Oficina Brasil


Motores diesel estão potentes e menos poluentes, mas muitos motoristas só querem a potência

A indústria automotiva segue as diretrizes globais para a redução de emissões de gases poluentes e elevando a potências dos motores, como a fiscalização é rara, toda tecnologia vai para o lixo.

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Alterar as características originais do veículo pode implicar em multa, mas remover componentes ou sistemas de redução de poluentes passa a ser crime ambiental. 

Infelizmente esta situação de desrespeito ao meio ambiente também é global, não é apenas aqui no Brasil que boa parte dos motores funcionam com o sistema Arla 32, filtro DPF e EGR desativados ou removidos. 

Nos Estados Unidos quando há fiscalização mais severa, além do motorista, o fabricante do sistema que altera ou anula os controles de emissões, também o responsável pela oficina que fez o desserviço é penalizado com multa e até prisão. 

Existe uma palavra que define bem esta situação, falta de conscientização. É agir pensando apenas em si e não se importando com os demais, inclusive com o meio ambiente do qual somos parte integrante e sofremos as consequências diretas do ar poluído com substâncias tóxicas lançadas na atmosfera, que nós todos respiramos. 

Aqui no Brasil temos desde 2012 a determinação legal para a redução emissões de gases poluentes, PROCONVE P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que é uma legislação similar à Euro 5, que exige melhorias nos motores, implantação de sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento, além da disponibilidade de combustível com baixo teor de enxofre. 

Os benefícios para o planeta e para todos seres vivos com a legislação P7 seria muito grande com a redução de 60% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP) em relação à fase P5, equivalente à Euro3, aplicada aos veículos fabricados até dezembro de 2011 e isso se torna mais evidente quando comparamos os parâmetros de 1986, a redução de material particulado da nova fase é de 96,3% e a de NOx, de 87,3%. 

Um dos sistemas mais utilizados é o Arla 32, que é um reagente injetado no escapamento dos motores diesel desde 2012, para diminuir a emissão de NOx, óxido de nitrogênio, gás altamente prejudicial à saúde humana. A injeção do Arla 32 nos gases da descarga do veículo, antes que eles passem pelo catalisador, transforma o NOx em vapor de água e nitrogênio, que são gases inertes ao meio ambiente. 

Tudo isso seria perfeito se os sistemas fossem mantidos nos veículos e recebendo as devidas manutenções, mas estamos retroagindo e emitindo poluentes como há dez anos. Um dos motivos para isso estar acontecendo é a ausência de fiscalizações e inspeções veiculares, como não há controle, cada um faz o que quer com o veículo e todos pagam a conta com o ar mais poluído e a saúde comprometida.  

Existe a lei 9605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que penaliza quem vende, quem faz a instalação e também o proprietário do veículo, com multas que podem chegar a R$ 50 milhões, mas na realidade as estradas estão com carência total de fiscalização. 

Além da remoção ou alteração dos sistemas de controles de emissões de gases poluentes instalados nos motores, há também o uso de combustível com maior teor de enxofre, sendo que para veículos diesel a partir de 2012, o combustível indicado é o S10, que possui apenas 10 partículas de enxofre por milhão, mas na pratica muitos caminhões estão utilizando o S500, que possui 500 partículas de enxofre por milhão. A consequência é a emissão de mais material particulado na atmosfera, porque este tipo de diesel não é o indicado e também pela remoção dos sistemas de controle de emissões. 

Como não há inspeção e fiscalização por aqui, vamos mostrar como a inspeção é realizada nos Estados Unidos pelo departamento de transporte – DOT – Department of Transportation. 

As inspeções são aleatórias e qualquer caminhão que estiver trafegando pelas estradas americanas está sujeito às verificações estabelecidas por lei, para garantir que estão cumprindo todas as regras. Quem realiza as inspeções são policiais do estado ou um inspetor do DOT, podem durar entre 15 e 60 minutos, dependendo de cada um dos seis níveis de inspeções. 

Nível 1: Inspeção padrão  

A inspeção DOT de nível um é o nível mais comum e a mais completa. Este nível de inspeção inclui uma verificação completa do motorista e do veículo. O oficial do DOT inspecionará os documentos do motorista, incluindo licença, atestados médicos, registros, documentação do veículo, relatórios de inspeção anteriores.  

O motorista também será verificado para garantir que não esteja sob a influência de drogas, álcool ou qualquer outro material perigoso. O oficial também fará uma verificação completa do veículo, incluindo a fixação segura da carga, além das verificações de: cinto de segurança, freios, suspensão, pneus, limpadores de para-brisa, faróis, piscas, volante e sistemas de combustível. Esse nível de inspeção geralmente leva de 45 a 60 minutos para ser concluído. 

Procedimentos de Inspeção de Veículos Comerciais Padrão Norte-Americano Nível I 

 

Prepare o veículo e o condutor. 

Verifique os requisitos de condução, habilitação, exames, capacitação. 

Verificar a presença de materiais perigosos: 

Dentro da cabine, 

Frente do caminhão, 

Eixo de direção, 

Lado dianteiro esquerdo do caminhão, 

Área do tanque lado esquerdo, 

Frente da carreta, 

Área da traseira esquerda do caminhão, 

Lado esquerdo da carreta, 

Traseira da carreta, 

Lado direito da carreta, 

Área traseira direita do caminhão, 

Área do tanque lado direito, 

Lado dianteiro direito do caminhão, 

Verificação do ajuste do freio, 

Verificação do movimento da quinta roda, 

Taxa de perda de ar, 

Dispositivo de aviso de baixa pressão de ar, 

Válvula de proteção do caminhão, 

Limitadores de velocidade, finalizar a inspeção. 

Nível 2: Inspeção geral do motorista e do veículo 

A inspeção DOT de nível dois é muito semelhante à inspeção de nível um. A única diferença entre o nível dois e o nível um é que o funcionário que está verificando o veículo, inspecionará apenas os itens que podem ser verificados sem ficar fisicamente embaixo do veículo. A inspeção de nível dois leva apenas 30 minutos para ser concluída. 

Nível 3: Inspeção somente do motorista 

A inspeção DOT de nível três é uma inspeção apenas do motorista focada nas credenciais do motorista. Com esta inspeção, os motoristas são verificados quanto a: Carteira de Habilitação, Capacitação, Cartão Médico, Certificado de Avaliação de Desempenho de Habilidades, Controle de Horas, Relatório de Inspeção do Veículo. Eles também são verificados quanto ao uso de cinto de segurança e uso de drogas e/ou álcool. Essa inspeção geralmente demora cerca de 15 minutos para ser concluída. 

Nível 4: Inspeção Especial 

A inspeção DOT de nível quatro envolve uma verificação única de um item específico. Essa inspeção é feita para confirmar ou negar uma possível tendência realizada nas inspeções DOT. Não há uma duração média de tempo que essa inspeção geralmente leva porque o item que está sendo verificado varia. 

Nível 5: Inspeção somente do veículo 

A inspeção DOT nível cinco envolve apenas a inspeção veicular da inspeção DOT nível um. Esta inspeção deve ser realizada sem a presença do motorista. A inspeção somente do veículo inclui freios, combustível, carga, escapamento, direção, iluminação, suspensões, pneus, volante, reboque, limpadores de para-brisa, saídas de emergência, motor e bateria. Uma inspeção somente do veículo pode levar até 30 minutos para ser concluída.

Nível 6: Inspeção de cargas radioativas 

A inspeção DOT nível seis é para aqueles que estão transportando cargas radioativas. Este tipo de inspeção envolve uma inspeção nível um aprimorada, com verificação dos embarques e requisitos radiológicos e um critério aprimorado de fora de serviço. O veículo, a carga e o motorista devem estar capacitados antes de serem enviados para transportar este tipo de carga. Um decalque especial será dado àqueles que atenderem aos critérios de inspeção de nível 6. É entregue no ponto de origem da remessa e retirado no ponto de destino. Cada decalque é válido apenas para uma viagem. Essa inspeção leva mais tempo, cerca de 60 minutos, para ser concluída. 

Comentários