Oficina Brasil


Ar-condicionado Ford New Fiesta importado: descrição dos componentes e funcionamento. Parte 3

Para os reparadores acostumados com a rotina de serviços nos sistemas de climatização dos veículos, pode ser apenas mais um carro, mas sempre estamos aprendendo um pouco mais em cada modelo de veículo

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Nesta continuação da matéria também vamos abordar o sistema de aquecimento, lembrando que o inverno está chegando e o ar quente deve estar funcionando corretamente.
O sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador monitora a temperatura do núcleo do evaporador e controla o ciclo da embreagem do compressor do ar-condicionado. Se a temperatura do núcleo do evaporador baixar o suficiente para causar o congelamento do vapor de água condensado, a embreagem do compressor do ar-condicionado é desengatada pelo PCM. 

A pressão da linha do lado alto é monitorada pelo transdutor de pressão do ar-condicionado para que a operação do compressor seja interrompida se a pressão do sistema ficar muito alta ou for determinada como muito baixa (condição de carga baixa). 
A válvula de alívio do compressor do ar-condicionado abre e libera o gás refrigerante para aliviar a pressão caso fique muito alta no sistema. 

Ar quente - O aquecedor do New Fiesta foi projetado para garantir uma temperatura confortável no habitáculo quando o tempo está frio.  

O aquecedor pode parar de funcionar por alguns motivos como o baixo nível de líquido ou ar no sistema de arrefecimento, núcleo do aquecedor entupido, termostato ruim, atuador da porta de mistura com defeito, bomba de água ruim, filtro de ar da cabine sujo, motor do ventilador ruim ou mau funcionamento da unidade de controle do ar-condicionado. 

O baixo nível de líquido no sistema de arrefecimento ou ar no sistema pode fazer com que o aquecedor pare de funcionar corretamente. Se o sistema de arrefecimento não estiver cheio e sangrado adequadamente, a bomba d’água não conseguirá bombear o líquido pelo sistema com eficiência. 

O sistema de aquecimento do ar-condicionado utiliza o líquido de arrefecimento aquecido pelo motor para levar calor ao interior do veículo. O líquido quente é bombeado através do radiador de ar quente, localizado dentro da caixa de ar, atrás do painel.  

Se houver ar preso dentro do radiador de ar quente, o líquido não será capaz de fluir por ele adequadamente, por isso que o sistema deve ser ocupado apenas pelo líquido, a presença de ar no sistema deve ser eliminada. 

O radiador do ar quente entupido é uma das principais causas do aquecimento deficiente e a sua construção é semelhante ao do radiador, com canais internos estreitos onde flui o líquido quente. Pela falta de uso e com o passar do tempo, começar a formação de depósitos minerais e de ferrugem, bloqueando o fluxo do líquido.

Uma maneira de verificar se o radiador do ar quente está entupido é verificar as duas mangueiras, a de entrada e a de saída. Colocando a mão nas duas depois que o motor esquentar, elas devem estar quentes. Se por acaso a mangueira de entrada estiver quente e a de saída estiver fria, é a indicação de radiador de ar quente entupido. Sempre existe a possibilidade de fazer a limpeza, mas para garantir a qualidade do serviço é recomendável fazer a troca da peça por uma nova. 

Não esqueça de fazer o teste de estanqueidade na peça nova antes de montar na caixa de ar, isso permite ter a certeza que a peça está em condições de uso. 

A válvula termostática é um componente do sistema de arrefecimento que ajuda o motor para atingir a temperatura operacional ideal o mais rápido possível. 

Quando o motor é ligado, nesta fase fria, a válvula termostática se mantém fechada, cortando o fluxo do líquido para o radiador, restringindo o circuito apenas ao bloco do motor para atingir a temperatura ideal de funcionamento. 

Com um defeito nesta válvula, se estiver travada na posição aberta, o líquido vai fluir continuamente pelo radiador e o motor poderá demorar muito para atingir sua temperatura ideal de funcionamento. 

Como o sistema de aquecimento depende do líquido de arrefecimento aquecido pelo motor em funcionamento, o aquecedor vai soprar ar frio até o motor atingir a temperatura ideal. Nos dias de muito frio, o motor pode nunca atingir sua temperatura ideal de funcionamento se a válvula estiver travada na posição aberta, além de consumir mais combustível do que o normal. 

A bomba d’água é o coração do sistema de arrefecimento, fazendo a circulação do líquido pelas galerias internas do motor e contribui no controle da temperatura de outros componentes como a transmissão, turbocompressor, válvula EGR, corpo de borboleta e permite o aquecimento da cabine. 

Caso a bomba d’água venha reduzir a sua eficiência ou deixar de movimentar o líquido pelo sistema de arrefecimento, isso pode fazer com que o aquecedor pare de funcionar corretamente porque há menos líquido circulando para transferir calor entre o motor e o radiador de ar quente. Também representa um risco de danificar o motor pelo superaquecimento, por isso é importante que o reparador especializado em ar-condicionado tenha conhecimento sobre o funcionamento do motor e seus periféricos. 

Outra falha pode ocorrer no atuador da porta de mistura e direcionamento da ventilação dentro da caixa de ar e no caso de o atuador da porta de mistura não abrir totalmente na direção do radiador de ar quente, vai comprometer a eficiência e desempenho do sistema de aquecimento do veículo. Em alguns casos é possível ouvir um barulho de estalo ou batidas como se a engrenagem estivesse com os dentes quebrados, geralmente acontece no momento de ligar e desligar o sistema de ar-condicionado. 

O evaporador sujo pode reduzir o fluxo de ar e comprometer o desempenho de aquecimento. Pode não fazer sentido pelo fato de o evaporador ter a função de resfriar, mas o ar sempre passa primeiro pelo evaporador e depois flui para o radiador de ar quente. 

Quando o aquecedor é ligado e o ar-condicionado desligado, o compressor não liga e o evaporador não resfria, mas ao acionar o botão do ar-condicionado no modo de aquecimento, o compressor liga e o evaporador esfria e seca o ar antes de entrar na função de aquecimento. Esta função é muito útil para desembaçar as janelas. 

O filtro de ar da cabine faz a retenção da maior parte da sujeira ou outras partículas transportadas pelo ar, mas algumas partículas escapam e podem se alojar no evaporador. Com o tempo, essas partículas se acumulam nas aletas e bloqueiam o fluxo de ar através do evaporador, causando redução do fluxo de ar na cabine. 

A troca do filtro de cabine do New Fiesta seria simples se a caixa de ar estivesse na bancada, mas como ela está montada e o cliente quer o serviço realizado no menor tempo e com o menor custo, é preciso fazer algumas manobras para chegar até ele e fazer a troca. 

O local do filtro de cabine é na lateral direita da caixa de ar (lado do porta-luvas), mas é preciso retirar uma cobertura plástica da lateral do console e um revestimento térmico que está sob o porta-luvas.  

Depois destas remoções, já é possível ver uma parte da tampa do filtro de cabine, que está presa por parafusos e depois de remover a tampa, o filtro aparece. Observando a imagem, é possível ver o duto de ar que passa entre o assoalho e o carpete para ventilar o espaço do banco traseiro. 

Uma observação no formato do filtro velho revela que ele não instalado corretamente, ele foi força para entrar e ficou deformado, deixando uma abertura por onde o ar estava passando sem ser filtrado. 
Isso acontece pela posição da caixa de ar e a estrutura do painel do carro, que limita o ângulo de entrada do filtro.

 

Comentários