Oficina Brasil


Tecnologia lidar da valeo é escolhida pela Stellantis por sua capacidade de automação nível 3

O LiDAR de terceira geração da Valeo torna a condução mais segura e devolve o tempo ao condutor em situações de condução incômodas, como quando viaja a baixa ou média velocidade em trânsito intenso

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Stellantis escolheu a tecnologia LiDAR de terceira geração da Valeo para equipar vários modelos de suas diferentes marcas automotivas a partir de 2024. O Scala 3 LiDAR da Valeo permitirá que esses veículos sejam certificados para automação de nível 3, permitindo que os motoristas tirem as mãos do volante e olhos da estrada, com segurança.

O LiDAR de terceira geração da Valeo pode identificar objetos a mais de 150 metros à frente que nem o olho humano, câmeras ou radares conseguem, como um objeto pequeno com refletividade muito baixa, ou por exemplo, um pneu caído na estrada, de acordo com a fabricante. 

Essa tecnologia também possui software integrado de desempenho baseado em algoritmos de inteligência artificial, que permite orientar a trajetória do veículo, antecipando áreas livres de obstáculos na estrada mais à frente. Também pode se autodiagnosticar e acionar seu sistema de limpeza quando seu campo de visão estiver obstruído. Como todos os Valeo LiDAR, a tecnologia é de nível automotivo, o que significa que os dados gerados permanecem totalmente confiáveis e precisos em todas as condições de uso e clima (de -40 a +85°C). 

O LiDAR de terceira geração da Valeo torna a condução mais segura e devolve o tempo ao condutor em situações de condução incômodas, como quando viaja a baixa ou média velocidade em trânsito intenso. Esses desafios são centrais para a parceria entre a Stellantis e a Valeo.

Segundo Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios para Conforto e Sistemas de Assistência à Condução da Valeo, afirma: “um novo capítulo em sistemas de assistência à condução está sendo escrito com nossos parceiros da Stellantis. A automação de veículos de nível 3 só pode ser alcançada com a tecnologia LiDAR. Sem ela, alguns objetos não podem ser detectados. No entanto, neste nível de autonomia, a capacidade de percepção do sistema deve ser extremamente precisa. Nosso Valeo SCALA LiDAR de terceira geração oferece uma resolução quase 50 vezes maior do que o dispositivo de segunda geração. A tecnologia vem com recursos exclusivos de coleta de dados, permitindo que a Stellantis abra o caminho para novas experiências em seus veículos”, comentou.

O diretor de software e membro da equipe executiva da Stellantis, Yves Bonnefont, reforçou os diferenciais dos veículos equipados com a tecnologia. "O que diferencia os carros uns dos outros hoje em dia é a experiência de direção que eles oferecem. Graças à nossa solução de condução autônoma L3, aproveitando o LiDAR de última geração da Valeo, oferecemos uma experiência de direção mais agradável e devolveremos o tempo ao motorista durante suas viagens."

A Valeo já é a número um mundial em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), equipando um em cada três carros novos globalmente com suas tecnologias. Foi a primeira e é, até hoje, a única empresa a produzir um scanner automotivo LiDAR em escala industrial. Mais de 170.000 unidades foram produzidas e a tecnologia é protegida por mais de 500 patentes.

O Grupo pretende acelerar ainda mais neste campo, conforme anunciado em fevereiro de 2022 com o lançamento do seu plano Move Up, a estratégia de criação de valor no centro das quatro megatendências disruptivas da mobilidade (eletrificação, ADAS, reinvenção da experiência interna e iluminação).

Como empresa de tecnologia e parceira de todas as montadoras e novos players de mobilidade, a Valeo está inovando para tornar a mobilidade mais limpa, segura e inteligente. A Valeo é líder em eletrificação, sistemas de assistência à condução, reinvenção da experiência interna e iluminação. Essas quatro áreas são vitais para a transformação da mobilidade e impulsionarão o crescimento do Grupo nos próximos anos.

A Valeo está listada na Bolsa de Valores de Paris. Valeo em números: Em 2021, o Grupo gerou vendas de 17,3 bilhões de euros e investiu 12% de suas vendas de equipamentos originais em P&D. Em 31 de dezembro de 2021, a Valeo tinha 184 fábricas, 21 centros de pesquisa, 43 centros de desenvolvimento e 16 plataformas de distribuição e empregava 103.300 pessoas em 31 países em todo o mundo.

 

Comentários