Oficina Brasil


Caminhões equipados com duplo comando de direção são fabricados para mercados específicos

Dirigir um caminhão com um volante do lado do motorista e outro do lado do passageiro poderia ser um trabalho dobrado, mas o objetivo é facilitar as operações de quem dirige e tem que descer com frequência

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Na operação de coleta de lixo urbano no Brasil são utilizadas três pessoas, uma para dirigir o caminhão e mais duas pessoas para remover os sacos de lixo da calçada e colocá-los dentro do compactador.

Tudo parece normal até o momento que observamos como este serviço é executado em outros países, onde a atividade de dirigir o caminhão e retirar o lixo da calçada é realizada por apenas uma pessoa.

Para que isso seja possível, o caminhão recebeu várias adaptações mecânicas, hidráulicas e eletrônicas, como braços articulados para engatar e descarregar as caçambas de lixo dentro do compactador, mas uma adequação chama muito a atenção quando o caminhão disponibiliza dois volantes e todos os demais controles são duplicados, para facilitar o trabalho do único operador.

Isso permite ao operador entrar pela porta esquerda ou pela direita para reduzir o tempo sem contornar o caminhão e para uma melhor visualização dos mecanismos do sistema de coleta. 

Há alguns anos apenas uma montadora acreditou e investiu neste segmento, mas atualmente muitos fabricantes de caminhões estão participando deste mercado oferecendo mais inovações.

Volvo, Mercedes Benz, Daf, Iveco, Isuzu, Mack são as montadoras que exploram o mercado de caminhões desenvolvidos especialmente para a coleta de lixo urbano operados apenas por uma pessoa.

Desde 1992 a Iveco fornece às empresas de coleta de lixo um sistema de direção de controle duplo desenvolvido na Austrália e com suporte de fábrica, isso tem acumulado experiência que leva ao aperfeiçoamento deste sistema.

Esses caminhões são projetados para uso exclusivo em ambientes urbanos e devem atender a todas as restrições de emissões com uso de motores atuais.

Já temos montadoras como a Mack, que é do grupo Volvo, que oferecem estes modelos de caminhões equipados com motor elétrico, o que torna o serviço de coleta o mais silencioso possível, diferente da coleta tradicional como a feita aqui no Brasil, onde a maior fonte de ruídos vem do motor diesel que está constantemente acelerado, mantendo o giro alto para suprir o sistema hidráulico do compactador de lixo e com um agravante, que é a coleta noturna.

No sistema de controle duplo IVECO é utilizado um eixo transversal que requer só uma caixa de direção, o painel da cabine também é duplicado e no console central estão todos os controles principais mais utilizados durante as operações e o acionamento do lado direito para o lado esquerdo é feito com um toque na chave de controle.

Os controles do volante, do pedal do freio, do acelerador, do limpador e do pisca-pisca são praticamente idênticos nas duas posições.

O Econic com controle duplo é o caminhão Mercedes desenvolvido para este mercado de coleta de lixo. Utiliza um braço mecânico montado na lateral, pega o recipiente de lixo e o esvazia em um rápido movimento. Para isso, o motorista opera os controles localizados entre os dois assentos da cabine.

O motorista pode trocar facilmente de assento sem precisar descer ao iniciar a coleta de lixo, portanto, sempre fica do lado conveniente para controlar o trabalho do coletor de lixo automático.

Segurança, meio ambiente, bem-estar do motorista e baixos custos operacionais são características do Econic que vem equipado com ABS, controle de estabilidade, sistema de freio eletrônico baseado na moderna tecnologia de radar multimodo que monitora a área na frente do veículo, com segurança e confiabilidade em todas as condições de iluminação e condições climáticas. O sistema mede permanentemente a velocidade e a distância dos veículos à frente.

Se o sistema detectar o risco de uma colisão, um aviso de três estágios será emitido:

• Primeiro, sinais visuais e sonoros alertam o motorista.
• Então, uma aplicação parcial dos freios com aproximadamente 50% da potência de frenagem reduz a velocidade.
• Por fim, uma aplicação completa dos freios interrompe o veículo e, ao mesmo tempo, as luzes de alerta são ativadas.

.

A fabricante de caminhões Mack oferece esses veículos equipados com motor diesel e também com motores elétricos e todo o conjunto de acionamento, sendo dois motores elétricos e uma transmissão Powershift de duas velocidades, ocupa menos espaço no chassi do que um sistema de transmissão convencional.

Para que estiver observando este caminhão, vai ter dificuldades para distinguir o que está equipado com motor diesel ou motor elétrico, isso com o motor desligado. Naturalmente a versão com motor elétrico é muito mais silenciosa, que é um benefício para quem está ao longo das vias e para os motoristas. 

A alimentação do trem de força elétrico integrado consiste em dois motores de 130 kW, produzindo uma potência de pico combinada de 496 cavalos. Todos os acessórios deste caminhão, incluindo os sistemas hidráulicos da carroceria, são acionados eletricamente por circuitos de 12V, 24V e 600V. 

Quatro baterias de íon-lítio NMC (óxido de lítio-níquel-manganês-cobalto) são montadas sobre o chassi na parte traseira da cabine pelo lado de fora, que levam apenas 90 minutos para carregar, usando um carregador de 50Kw. O sistema de frenagem regenerativa também contribui com a carga das baterias. 

A Volvo adotou o modelo FE para conversão com controle duplo, que permite que apenas um conjunto de controles do veículo esteja ativo em um determinado momento. Uma caixa de direção secundária é então instalada, permitindo que cada direção tenha um circuito independente. 

Outros fabricantes de caminhões de controle duplo normalmente empregam um sistema escravo para seus controles duplicados, que exerce pressão sobre os dispositivos originais existentes.

Para garantir a funcionalidade total, tudo é espelhado no lado oposto do caminhão e todos os controles são colocados na mesma posição para facilitar as localizações.

Esses componentes de direção incluem um volante, painel de instrumentos, painel de interruptores e pedais de controles. O caminhão FE tem os módulos de controles e caixa de fusíveis localizados atrás do painel do lado do passageiro e para permitir a conversão de controle duplo, são realocados para permitir espaço suficiente para instalar componentes de direção.

O painel de fusíveis é considerado o centro de todos chicotes de fios dentro da cabine, fornece o ponto de interconexão elétrica do lado externo e o interno e teve que ser realocado para a área do console central. 

A caixa de fusíveis e as realocações da ECU utilizam mais de 50 cabos para reconectar ao circuito existente e permitir a duplicação dos dispositivos de controle duplo de direção.

Para suportar a capacidade de controle duplo, o chicote de fábrica é manipulado de modo que os circuitos corretos sejam duplicados para serem conectados em paralelo ou por meio de um sistema de relé para permitir o controle unilateral. 

Comentários