Oficina Brasil


Veículo elétrico bate recorde de velocidade com 576 km/h

Construído por engenheiros de Mônaco e estudantes dos EUA, o carro foi testado em Bonneville (EUA)

Compartilhe
Por da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 
Uma equipe de engenheiros da empresa Venturi, com sede em Mônaco, e da Universidade Estadual de Ohio construiu o Venturi Buckeye Bullet 3 (VBB-3), automóvel elétrico que quebrou o recorde mundial de velocidade em terra. A fabricante anunciou em comunicado que o veículo, dirigido pelo piloto de testes Roger Schroer, atingiu uma velocidade média de 549,43 km/h, e máxima de 576 km/h, durante um percurso de 1,6 km no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos. O recorde anterior, de 495 km/h, foi registrado em 2010 pelo antecessor do VBB-3, o VBB-2.5.
 
A terceira geração do veículo é equipada com 2 motores elétricos de cerca de 1.500 cv cada um, o que resulta em uma potência de mais de 3.000 cv. Seu torque máximo é de 285,5 kgfm. Para comparação, o Bugatti Chiron não passa dos 163 kgfm, por exemplo. O VBB-3 possui 4 rodas e pesa cerca de 3,5 toneladas, sendo que quase metade (1,6 tonelada) é apenas o conjunto de 2 mil baterias.
 
A equipe do VBB-3 já fazia testes há 3 anos e pretendia alcançar novos recordes no deserto de sal, que apresenta condições perfeitas para tal. O clima ruim em Bonneville, porém, adiou algumas tentativas. "É um alívio, porque nós estávamos esperando por esse resultado há três anos", disse o proprietário da Venturi, Gildo Pallanca Pastor, em um comunicado. "Os avanços registrados neste ano são um passo muito importante para a nossa meta de atingir 643,7 km/h", comemorou o diretor de Pesquisas do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade Estadual de Ohio, Giorgio Rizzoni.
 

Comentários