Oficina Brasil


A bomba de combustível de alta pressão é a responsável por elevar a pressão na injeção direta

A bomba de alta pressão é uma bomba mecânica com controle eletrônico do nível de pressão desejada pela unidade de comando do motor

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para se ter um controle mais preciso da mistura ar e combustível em motores do tipo ciclo Otto, quanto maior for a quebra de moléculas (entre o oxigênio e o combustível) melhor será essa mistura, e claro, melhor será a queima na fase de combustão do motor. E quanto melhor a queima, teremos mais potência e menor emissão de poluentes.

Para a injeção de combustível na forma “direta”, na qual a injeção do combustível ocorre dentro da câmara de combustão, é necessária uma alta pressão, pois como a ponta do injetor de combustível está dentro da câmara de combustão, a bomba de alta pressão deve ser colocada a uma pressão superior à pressão do motor, para isso temos uma bomba mecânica, acionada por um came do comando de válvulas ou conjunto de pistão e acionador, gerando valores de pressão entre 80 a 200 bar de pressão, controlada por um atuador eletrônico pela unidade eletrônica do motor. Portanto a bomba de combustível de alta pressão é um importante componente na injeção direta. 

Essa é uma das grandes diferenças entre a injeção direta e indireta de combustível!

O acionamento da bomba de alta pressão pode ser direta pelo came do comando de válvulas, ou por conjunto de pistão acionado pelo came do comando, geralmente em formato de quadrado com pontas arredondadas, assim a pressão de baixa, que pode estar entre 4 a 10 bar de pressão de acordo com o sistema, atinge facilmente dezenas ou até centenas de bar em pressão. O regulador eletrônico pode restringir para aumentar o valor ou liberar para diminuir o valor de pressão de combustível na linha de alta de acordo com a demanda necessária. Esses cálculos são determinados pela ECU - Unidade

Eletrônica do Motor, que monitora o valor de pressão através de um sensor, localizado no rail, tubo de alta pressão de combustível. 

A bomba de alta pressão necessita de combustível da bomba de baixa.  

E para funcionar de forma correta, a bomba de alta pressão necessita de uma demanda de entrada, ou seja, de uma alimentação de baixa, por isso temos a bomba de baixa pressão de combustível, localizada dentro do tanque, podendo ou não ser pilotada (controlada) pela unidade eletrônica. Essa pressão auxilia na determinação da quantidade de combustível na injeção direta. Aprendemos nos sistemas mais antigos que a variação da quantidade de combustível injetada era efeito da variação do “TI” tempo de injeção. Na injeção direta de combustível, essa variação é mais determinada pela variação da pressão, e não pela abertura dos injetores, fica a dica do professor Scopino. 

 DE REPARADOR PARA REPARADOR 

A bomba de alta pressão de combustível é um dos itens mais trocados em motores com injeção direta na atualidade, mas qual o motivo? Desgaste excessivo e o mau funcionamento devido à corrosão e sujeiras do nosso combustível!

Uma das mais eficientes formas de testes da bomba de alta pressão é o monitoramento do valor de pressão de alta após desligarmos o motor com o mesmo quente, normalmente a pressão sobe ligeiramente. Se a pressão cair é sinal de falha na vedação de algum componente, podendo ser na própria bomba ou nos injetores GDI. A maior parte das falhas relacionadas à bomba de alta pressão vão aparecer como “mistura pobre” no equipamento de diagnóstico. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto. 

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários