Oficina Brasil


Conversor de torque da transmissão automática precisa de todo cuidado durante a instalação

Para uma instalação bem-sucedida do conversor de torque, o reparador deve usar todo o seu conhecimento, trabalhar com calma, conferindo cada etapa do processo de montagem para ter a certeza de que fez bem-feito

Compartilhe
Por Carlos Napoletano Neto


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Algumas vezes quando se pratica algum esporte, é necessário dar uns passos para trás e voltar ao básico para se obter o melhor desempenho. Isto se aplica também a outras coisas em nossa vida também. Neste artigo, vamos olhar o básico de uma instalação do conversor de torque. Seguindo estes procedimentos básicos, seremos ajudados a evitar o odiado retorno e possível serviço em garantia em nossa oficina. 

O primeiro passo na instalação do conversor começa antes de abrirmos a transmissão. Inspecione a face traseira do bloco do motor onde a transmissão é fixada por parafusos, para se certificar que ela está limpa e livre de qualquer tinta ou rebarbas. Verifique se os pinos de alinhamento estão em seus alojamentos e se são longos o suficiente para alinhar a transmissão com o centro do motor.

Se o motor de arranque teve de ser removido, certifique-se que ele esteja limpo e livre de óleo.

Uma das áreas mais negligenciadas a serem verificadas é o alojamento do piloto do conversor, na parte traseira do virabrequim ou adaptador do flexplate. As transmissões 4L80-E e A4LD/4L55 tiveram problemas nesta área. Certifique-se que o alojamento do piloto do conversor esteja limpo e não apresente desgaste e então aplique uma leve camada de graxa no alojamento.

Inspecione o flexplate quanto a desgaste na superfície de montagem dele ao conversor e certifique-se que não haja trincas. Bata no flexplate com uma chave; ele deverá soar como um sino. Se ouvirmos qualquer vibração ou som cavo, o flexplate poderá estar trincado.

Agora, vejamos a transmissão. Certifique-se que a face da carcaça da transmissão está limpa e livre de tinta e rebarbas, e não existe desgaste nos furos dos pinos de alinhamento.

Com este procedimento realizado, estamos prontos para dar atenção ao próprio conversor. Compare o novo conversor com o original, prestando atenção ao diâmetro e comprimento do piloto e do cubo. Remova qualquer tinta do piloto, e certifique-se que as orelhas de montagem são do tipo correto e as roscas estejam em boas condições, limpas e isentas de tinta.

Devemos também verificar se os ângulos das palhetas são iguais. Se houver qualquer diferença entre os dois conversores, ligue para seu fornecedor de conversores para se certificar se existe alguma alteração aprovada nele.

Agora, inspecione a folga final do conversor:

Selecione um eixo ou peça similar que seja maior que as estrias da turbina e menor que as estrias do estator.

Inverta o conversor de maneira que o cubo da bomba do conversor fique voltado para baixo e use o eixo para empurrar o cubo da turbina para cima.

De maneira geral, deveríamos obter um movimento entre 0,25 mm e 0,75 mm de folga. Alguns modelos de conversores variam esta medida, assim que surgir alguma dúvida, fale com seu fornecedor sobre a medição correta de cada tipo.

Estamos agora prontos para colocar o conversor contra o flexplate e certificar que o piloto e as orelhas de montagem estão bem ajustados. Se tudo estiver certo, agora procedemos ao pré-abastecimento do conversor utilizando cerca de 1 litro de fluido recomendado para a transmissão. 

Muitas oficinas que recondicionam conversores não mergulham previamente as embreagens, devido à grande variedade de fluidos recomendados pelos fabricantes. 

Ao instalar o conversor na transmissão, certifique-se de seguir as instruções do fabricante e tenha cuidado para não danificar o retentor interno do mesmo. Lubrifique o vedador da bomba e a bucha com fluido, não utilize graxa.

Em algumas transmissões mais recentes, como a 6F50 e a 6T70, devemos instalar o conversor na transmissão em posição vertical. Em outras unidades, como a 45RFE, uma instalação descuidada pode facilmente danificar a arruela de apoio do cubo da turbina à tampa, que é feita de material plástico.

No momento de instalar a transmissão, certifique-se que a superfície de apoio apoia completamente o bloco do motor com os pinos guias instalados corretamente e não haja folgas entre a superfície de assentamento do bloco e a transmissão, antes de apertar seus parafusos. 

Empurre o conversor totalmente para dentro da transmissão e meça a folga entre o flexplate e as orelhas de fixação. Em muitas unidades, esta folga deve estar entre 3,5 mm e 6,0 mm. Em conversores que possuem prisioneiros soldados, empurre até a base do prisioneiro para forçar o conversor de volta à transmissão e então puxe o conversor para a frente na direção do flexplate. Isto facilitará a colocação inicial da porca no prisioneiro. 

Se houver folga muito grande, podemos adicionar espaçadores entre o flexplate e as orelhas de fixação. Os espaçadores deverão ter todos a mesma espessura e devemos nos certificar que o piloto do conversor ainda se encaixa perfeitamente em seu alojamento no virabrequim. 

Inicialmente, instale todos os parafusos do conversor somente com as mãos. Nunca utilize uma ferramenta de impacto para apertar os parafusos de fixação do conversor. Isto com certeza vai danificar o conversor. Utilize uma ferramenta manual ou de catraca. Em unidades com montagem cega, certifique-se de estar utilizando o comprimento correto dos parafusos e nunca ultrapasse o torque recomendado. 

Ultrapassar o torque recomendado ou parafusos que são compridos demais poderão danificar a superfície de reação da embreagem do lock-up, na face interna do conversor. 

Ao abastecer a transmissão, sempre siga os procedimentos indicados pelo fabricante. Transmissões modernas possuem bombas de alta capacidade e tubos de alimentação ou portas de alimentação pequenos, portanto é possível que a bomba funcione sem o devido suprimento de fluido e assim seja danificada durante seu funcionamento inicial. 

Quando tomamos um tempo extra e cuidados básicos ao instalarmos um conversor de torque, podemos evitar muitos problemas e economizar tempo e dinheiro a médio e longo prazo no atendimento de nossos clientes, e preservação de nossa reputação como técnicos. 

Comentários