Oficina Brasil


Ar-condicionado Ford New Fiesta importado: descrição dos componentes e funcionamento. Parte 2

Para os reparadores acostumados com a rotina de serviços nos sistemas de climatização dos veículos, pode ser apenas mais um carro, mas sempre estamos aprendendo um pouco mais em cada modelo de veículo

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Cont.

Válvulas de porta de medidor e serviço
A válvula de porta do manômetro de serviço de alta pressão está localizada na linha de descarga do compressor para o condensador, perto da conexão de entrada do condensador.
A válvula da porta do manômetro de serviço de baixa pressão está localizada na linha de sucção do compressor do ar-condicionado, perto da torre do amortecedor direito. (Fig.7)

Entradas do sistema de controle

O interruptor de velocidade do motor do ventilador é montado no módulo do ar-condicionado e controla a velocidade do motor do ventilador utilizando resistores em todos os modos, exceto OFF. O interruptor de velocidade do motor do ventilador é reparado apenas como um conjunto com o módulo do ar-condicionado.

O interruptor de controle de temperatura ajusta a temperatura do ar de descarga através do movimento do botão de temperatura de COOL (azul) para WARM (vermelho), causando um movimento correspondente da porta de mistura de temperatura. A posição da porta de mistura de temperatura determina a temperatura do ar de descarga que o sistema de distribuição de ar manterá. O seletor de controle de temperatura é parte integrante do módulo do ar-condicionado e não pode ser consertado separadamente.

A configuração do modo de fluxo de ar ajusta o local da saída de ar de descarga e o acionamento do seletor do modo de fluxo de ar causa um movimento correspondente das portas do modo de fluxo de ar e determina o local da saída de ar de descarga.

O seletor de modo de fluxo de ar é parte integrante do módulo do ar-condicionado e não pode ser reparado separadamente.

O botão de ativação de ar-condicionado determina a operação do compressor, exceto quando o seletor de modo de fluxo de ar está no modo OFF, MAX, DEFROST ou FLOOR/DEFROST. O botão de solicitação de ar-condicionado é parte integrante do módulo e não pode ser reparado separadamente.

O botão de ativação de ar recirculado pode selecionar ar recirculado em qualquer modo, exceto DEFROST, e ar fresco em qualquer modo, exceto MAX ou OFF. O botão de solicitação de ar recirculado é parte integrante do módulo e não pode ser reparado separadamente.

O botão de desembaçamento traseiro sinaliza a ativação da luz de fundo aquecida. Sob certas condições, a luz de fundo aquecida pode ser ativada automaticamente pelo PCM e pelo módulo de controle da carroceria (BCM). O indicador do botão de desembaçamento traseiro pode permanecer desligado durante esse período. O botão traseiro de desembaçamento é parte integrante do módulo do ar-condicionado e não pode ser consertado separadamente. (Fig.8 a 10)

O sistema de controle possui 4 modos de saídas.

Velocidade do motor do ventilador

O seletor de velocidade do motor do ventilador do módulo do ar-condicionado varia a resistência do circuito de aterramento do motor do ventilador adicionando ou ignorando a resistência em série no resistor do motor do ventilador. O aumento da resistência diminui a velocidade do motor do soprador e a redução da resistência aumenta a velocidade do motor. Quando o motor do ventilador está na posição HI (4), o resistor do motor do ventilador é desviado. O resistor do motor do ventilador está localizado abaixo do porta-luvas.

Posição da porta da mistura de temperatura

O atuador da porta de mistura de temperatura move a porta de mistura de temperatura sob comando do módulo do ar-condicionado.

O atuador da porta de mistura de temperatura contém um motor elétrico reversível e um potenciômetro. O circuito do potenciômetro informa a posição da porta de mistura de temperatura para o módulo do ar-condicionado. O módulo do ar-condicionado aciona o motor do atuador da porta de mistura de temperatura em qualquer direção necessária para mover a porta de mistura de temperatura para a posição definida pelos ocupantes do veículo.

O atuador da porta de mistura de temperatura é montado no lado direito do núcleo do aquecedor e do alojamento do núcleo do evaporador e pode receber manutenção separadamente.

Posição da porta do modo de fluxo de ar

O atuador da porta do modo de fluxo de ar controla o conjunto de acionamento da porta do modo de fluxo de ar para posicionar as portas do modo de fluxo de ar sob comando do módulo do ar-condicionado.

O atuador da porta do modo de fluxo de ar contém um motor elétrico reversível e um potenciômetro. O circuito do potenciômetro informa a posição das portas do modo de fluxo de ar para o módulo do ar-condicionado. O módulo do ar-condicionado aciona o motor do atuador em qualquer direção necessária para mover as portas do modo de fluxo de ar para a posição definida pelos ocupantes do veículo. O conjunto de acionamento da porta do modo de fluxo de ar contém um arranjo de came e engrenagem que transfere a rotação do atuador da porta do modo de fluxo de ar para as portas do modo de fluxo de ar individuais.

O conjunto de acionamento da porta do modo de fluxo de ar é montado no lado esquerdo do núcleo do aquecedor e do alojamento do núcleo do evaporador e pode receber manutenção separadamente. O atuador da porta do modo de fluxo de ar é montado no conjunto de acionamento da porta do modo de fluxo de ar e pode receber manutenção separadamente.

Posição da porta do modo de entrada de ar

O atuador da porta do modo de entrada de ar move a porta de entrada de ar entre as posições fresco e RECIRC sob comando do módulo do ar-condicionado. O atuador da porta do modo de entrada de ar é acionado e parará automaticamente na posição RECIRC total ou entrada de ar fresco total e não requer um circuito de potenciômetro para monitorar sua posição. A porta do modo de fluxo de ar não para em nenhum ponto entre a posição RECIRC ou de entrada de ar fresco. Quando o modo de entrada de ar é alternado, o atuador da porta do modo de fluxo de ar é acionado pelo módulo do ar-condicionado por 9 segundos e irá parar no final do curso até que o temporizador de 9 segundos tenha expirado.

O atuador da porta do modo de entrada de ar é montado no duto de entrada de ar e pode ser acessado pelo porta-luvas. O atuador da porta do modo de entrada de ar pode ser consertado separadamente. (Fig.11) 

Continua na próxima edição!

Comentários