Oficina Brasil


A bomba auxiliar do sistema de arrefecimento é essencial para controles de circulação do líquido

É importante entender o funcionamento e o seu acionamento para alguns pontos específicos que necessitam de uma circulação do sistema de arrefecimento, pela bomba auxiliar.

Compartilhe
Por Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As bombas de circulação de arrefecimento são utilizadas em locais e áreas onde as tarefas de troca de calor ou aquecimento devem ser implementadas de uma forma, independentemente do circuito de refrigeração principal do veículo, com um acionamento elétrico e um controle eletrônico.

Nestes sistemas auxiliares as bombas de circulação de água são usadas para funções determinadas, como por exemplo, proporcionar um rápido aquecimento da circulação do ar quente, para um rápido aquecimento da cabine do veículo. 

É uma aplicação específica para auxiliar na circulação de água em sistemas determinados 

A aplicação da bomba auxiliar é determinada em projeto da montadora, justamente para definir o local de instalação e forma de funcionamento. 

Assim, a bomba auxiliar do sistema de arrefecimento pode estar instalada em sistemas como aquecimento interno do veículo, aplicação no arrefecimento em turbocompressores, sistemas eletrônicos de potência e EGR, recirculação de gases de escapamento, também pode ser utilizada na refrigeração de drives e baterias de veículos com mobilidade elétrica, ou em sistemas de transmissão. 

Utilizadas até em veículos elétricos 

As bombas de recirculação são projetadas de uma forma tecnicamente segura, de modo que a parte mecânica esteja separada hermeticamente, assim há menos contaminação entre as partes e maior segurança e durabilidade. 

Devido à reduzida quantidade de peças móveis, as bombas apresentam um funcionamento suave e uniforme, com baixa emissão de ruídos e de vibrações. 

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR 

Amigo reparador e reparadora, os sistemas de arrefecimento estão cada vez mais complexos. O que antes se limitava a uma bomba d´água mecânica acionada por correia e uma válvulas termostáticas, muitas vezes removidas por mecânicos com menos instrução, na atualidade possui controles específicos para o controle de temperatura do bloco e do cabeçote, com a aplicação de utilização de duas válvulas termostáticas, uma para o bloco e outra para o cabeçote.

Também há sistemas com mais de uma bomba d´água, a chamada bomba principal, normalmente mecânica e mais algumas bombas pequenas, elétricas e auxiliares. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto. 

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Professor Scopino,  

Mecânico de Autos Profissional e  

Embaixador da marca Pierburg no Brasil. 

Imagem: 

Bomba auxiliar em corte 

Comentários