Oficina Brasil


Ar condicionado Ford New Fiesta importado – descrição dos componentes e funcionamento

Para os reparadores acostumados com a rotina de serviços nos sistemas de climatização dos veículos, pode ser apenas mais um carro, mas sempre estamos aprendendo um pouco mais em cada modelo de veículo

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para os reparadores acostumados com a rotina de serviços nos sistemas de climatização dos veículos, pode ser apenas mais um carro, mas sempre estamos aprendendo um pouco mais em cada modelo de veículo 

Parte 1 

Logo de início vamos entender os princípios de operação e o ciclo do gás refrigerante. Durante o período de desligamento do sistema de ar condicionado, as pressões do gás refrigerante são iguais em todo o sistema. Quando o compressor do ar condicionado está em operação, ele aumenta a pressão sobre o vapor do refrigerante, elevando sua temperatura. O vapor de alta pressão e alta temperatura é então direcionado para a parte superior do condensador. 

O condensador do ar condicionado, estando próximo da temperatura ambiente, faz com que o vapor refrigerante se condense em um líquido quando o calor é removido do refrigerante pelo ar ambiente que passa pelas aletas e tubos.  

O refrigerante agora líquido e ainda em alta pressão, sai pela parte inferior do condensador do ar condicionado e entra no lado de entrada do receptor/secador, que é projetado para remover a umidade do gás refrigerante. 

A saída do receptor/secador é conectada à válvula de expansão (TXV), que possui um orifício que é a restrição no sistema e separa os lados de alta e baixa pressão do ar condicionado. À medida que o refrigerante líquido passa por essa restrição, sua pressão e temperatura são reduzidos. 

O refrigerante líquido está agora em sua pressão e temperatura mais baixas. À medida que passa pelo evaporador do ar condicionado, ele absorve o calor do fluxo de ar que passa pelas seções de placas/aletas do evaporador.  

Essa adição de calor faz com que o refrigerante ferva (converta em gás). O ar agora mais frio não pode mais suportar o mesmo nível de umidade do ar mais quente e esse excesso de umidade se condensa no exterior das serpentinas e aletas do evaporador e é drenado para fora do veículo, mantendo o ar ambiente interno do veículo mais limpo e seco. 

O ciclo do gás refrigerante agora é repetido com o compressor do ar condicionado aumentando novamente a pressão e a temperatura do refrigerante.

O sistema de ar condicionado do New Fiesta é composto pelos componentes descritos a seguir: 

Compressor  

Conjunto da embreagem do compressor 

Condensador  

Evaporador  

Aquecedor 

Receptor/secador 

Tubos e conexões das linhas de gás refrigerante 

Válvula de Expansão Termostática (TXV) 

Módulo eletrônico do ar condicionado 

Controles do painel de instrumentos 

Atuador de porta de mistura de temperatura 

Atuador de porta modo desembaçador 

Atuador da porta do modo de recirculação  

Resistor do motor do ventilador 

Motor do ventilador 

Sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador 

Quando a tensão da bateria é aplicada à bobina de campo da embreagem do compressor do ar condicionado, o disco da embreagem e o conjunto do cubo são puxados em direção à polia do compressor.

A força magnética trava o disco da embreagem e o conjunto do cubo e a polia do compressor juntos como uma unidade, fazendo com que o eixo do compressor gire com o motor.

Quando a tensão da bateria é removida da bobina de campo da embreagem do compressor, as molas no disco da embreagem e no conjunto do cubo movem o disco da embreagem para longe da polia do compressor do ar condicionado. 

A folga entre a polia e o cubo da embreagem magnética do compressor do ar condicionado é de 0,3 a 0,6mm. 

Válvula de alívio de pressão do ar condicionado 

Uma válvula de alívio de pressão do ar condicionado é incorporada ao compressor para evitar danos nele e nos demais componentes do sistema, aliviando acúmulos de pressão de descarga do sistema excepcionalmente altos. A válvula de alívio do compressor do ar condicionado abre quando atingir 3,682 kPa (534 psi) 

Condensador do ar condicionado 

O condensador é um trocador de calor com aletas e tubos de alumínio localizado na frente do radiador do veículo. Ele resfria o gás refrigerante comprimido permitindo que o ar passe pelas aletas e tubos para extrair o calor e condensar o gás em refrigerante líquido à medida que é resfriado. 

Evaporador do ar condicionado 

O evaporador é do tipo placa/aletas de alumínio e está localizado dentro da caixa de ar e próximo a ele, está o aquecedor (radiador de ar quente).  

Uma mistura de refrigerante líquido e óleo entra na parte inferior do evaporador através do tubo de entrada e continua para fora do núcleo do evaporador através do tubo de saída como um vapor. Durante a operação do compressor do ar condicionado, o fluxo de ar do motor do ventilador é resfriado e desumidificado à medida que flui pelas aletas do evaporador. 

Válvula de expansão termostática (TXV) 

A válvula de expansão termostática (TXV) está localizada nos tubos de entrada e saída do evaporador na parte central traseira do compartimento do motor. A TXV fornece uma restrição ao fluxo de refrigerante do lado de alta pressão do sistema de refrigerante e separa os lados de baixa e alta pressão do sistema de ar condicionado.

O refrigerante que entra e sai do evaporador, passa pela TXV através de 2 caminhos de fluxo separados. Um sensor de temperatura interna detecta a temperatura do refrigerante.

Sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador 

O sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador contém um termistor. A resistência deste termistor varia em uma quantidade específica com base na temperatura do ar de descarga do evaporador.

O PCM mede uma relação de tensão entre a tensão de referência que fornece ao sensor e a tensão do sensor para determinar essa resistência e a temperatura do ar de descarga do evaporador. 

Como o evaporador remove o calor e a umidade do fluxo de ar que se move através das aletas do evaporador, a umidade removida condensa no exterior do evaporador.

O PCM usa a entrada do sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador para evitar que essa umidade congele no exterior do evaporador, bloqueando o fluxo de ar através das aletas do evaporador.

Quando a temperatura central do evaporador cai para uma temperatura próxima ao ponto de congelamento da água, o PCM desliga o compressor do ar condicionado.

O compressor é ligado novamente quando a temperatura central do evaporador sobe para um nível aceitável. O sensor de temperatura do ar de descarga do evaporador está localizado abaixo do porta-luvas. 

Transdutor de pressão do ar condicionado 

O transdutor de pressão do ar condicionado monitora a pressão de descarga do compressor e se comunica com o PCM. O PCM interrompe a operação do compressor do ar condicionado caso o transdutor de pressão do ar condicionado indique altas pressões de descarga do sistema.

Ele também detecta condições de baixa carga. Se a pressão estiver abaixo de um valor predeterminado para uma determinada temperatura ambiente, o PCM não permitirá o engate da embreagem magnética do compressor. 

O transdutor de pressão do ar condicionado está localizado no canto inferior direito do condensador, próximo ao encaixe de saída do condensador e do filtro secador. No caso de manutenção neste sensor, não é necessário remover o gás refrigerante porque ele não tem contato direto com o gás refrigerante. 

Continua na próxima edição! 

Comentários