Oficina Brasil


Honda Sensing é o nome do sistema avançado de assistência ao motorista – ADAS desde 2015 - Parte 2

Utilizado pela primeira vez no modelo CRV, o sistema foi aperfeiçoado e atualmente está sendo instalado em todos os carros da marca e o novo Honda City 2022 faz até curvas sem o motorista usar as mãos.

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Parte 2 

Outro sistema de auxílio importante para os motoristas que utilizam o carro durante o período noturno é o Auto High-Beam (AHB), que atua em conjunto com o sistema Honda Sensing. 

O sistema de controle de farol alto automático utiliza as informações enviadas pela câmera instalada no para-brisas e o funcionamento deste conjunto merece uma boa descrição. 

A câmera frontal detecta as fontes de luzes à frente do veículo, como as luzes de um veículo que vem à frente ou que se aproxima e até as luzes da rua. Ao dirigir o novo Honda City à noite, o sistema alterna automaticamente os faróis entre baixos e altos, dependendo da situação pela qual o carro estiver passando, mas tudo tem início ao descobrir como usar o farol alto automático. 

Para que o sistema funcione, todas as condições a seguir devem ser atendidas e assim, o indicador automático de farol alto acende e o farol alto automático é ativado: 

• O modo de energia está em ON. 

• O interruptor de luz está em AUTO. 

• A alavanca está na posição de farol baixo. 

• Os faróis foram automaticamente ativados. 

• Está escuro fora do veículo. 

Existe a possibilidade do indicador automático de farol alto não acender mesmo quando todas as condições forem atendidas, neste caso, puxe a alavanca do farol para piscar os faróis altos e libere em seguida, que o indicador acenderá. 

O sistema automático de farol alto nem sempre funciona em todas as situações, este sistema serve apenas para auxiliar o motorista, que deve estar atento ao dirigir à noite e se for necessário, acionar os faróis manualmente.  

Devemos considerar que o alcance em que a câmera pode reconhecer uma fonte de luz pode variar dependendo das condições em torno do veículo. 

A câmera frontal no para-brisas é essensial para que o farol alto automático funcione corretamente e para isso devem ser tomados alguns cuidados: 

• Não colocar objeto que reflita luz no painel do carro. 

• Manter o para-brisa limpo ao redor da câmera. 

• Ao limpar o para-brisas, tome cuidado para não aplicar produtos na lente da câmera. 

• Não colar nenhum objeto, adesivo ou filme na área ao redor da câmera. 

• Não tocar na lente da câmera. 

Aqui já vai ficar um recado: se a câmera receber um impacto ou reparo da área perto dela é necessário fazer os ajustes de geometria. 

Com estas novas tecnologias, não há mais espaço para o reparo “mais ou menos”, ou faz corretamente ou encaminha o carro para quem tem conhecimento e equipamentos adequados. 

Para que a comutação automática entre farol alto e farol baixo ocorra é preciso que o sistema de farol alto automático esteja ativado e vai funcionar com base nas seguintes condições, a mudança para farol alto ocorre quando todas a seguir forem atendidas: 

A velocidade do veículo é de 72 km/h ou mais. 

● Não há veículo que se aproxima com faróis ou lanternas traseiras acesas. 

● Existem poucas luzes de rua na estrada à frente. 

A mudança para farol baixo ocorre quando todas as condições a seguir forem atendidas: 

A velocidade do veículo é de 48 km/h ou menos. 

● Há um veículo próximo com faróis ou lanternas traseiras acesas. 

● Há muitas luzes acesas na estrada à frente. 

Nos seguintes casos, o sistema automático pode não ligar os faróis corretamente ou o tempo de comutação pode ser alterado:  

O brilho das luzes do veículo que se aproxima é intenso ou ruim. 

• A visibilidade é ruim devido ao clima (chuva, neve, nevoeiro, poeira, fumaça). 

• Fontes de luz circundantes, como luzes da rua, outdoors e semáforos. 

• O nível de brilho da estrada à frente muda constantemente. 

• A estrada é esburacada ou tem muitas curvas. 

• Um veículo aparece de repente à frente. 

• Veículo está inclinado com uma carga pesada no porta-malas. 

• Um sinal de trânsito, espelho ou outro objeto reflexivo à frente refletindo luz forte em direção ao veículo. 

• O veículo que se aproxima desaparece sob árvores à beira da estrada ou curvas e descidas acentuadas. 

• O veículo que se aproxima é uma motocicleta, bicicleta, ou outro veículo pequeno

O sistema automático de farol alto mantém o farol baixo quando os limpadores de para-brisas estiverem funcionando e quando a câmera detectou uma névoa ou fumaça densa. 

Pensando no futuro da direção autônoma ou na nova fase da evolução do automóvel, temos a Honda como um dos líderes de mercado em sistemas ADAS de nível 2 com o sistema Sensing de assistência de direção automatizada avançada, que utiliza tecnologia de segurança assistida por inteligência artificial. 

Sistemas avançados de assistência ao motorista se tronaram recursos comuns em muitos veículos modernos, como sistemas de alerta de segurança, controle de cruzeiro adaptativo e outros sistemas automatizados.  

Para  se atingir a automação de nível 3, ainda requer muitas medidas de segurança, mesmo que o sistema Honda Sensing tenha sido uma combinação pronta de software e hardware para se aproximar da direção totalmente automatizada, ainda é considerado um sistema de nível 2. 

Com controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, detecção de pedestres e frenagem de emergência para redução de colisão, os carros são equipados com sistemas de segurança ativos que se caminham para a direção automatizada.  

No entanto, os sistemas de segurança ativa e passiva ainda estão muito longe dos veículos autônomos sem motorista reais. Ter um computador executando todas as decisões complexas de microssegundos que os humanos tomam na estrada ainda é uma condição arriscada. 

Comentários