Oficina Brasil


Detector de vazamentos por Hidrogênio: veja no decorrer desta matéria como este é importante

A utilização de tal equipamento é de vital importância em oficinas que trabalham com sistemas de ar condicionado automotivo. Popular na Europa, tem se tornado cada vez mais comum em nosso país e tem procedimento de utilização simplificado

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Como muitos reparadores e clientes já sabem, o fluido refrigerante “gás” não gasta, mas ele pode vazar.

O procedimento de busca de vazamentos em oficinas de ar condicionado automotivo é um processo corriqueiro, mas muitos colegas ainda têm dúvida de como localizar os vazamentos com mais precisão e rapidez, ainda mais porque pode haver mais de um vazamento no sistema ao mesmo tempo (muito comum), por exemplo: Evaporador vazando + um micro vazamento dinâmico no compressor (comprometendo inclusive o rolamento da polia do compressor) + uma válvula de serviço de alta.

Durante os testes, o profissional acaba apenas orçando o vazamento de uma válvula de serviço, ficando muito difícil e complicado explicar para o cliente que o orçamento inicial estava incompleto e o valor total final será muitas vezes maior do que o inicial.

Ainda não existe uma máquina para achar vazamentos, mas existem alguns métodos que podem ser utilizados individualmente ou em conjunto, dependendo de cada situação.

DETECTOR DE VAZAMENTOS POR HIDROGÊNIO - É um procedimento muito preciso e fácil de utilizar, mais popular na Europa, começa a ganhar espaço em oficinas especializadas aqui no Brasil.

Detector eletrônico para hidrogênioDependendo do fabricante do equipamento ele pode ser composto por: um aparelho detector portátil e de bateria recarregável, uma válvula reguladora de pressão, mangueiras e manifold.

O fluido utilizado é o uma mistura de 95% de Nitrogênio e 5% de Hidrogênio, chamado de NH-05, nesta proporção de mistura o Hidrogênio não é inflamável.

Ele é envazado em um cilindro de Nitrogênio modificado, pintado de um “marrom” claro com o colarinho cinza, amarelo e vermelho e um registro diferenciado.

Os cilindros podem ser encontrados com 1m³, 7m³ e até 10m³, sendo talvez o de 7m³ o mais adequado.

A carga desta mistura NH-05, pode chegar a custar quase 8 vezes a mais caro que a carga de Nitrogênio comercial.

Cilindro de NH-05

O investimento inicial para trabalhar com este equipamento é elevado, mas os resultados são muito bons.

Para fazer este teste de vazamento, o sistema deve estar sem fluido refrigerante, pode-se inclusive fazer “vácuo” por poucos minutos e fechar o registro do manifold para observar se a depressão se mantém por alguns minutos, isso irá mostrar se o vazamento é grande ou não.

Caso o vazamento seja muito grande utilize apenas Nitrogênio sob pressão para localizar o vazamento, pois é muito mais barato.

Porém se o vazamento for pequeno, o NH-05 é indicado.

Preferencialmente num local sem vento, feche as portas e janelas do carro e pressurize o sistema pela linha de baixa com uma pressão de 10 bar (150 psi). O vento irá atrapalhar o processo, pois levará embora o vazamento do Hidrogênio.

Cilindros de NH-05 e Nitrogênio

Aguarde alguns minutos e ligue o detector “sninfer”, o warm up do aparelho pode levar 1 minuto.

Passe a sonda por todo o sistema várias vezes vagarosamente.

Abra a porta do carro e passe o detector em todos os difusores (com a ventilação desligada).

Se possível, passe a sonda no orifício do dreno da caixa evaporadora, mas nunca molhe a ponta da sonda.

Caso haja algum vazamento o detector acusará por sinal sonoro e visual.

Não há como comparar a eficiência deste método com os conhecidos detectores de vazamentos de R134a, que têm uma eficiência muito menor.

As partículas de Hidrogênio são muito menores que as do Nitrogênio, por isso se o Hidrogênio chegar a vazar, em poucas horas ele irá desaparecer, portanto, é inútil tentar achar vazamentos com NH-05 após algumas horas.

Este método é ótimo para localizar vazamentos em evaporadores.

Vazamentos entre o virabrequim do compressor e o lip seal nem sempre serão detectados, pois neste caso, é muito comum haver o vazamento apenas quando o virabrequim gira. Se ele estiver parado, talvez não haja o vazamento e o detector não acuse o vazamento.

É importante e fundamental que se utilize a válvula reguladora de pressão no cilindro de NH-05, pois a pressão interna deste cilindro pode chegar a 200 bar (3000 psi).

Para este procedimento é recomendado conhecimento e a utilização de EPI (óculos e luvas).

Legendas:

Foto 1 - Cilindro de NH 05

Foto 2 - Cilindros de NH 05 e Nitrogenio

Foto 3 - Detector de vazamentos por hidrogênio Vulkan

Foto 4 -  Detector eletrônico para HIDROGÊNIO

Foto 5 - Válvula reguladora de pressão

 

Comentários