Oficina Brasil


A válvula de recirculação de ar utilizada em motores diesel tem controle específico via linha de depressão

É importante entender o funcionamento de certos componentes em motores diesel, como a válvula de recirculação de ar

Compartilhe
Por Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Este modelo de eletroválvula é utilizado em modelos de motores a diesel. Com controle no comando do turbo compressor, para seu acionamento permitido ou desabilitado, de acordo com o comando deste atuador, chamado de válvula recirculadora de ar.

Em motores modernos, cada vez menores, mais leves, mais econômicos e menos poluentes, devemos ter controles precisos de acionamento de sistema de performance como o sistema turbo compressor.

É uma válvula muito utilizada em veículos com motorização a diesel

São pequenos transdutores com grande efeito, muito utilizado em válvulas de comando para a regulagem do eixo de comando, módulos de acionamento elétrico para o acionamento de válvulas de inversão de fluxo de ar, de turbo compressor, motores de passo para regulação de marcha lenta ou nos motores de regulação para a regulagem de tubos de aspiração – as válvulas elétricas da

Pierburg estão em todo o lado onde é necessário efetuar ajustes controlados.

Trabalha com tensão de 12 volts e três vias

Tem controle em formato de pulso, comandado pela ECU unidade de controle eletrônico do motor, em PWM, com positivo constante e controle em pulso do sinal de aterramento. Nesta versão em três vias, temos a comunicação com o

ar já filtrado pelo mesmo sistema de entrada de ar do motor, ou seja, na caixa de entrada de ar do motor.

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

Se os motores estão mais modernos, menores e mais leves, com certeza, há sistemas suplementares de acionamento e seus acessórios que irão permitir uma melhor performance e potência do motor.

E motores da chamada linha diesel leve, que equipa muito as caminhonetes com grande crescimento de mercado no Brasil, tem válvulas de controle que podem queimar ou ter suas conecções danificadas, e seu funcionamento estará comprometido.

A válvula de três vias quando acionada, tem a abertura de uma passagem e o fechamento de outra, e assim teremos os testes efetuados em um componente que apresenta falhas no dia a dia da reparação automotiva.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.

Professor Scopino,

Mecânico de Autos Profissional e

Embaixador da marca Pierburg no Brasil.

Comentários