Vamos apresentar um caso de estudo a aplicação da literatura técnica e o osciloscópio foram fundamentais para identificar a causa da falha do veículo

Compartilhe
Por Laerte Rabelo


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Esse veículo chegou em nosso centro de diagnóstico avançado automotivo, SIMCAR, localizado na cidade de Eusébio no estado do Ceará, figura 1.

Sintoma

O proprietário de um Suzuki Gran Vitara 2.0 ano 2010, figura 2, relata dificuldade na partida e luz de injeção acesa no painel.

Diagnóstico:

Diante da reclamação do cliente, o primeiro passo para realizar o diagnóstico foi a utilização do scanner para verificar o código de falhas presente na memória de avarias da unidade de controle do motor. Feito isso, identificamos a presença do código de falha P0335, referente ao circuito do sensor de rotação do virabrequim, conforme exibe a figura 4.

O próximo passo foi a identificação do tipo de sensor utilizado nesse veículo, para tanto, consultamos o esquema elétrico referente ao sistema de injeção desse veículo, como mostra a figura 5.

Analisando o esquema elétrico identificamos que o sensor é do tipo indutivo, restava-nos ainda identificar as particularidades do sinal, assim utilizando novamente a literatura técnica a nosso favor, consultamos o manual OSCI para visualizar a forma de onda característica desse veículo. A figura 6 apresenta detalhes das formas de onda de referência.

Agora com todas as informações em mãos, realizamos a captura utilizando para tanto do osciloscópio PicoScope de 4 canais, utilizando o canal A para visualizar o sinal do sensor de rotação, figura 7.

 

A captura foi realizada diretamente no conector do módulo, inserindo a agulha no pino 51 do conector A, como exibe a figura 8.

Ao visualizar o sinal emitido pelo sensor identificamos rapidamente o motivo do disparo do código de falhas, figura 9.

Aplicação errada do sensor CKP, fazendo com que a unidade de controle do motor não consiga identificar corretamente a identificação da rotação do motor.

O reparador que trouxe esse veículo para nosso centro de diagnóstico aplicou o sensor do motor 1.6, que também e utilizado nos modelos mais novos desse veículo, como mostra a figura 10.

Vale destacar que uma unidade de controle do motor que utiliza sensor de rotação indutivo tem em sua estrutura interna um componente dedicado a transformar o sinal analógico emitido pelo sensor em sinal digital antes de chegar no processador.

A figura 11 mostra o esquema genérico do caminho percorrido pelo sinal desde o sensor até o processador.

Solução:

Após a substituição do sensor de rotação por um com aplicação correta, ou seja, sensor do tipo indutivo, o veículo voltou a funcionar perfeitamente.

Até a próxima! 

Comentários