Oficina Brasil


Cuidados na manutenção da picape Nissan Frontier 2007 equipada com motor D40 2.5 diesel

Toda manutenção deve ter sua referência no plano de manutenção elaborado pelo fabricante do veículo, além do conhecimento técnico do reparador em veículos diesel, principalmente no sistema de injeção

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Como procedimento padrão nas oficinas, é receber bem o cliente e fazer o possível para entender o que está acontecendo com o veículo. É importante orientar o cliente sobre os procedimentos de diagnósticos para comprovar um defeito ou mais, que foi exatamente o que aconteceu com esta picape.

Uma das indicações de problemas no funcionamento do motor estava na cor branca da fumaça no escapamento durante a marcha lenta e para complicar mais um pouco, a cor da fumaça mudava para a cor preta quando  a rotação subia e principalmente com carga, ou seja fazendo  teste de rodagem na rua.

Para um especialista em veículos diesel e que tenha bons anos de experiência, estes indicadores já apontam para onde começar os testes para comprovar as causas e elaborar o orçamento com a certeza que o motor vai restabelecer o funcionamento correto.

Não basta ter a suspeita de alguns componentes com problemas, é preciso fazer os testes e comprovar para o cliente e conseguir aprovar o orçamento, antes de começar a executar o serviço de reparo do veículo.

Em casos como este, só tem uma maneira de comprovar os defeitos, é fazendo a remoção, que no caso da fumaça branca, o provável defeito pode estar na turbina.

Com a desmontagem da tubulação para visualizar a saída da turbina, a primeira evidência apareceu, vestígio de óleo lubrificante, indicando que provavelmente havia folga no eixo, permitindo a passagem de óleo, que ao ser queimado no motor, causava a fumaça branca.

Esta é apenas a primeira etapa, ainda temos a presença da fumaça preta quando o motor trabalha com carga e isso indica problemas no sistema de injeção. Para entender o que pode causar a fumaça preta, é que a sua cor já indica uma queima irregular, provocada por uma mistura rica, ou seja, injetando diesel além do necessário para o funcionamento correto, ou falta de compressão nos cilindros, que poderia ser um problema ainda mais grave, que envolve até a retífica do motor.

Seguindo os procedimentos com a remoção dos bicos injetores e para otimizar o serviço, foi feita a medição de pressão de compressão dos cilindros e o teste de estanqueidade, mais conhecido como teste de vazão de cilindros.

Este motor opera com taxa de compressão de 16,5 por 1 e a pressão de compressão ideal é de 31 bar, sendo no mínimo 25 bar, fora destes padrões, o motor vai precisar de reparos.

Concluindo as medições, ficou comprovado que o motor estava dentro dos padrões e foi descartada a possibilidade de algum problema nos cilindros.

O passo seguinte foi verificar o estado de funcionamento dos quatro injetores que foram colocados na máquina de testes e confirmar como estava cada um deles.

Não foi preciso muito esforço vara verificar que os bicos estavam injetando fora dos padrões estabelecidos nos planos de testes, sendo o provável causador da emissão de fumaça preta. A fumaça preta é gerada pela queima incompleta do diesel na câmara de combustão e este excesso resulta no consumo elevado, além do risco de tomar multas da Cetesb (órgão de fiscalização do estado de São Paulo) por emitir fumaça preta acima dos padrões regulamentados.

Com a identificação das prováveis causas da emissão de fumaça branca provocada pela folga no eixo da turbina e a emissão de fumaça preta causada pelo mau funcionamento dos bicos injetores, o cliente entendeu as causas de cada problema e aprovou o orçamento dos serviços.

A turbina foi enviada para um especialista em manutenção e reforma, onde foi ajustada a folga no eixo, lembrando que o eixo atua de forma hidrodinâmica, ou seja, ele flutua sobre o lubrificante e para isso, a folga deve estar dentro do padrão, pois se faltar lubrificação devido a folga menor, a turbina vai travar e se a folga for maior, haverá o consumo de lubrificante, gerando a fumaça branca.

• Folga do eixo do rotor 0,086 – 0,111mm 

• Folga axial do eixo do rotor 0,030 – 0,111mm 

Quando um injetor está muito danificado, não compensa tentar reparar, é melhor colocar um injetor novo para garantir a qualidade do serviço executado. 

Tem casos em que o reparo novo faz o bico injetor recuperar o funcionamento ideal, mas é importante comprovar na bancada de testes que o bico reformado atingiu as condições ideais de funcionamento, para garantir que a fumaça preta causada pelo excesso de diesel não vai mais acontecer.

Durante a execução destes serviços, a bomba de alta pressão também foi removida para confirmar o funcionamento e aqui vai uma orientação muito importante. 

A bomba de alta pressão é movida pela corrente de sincronismo do motor e o ideal seria remover toda a frente do motor para garantir que o sincronismo da corrente esteja correto.

Na prática e também para ganhar tempo na execução do serviço, não é removida a tampa frontal do motor, onde ficam as duas correntes, a primária e a secundária, mas o risco de perder o sincronismo é grande, por isso que todos os cuidados devem ser tomados para não sair do sincronismo e não precisa muito, basta um dente fora do sincronismo e o motor vai funcionar de forma irregular.

Para evitar este risco, monte cada componente com os devidos cuidados e tenha a certeza que o sincronismo das correntes esteja correto, assim a oficina terá a tranquilidade do serviço realizado e o cliente ficará feliz em ter o carro funcionando corretamente, sem a presença da fumaça branca ou preta. 

Comentários