Oficina Brasil


I-Shift troca inteligente de marchas, tecnologia transforma câmbio mecânico em automatizado - Parte 2

A partir de um câmbio mecânico, a Volvo desenvolveu uma das transmissões mais robustas e confiáveis do mercado de veículos pesados, que completa dez anos de evolução com 12 marchas à frente e 4 marchas à ré

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Mais um avanço tecnológico foi incorporado à transmissão I-Shift, é o I-See (visão inteligente), a estrada está na memória do sistema de controle, que é alimentado via GPS integrado para memorizar as estradas e salvá-las em um banco de dados central para uso gratuito de outros caminhões. 

Com essas informações, a transmissão I -Shift pode escolher a melhor marcha a qualquer momento e também pode se preparar para a próxima pesquisa, é como ter um copiloto especialista em relevos que conhece perfeitamente a estrada. 

Dentro de uma transmissão l -Shift há uma caixa de câmbio manual não sincronizada tradicional sempre pronta, mas o segredo está na unidade de controle eletrônico inteligente que se encarrega de controlar o sistema pneumático que gerencia a embreagem e as trocas de marchas. 

Ao receber constantemente informações sobre a velocidade do veículo, aceleração peso, inclinação da estrada, demanda de torque, ele executa cada operação com extrema precisão. Ele também se comunica estreitamente com o motor, que por sua vez ajusta as rotações e o efeito de frenagem do motor para que as mudanças ocorram de forma rápida e suave.

O que o I-See faz é antecipar as funções do câmbio e motor, reconhecendo a topografia da estrada que automaticamente usa seu conhecimento para economizar combustível quando o controle de cruzeiro inteligente está acionado.

Quando o I-See identifica que um aclive difícil está chegando, ele aumenta velocidade na preparação. Assim que a escalada começa, o I-See usa seu conhecimento armazenado para evitar reduções desnecessárias em direção ao topo, completando a subida suavemente, sem desperdiçar combustível em uma marcha mais baixa durante a subida.

 

Pouco antes da descida, I-See ativa o sistema Eco-Roll, que desengata a linha de transmissão e deixa o caminhão rolar (mais conhecido como banguela) para o momento ideal antes de engatar a marcha novamente, isso economiza energia e minimiza a necessidade de frenagem. I-See também sabe quando a descida termina para aplicar o freio motor suavemente no momento certo, em vez de abruptamente no final, ou continuar a ganhar impulso para uma colina que se aproxima.

Quando se aproxima de uma colina conhecida, o software de controle de cruzeiro preditivo I-See antecipa a aceleração para ganhar impulso. Como o sistema sabe onde está o topo da subida, o peso da carga e os requisitos de torque, o software mantém as marchas superiores com mais eficiência na subida. Em declive, a linha de transmissão desengata e ativa o modo Eco-Roll, economizando combustível e o caminhão pode se mover lentamente até reconhecer a necessidade de acelerar novamente. 

A transmissão I - Shift utiliza a sua inteligência integrada para escolher rápida e automaticamente a marcha correta em todos os momentos, já o software com o qual é complementado fornece características de deslocamento que mesmo os melhores motoristas não poderiam competir. Ainda assim deixa em aberto a possibilidade de o motorista se envolver na direção. Os botões do seletor de marchas permitem o controle e mudanças de marchas manualmente.

Um dos objetivos atingidos neste tipo de transmissão é a economia de combustível e a I -Shift consegue isso porque as perdas de energia internas são baixas, menores do que nas caixas de câmbio manuais. Mas o que faz a diferença é a eletrônica, ao dirigir no modo de economia, cada mudança de marcha é calculada com precisão, para que o motor funcione em sua faixa de rotação mais eficiente. Além disso possui a chamada função Eco-Roll, exclusiva da marca e utilizada nas descidas desengatando o câmbio para aproveitar a força do motor em vez do combustível. 

Para situações de emergência, pode ser acionado apenas para remover o caminhão para um local seguro, não é para dirigir qualquer distância.

Quando uma falha importante ou danos internos na transmissão ocorrerem, este sistema pode ser ativado.

Para ativar basta pressionar e segurar o botão L no seletor de marcha, movendo a alavanca de câmbio para a posição D para ativar o Limp Home Mode (Modo de emergência). Quando ativado, a letra L é exibida no display de informações do motorista (DID). 

Em modo de emergência, apenas as marchas para frente 1ª, 3ª e 5 ª estão disponíveis para veículos com o seletor premium e apenas primeira marcha para veículos com o seletor básico e a marcha à ré 1 também está disponível. O veículo deve estar parado para mudar as marchas. O sistema Limp Home Mode será desativado quando a chave de ignição for girada para a posição OFF (desligado). 

Repetindo; este modo serve apenas para remover um veículo para um local seguro ou protegido. Não se destina a conduzir qualquer tipo de distância. 

O seletor de marcha está preso ao assento do motorista e pode ser inclinado para ajudar a entrar na cabine. São duas configurações de seletor disponíveis, um básico e um premium.

O seletor no veículo depende de qual programa e nível de pacote com o qual o veículo foi fabricado.

Ambos os seletores têm posições de engrenagem de R (Reverse), N (Neutro), D (Drive) e M (Manual). Com o seletor na posição de acionamento, a transmissão mudará automaticamente, realizando seleções de marcha e mudança sem intervenção do motorista.

Quando na posição manual, o motorista seleciona as marchas usando o botão seletor de marcha (seletor premium). O seletor básico não está equipado com um botão seletor de marcha ou botão de modo de economia / desempenho. 

Em situações em que o I-Shift é acidentalmente deixado engatado com o freio de estacionamento aplicado, o controle de transmissão módulo (TCM) irá automaticamente para neutro quando o a chave de ignição está na posição OFF.

Como já mencionado, o seletor de marcha é capaz de inclinar para frente para ajudar na entrada da cabine, mas também é usado para identificar qual é o nível de software que está instalado no TCM. Com o seletor na posição neutra (N), pressione o botão de inclinar e a alavanca pode ser inclinada para a frente. O display mostrará o programa e o nível do pacote. 

Pensando na manutenção básica, vamos abordar o sistema de lubrificação do câmbio I-Shift. A transmissão é lubrificada por meio de uma bomba que pressiona o óleo, que é conduzido no eixo principal para lubrificar e resfriar as engrenagens da redução, o eixo de entrada e os rolamentos do eixo principal e os rolamentos do eixo de saída também são lubrificados.

O sistema de lubrificação possui duas válvulas de segurança, uma válvula garante que a transmissão seja lubrificada se o filtro ficar bloqueado enquanto a outra válvula impede a pressão excessiva no sistema, por exemplo durante a inicialização a frio. As válvulas são constituídas por uma mola de compressão e um pino de acionamento.

O filtro de óleo da transmissão está localizado em uma caixa de filtro que é parafusada do lado de fora da carcaça principal. É um filtro de cartucho montado em um suporte tubular integrado na tampa. A parte superior do alojamento contém as portas de entrada e saída para o resfriador de óleo.

Comentários