Oficina Brasil


Ar-condicionado do novo Honda City precisa de inspeções para garantir o bom desempenho

Alguns componentes do sistema de ar-condicionado de um veículo precisam de mais cuidados, principalmente os que estão mais expostos ao fluxo de entrada e circulação do ar pelo veículo.

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Podemos até nos assustar ao observar o filtro de cabine de um carro novo com apenas alguns meses de uso, mas isso depende da forma de uso do carro e os locais por onde ele passa. 

Quanto ao funcionamento ar-condicionado, geralmente só é percebido se não estiver ventilando e na temperatura desejada pelos ocupantes e aqui tem início aos procedimentos de verificações para manter o sistema de climatização funcionando corretamente. A Honda recomenda que as verificações de funcionamento sejam realizadas semanalmente. 

Olhando as condições do filtro de cabine do novo Honda City, é possível perceber que precisa ser trocado devido ao acúmulo de sujeira e a consequente obstrução do fluxo de ar adequado para ventilar a cabine do veículo. 

A sujeira acumulada no filtro não depende da quilometragem, por isso que é importante fazer inspeções em períodos curtos. O filtro está cumprindo a sua função de reter as partículas em suspensão, incluindo pólen, folhas, flores e todo tipo de resíduo que entrar pela tomada de ar do sistema de ventilação. 

Para ter acesso ao filtro de cabine deste carro é fácil e segue o padrão dos carros japoneses, começando pela remoção da tampa do porta-luvas, que basta abrir e apertar uma trava (lingueta) de cada lado da tampa para liberar o acesso ao filtro de cabine. Observe que a tampa tem encaixes de dois estágios e quando for instalar a tampa, force até o final. 

 

A próxima etapa é remover a tampa de acesso ao filtro, que é fixada por duas travas nas laterais. Observe a seta nesta tampa, assim como a posição do filtro que tem uma seta indicando a direção do fluxo do ar. 

A instalação do novo filtro é inversa à desmontagem

Um filtro de cabine sujo faz com que a ventilação no interior do carro seja reduzida e da mesma forma o resfriamento ou aquecimento de ar ficam comprometidos. Também coloca pressão desnecessária em todo o sistema de climatização do veículo e isso afeta negativamente o consumo de combustível. 

Outro componente importante do sistema é o condensador, que fica mais exposto na frente do carro e com o tempo pode ficar obstruído por sujeira que dificulta a capacidade do condensador de liberar calor à medida que menos ar passa pelas aletas, o que resulta em resfriamento insuficiente no interior. 

A maior causa de problemas no condensador é o vazamento, mas em algumas condições, pode ocorrer o entupimento das passagens internas e nestes casos a solução mais segura é substituir o componente por um novo. 

Vamos repetir mais uma vez esta importante informação: mesmo sendo uma peça nova, não confie, faça o teste básico aplicando pressão e mergulhando o componente para ter a certeza absoluta que não há vazamentos na peça nova antes de fazer a instalação. Imagine desmontar um painel do veículo para trocar o evaporador sem testar a peça nova e no final descobrir que a peça está com vazamento!  

Durante o uso diário do veículo, o motorista que usa o ar-condicionado com frequência vai perceber quando o sistema não está refrigerando de forma adequada e uma boa parte desta falha é devido aos vazamentos de gás refrigerante. 

No sistema de climatização é tolerável uma perda de até 15% de gás refrigerante por ano e com o passar do tempo pode ficar sem condições de manter o sistema funcionando. Neste caso é recomendável uma limpeza preventiva do sistema, troca do filtro secador, verificar a estanqueidade e fazer a recarga, completando com a adição do óleo recomendado.

 

Não podemos esquecer de verificar o evaporador que pode estar sujo mesmo com o filtro de ar da cabine que retém a maior parte da sujeira, mas algumas partículas se depositam no evaporador e obstruem a passagem do ar pelas aletas, prejudicando a troca de calor.  

Alguns sintomas podem surgir e são semelhantes aos do filtro de cabine quando está muito sujo, podendo causar a redução do fluxo de ar e também a presença de mau cheiro ao ligar a ventilação. No caso do filtro a solução é mais fácil, já no evaporador a solução é mais trabalhosa e é preciso ter a certeza que o serviço executado irá resolver o problema. 

Quem movimenta todo sistema de climatização é o compressor e o seu tempo de vida depende da forma de sua utilização. Caso seja esporádica, a chance de danos é maior do que aquele que é utilizado com mais frequência. Isso ocorre devido ao óleo que depende do funcionamento do ar-condicionado para se deslocar pelo circuito lubrificando as partes móveis. 

Além de possíveis vazamentos nas vedações do compressor, ele pode sofrer desgastes nos componentes móveis e até na carcaça. Nesta condição existe a possibilidade das partículas de metal se espalharem pelo circuito, causando mais danos nos demais componentes do sistema. 

O procedimento recomendável é fazer a limpeza do circuito, incluindo a troca do filtro secador e a instalação de um novo compressor.

Compressor  

O atuador das janelas de direção e mistura do ar-condicionado desempenha uma função importante no controle do fluxo de ar e da temperatura. Quando não funciona, mesmo acionando os comandos de direção do ar no painel de controle, a ventilação fica travada na mesma posição e às vezes é possível ouvir barulhos de acionamento causado por engrenagens quebradas. A desmontagem parcial ou total da caixa de ar é inevitável para que o reparo seja realizado. 

O sistema de controle de climatização está equipado com um sensor solar e um sensor de temperatura interna. Estes sensores não podem ter restrições como objetos colocados sobre eles e também é recomendado não aplicar líquidos na sua superfície, pois há risco de danos ou mau funcionamento destes componentes. São estes sensores que auxiliam no controle da temperatura dentro do carro, principalmente quando este está exposto sob o sol forte, mas o sistema identifica esta situação e aumenta a intensidade do ar-condicionado para manter a temperatura ideal na cabine. 

O Honda City 2022 utiliza o gás refrigerante R134a no seu sistema e a sua capacidade é de 420 +/- 25 gramas. 

Comentários