Oficina Brasil


Cuidado com o sistema de ar-condicionado de carros novos importados, veja a etiqueta do gás - Parte 2

Cada carro que entra na oficina é sempre bem-vindo para garantir o volume de serviços e o faturamento, mas para quem é especialista em ar-condicionado é importante saber qual é o tipo de gás que tem no carro

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Desde 2019, a maioria das montadoras está usando o R-1234yf em quase todos os seus veículos. Em alguns países, os fabricantes de automóveis recebem créditos de economia de combustível para veículos convertidos para R-1234yf.

As regulamentações governamentais nos países que adotaram o novo gás refrigerante estão exigindo que todos os técnicos e pessoas que estão atendendo sistemas de ar-condicionado R-1234YF sejam certificados e qualificados.

Como iniciamos com o tema de ar-condicionado de carros novos importados, temos um caso da Dodge RAM 1500, ano 2022 com ar-condicionado utilizando o gás refrigerante R1234yf.

A identificação para quem está atento é fácil, basta abrir o capô e observar as etiquetas coladas no painel interno e se o fabricante for cuidadoso, certamente a etiqueta de informação do tipo de gás refrigerante estará colada e bem à vista. Além de identificar o tipo de gás refrigerante, há também os alertas de perigo de explosão e incêndio. 

Para os modelos de carros desta marca, o fabricante recomenda, para obter o melhor desempenho possível, que o ar-condicionado deve ser verificado e reparado por um profissional capacitado e autorizado no início de cada estação quente, isso se deve ao clima típico dos Estados Unidos. Este serviço deve incluir a limpeza das aletas do condensador e um teste de desempenho e a tensão e condições da correia poli V também devem ser verificadas neste momento.

Na recuperação e reciclagem do gás refrigerante R1234yf R, é importante saber que este gás refrigerante é um HFO (hidrofluoroolefina) aprovado pelos órgãos ambientais de cada país e é uma substância amiga da camada de ozônio e com baixo potencial de aquecimento global. 

Durante a manutenção e verificação do sistema de ar-condicionado da RAM 1500, é importante lembrar da troca do filtro de cabine e o fabricante recomenda para não remover o filtro de ar da cabine enquanto o veículo estiver funcionando ou enquanto a ignição estiver ligada, pois há riscos de ferimentos se ao remover o filtro de ar da cabine com o motor da ventoinha funcionando, o ventilador pode entrar em contato com as mãos e lançar sujeira e detritos nos olhos, causando ferimentos.

O filtro de ar da cabine está localizado na entrada de ar fresco atrás do porta-luvas e para a remoção, basta seguir o procedimento: 

1. Abra o porta-luvas e remova todo o conteúdo.

2. Com a porta do porta-luvas aberto, remova o tirante de tensão do lado direito do porta-luvas e o clipe do tirante deslizando o clipe em direção à face da porta do porta-luvas. Levante o clipe da porta do porta-luvas e solte no painel de instrumentos.

3. Existem batentes de deslocamento do porta-luvas em ambos os lados, e empurre para dentro em ambos os lados do porta-luvas para liberar os batentes de deslocamento do porta-luvas . 

4. Desengate a porta do porta-luvas de suas dobradiças abrindo-o além do batente de deslocamento e puxando-o em sua direção.

5. Remova a tampa do filtro empurrando as abas em cada extremidade da tampa do filtro.

6. Remova o filtro de ar da cabine puxando-o diretamente para fora da carcaça.

7. Instale o filtro de ar da cabine com a seta no filtro apontando para baixo. Ao instalar a tampa do filtro, pressione em cada extremidade até ouvir um clique.

CUIDADO! O filtro de ar da cabine é identificado com uma seta para indicar a direção do fluxo de ar através do filtro. A não instalação correta do filtro resultará na necessidade de substituí-lo com mais frequência. Antes que o leitor observe, este filtro está na posição errada, a seta está apontada para cima.

8. Reinstale o porta-luvas nas dobradiças.

9. Puxe o tirante de tensão para fora e reinstale o porta-luvas além dos batentes de deslocamento empurrando as laterais do porta-luvas.

NOTA: Certifique-se de que as dobradiças da porta do porta-luvas e os batentes de deslocamento dele estejam totalmente engatados.

10. Reconecte o tirante de tensão do porta-luvas inserindo o clipe do tirante dele e deslizando o clipe para fora da face da porta do porta-luvas.

No plano de manutenção da RAM 1500, a recomendação de troca do filtro de cabine deve ocorrer a cada 2 anos ou 24.000 km, isso depende do tipo de uso do veículo.

Não podemos esquecer de fazer a inspeção da correia poli V e o fabricante recomenda para não tentar inspecionar uma correia de acionamento de acessórios com o veículo em funcionamento.

Ao trabalhar próximo ao ventilador do radiador, desconecte o cabo do motor do ventilador, como ele é controlado por temperatura, pode iniciar a qualquer momento, independentemente do modo de ignição, podendo causar ferimentos pelas pás do ventilador em movimento. 

Faça apenas trabalhos de manutenção para os quais você tenha o conhecimento e o equipamento adequado. 

Ao inspecionar as correias de acionamento de acessórios, podem surgir pequenas rachaduras que atravessam a superfície nervurada da correia, se ela apresentar desgaste excessivo ou desfiada, a substituição será necessária.

Se o seu veículo estiver equipado com Stop/Start, a correia deve ser substituída por outra comprada na rede de concessionárias, pois estas correias passam por um esforço maior devido ao elevado número de partidas do motor. Algumas condições podem ser causadas por um componente defeituoso, como uma polia de correia. As polias da correia devem ser cuidadosamente inspecionadas quanto a danos e alinhamento adequado. 

O fabricante recomenda a troca da correia de acessórios a cada 160.000 km, isso também depende do tipo de utilização do veículo. 

Comentários