Oficina Brasil


Bomba de recirculação, um item importante no sistema de arrefecimento do motor

Aplicado em sistemas de ar quente, o famoso aquecimento do ar interno, em linhas de válvula EGR e outras formas de melhorar a circulação do líquido de arrefecimento, controla a temperatura do sistema

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O mecânico não pode parar no tempo, tem que estudar, afinal de contas os motores estão evoluindo. Uma bomba d´água sem acionamento por correia existe? Sim, existe.

A bomba auxiliar de circulação, ou recirculação, do sistema de arrefecimento é aplicada em áreas onde as tarefas de arrefecimento ou aquecimento devem ser implementadas, independente da velocidade da rotação do motor, por ser de acionamento elétrico. Uma bomba de acionamento mecânico (tradicional) gira mais quanto maior for a rotação do motor, e às vezes, por exemplo em uma descida de serra ou longo declive, é um acionamento desnecessário. Por que a bomba d´água vai girar se o motor está sendo resfriado pelo ar em um longo declive?

São exemplos desta aplicação, que é exigida em motores com desenvolvimentos mais modernos e atuais:

• bomba auxiliar de recirculação para aquecimento do ar interno;

• bomba auxiliar para controle de temperatura de válvula EGR ou turbocompressor;

• sistema de transmissão automática;

• bomba auxiliar para baterias ou grupo de baterias de veículos elétricos.

É necessário um controle de uma unidade eletrônica para acionamento da bomba auxiliar de recirculação!

Um destaque do funcionamento da bomba auxiliar é o seu acionamento, que é elétrico. Esse tipo de acionamento não retira potência do motor, não utiliza correias, não tem ligação mecânica com o motor, melhorando a força e a economia de combustível, e claro, chega a interferir nos níveis de poluentes, diminuindo a emissão de gases tóxicos. Seu acionamento é com controle elétrico, gerenciado por uma unidade eletrônica, que controla seu funcionamento de acordo com a necessidade de uma maior ou menor circulação do líquido de arrefecimento.

Em alguns modelos de veículos é possível acionar a bomba com auxílio de um scanner!

No momento do diagnóstico, é possível analisar seu funcionamento, e também é necessário saber qual é a estratégia de funcionamento da bomba auxiliar.


Por exemplo, há aplicações em que a bomba auxiliar é acionada junto com o acionamento do sistema de aquecimento do ar interno, assim o condutor apenas ajusta a temperatura que deseja, e a circulação do líquido de arrefecimento quente irá circular pelo sistema de aletas para aquecer o ar dentro do veículo. E o teste pode ser com o uso do scanner automotivo, quando há esta função na tela de atuadores do sistema. Também com o uso de um osciloscópio, podemos “ver” o sinal de controle, geralmente em formato PWM e um negativo constante. Há bombas de circulação de três fios, nas quais a própria bomba envia sinal para confirmação de seu funcionamento.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

A bomba de circulação é uma tendência em motores modernos, portanto, devemos saber e conhecer seu funcionamento e testes. As suas principais possibilidades de aplicações são:

• Extração de calor residual e pré-aquecimento / ar-condicionado automático.

• Refrigeração para turbocompressores.

• Refrigeração da EGR.

• Resrigeração de componentes eletrônicos.

• Refrigeração de drives e baterias em veículos elétricos.

• Refrigeração de caixa de engrenagens.

Muitas vezes pode chegar até à oficina um veículo com falha no sistema de controle de poluentes EGR, ou de quebra prematura no sistema turbocompressor, ou falha no sistema de transmissão automática, falhas por consequência de um sistema de arrefecimento com baixa eficiência. Portanto testar e comprovar o funcionamento da bomba de circulação faz parte deste tipo de diagnóstico. Além do diagnóstico de seu funcionamento, nós técnicos na reparação automotiva devemos sempre estar atentos à correta aplicação do líquido de arrefecimento, com a devida proporção de água desmineralizada com aditivo indicado.

Há sistemas de controle deste atuador, ou seja, a unidade eletrônica do motor monitora a troca de calor e o funcionamento da bomba de recirculação, podendo gerar códigos de falhas quando a bomba auxiliar não funcionar corretamente.

Comentários