Oficina Brasil


Sindirepa-SP trabalha, em parceria com IQA, pela certificação de peças e oficinas

Processo de certificação IQA envolve várias etapas com testes laboratoriais específicos para cada tipo de peça

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Sempre com o compromisso de oferecer serviços que agreguem valor às oficinas independentes, o Sindirepa-SP destaca a importância da qualidade das autopeças no setor de reparação de veículos.

Entidade membro do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, responsável por realizar as certificações no setor automotivo baseadas principalmente em regulamentações do Inmetro, que é o órgão que abrange o maior número de produtos com essa exigência no País, o Sindirepa-SP trabalha ativamente no desenvolvimento e disseminação do processo de qualidade junto às oficinas, participando do conselho e da diretoria.

A conquista da certificação envolve um processo rígido, em que um organismo de certificação (papel do IQA) avalia documentações, realiza auditorias nas fábricas e acompanha ensaios laboratoriais específicos para cada tipo de produto seja fabricado no Brasil ou importado.

Todo esse fluxo visa proteger a segurança do consumidor, considerando os aspectos ambientais, além de colaborar com um mercado que busca concorrência leal em todos os setores.

As autopeças com o selo do Inmetro são a garantia da procedência para o consumidor.

“O processo de certificação de oficinas pelo IQA avalia todo o sistema de gestão nesse segmento, incluindo a compra e procedência das autopeças utilizadas, ou seja, o consumidor que busca uma oficina certificada protege-se do risco de uso indevido de componentes em seu patrimônio”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Alexandre acrescenta também que todo esse fluxo visa proteger a segurança do consumidor, considera os aspectos ambientais e colabora com um mercado que busca concorrência leal em todos os setores.

Como nem todas as autopeças são regulamentadas foi criado um novo Comitê Técnico de Infraestrutura da Qualidade que foi estruturado para suportar o Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, que integra agências reguladoras, como o IQA, visando avaliar as regulamentações existentes, e o que precisa ser ampliado, reduzido, modificado em todos os setores produtivos para os próximos anos.

O IQA ainda com Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ), também em parceria com o Sindirepa-SP, para qualificação e certificação das oficinas. “Esse trabalho consiste em aprimorar gestão, processos e serviços a fim de otimizar, garantir melhores resultados e a realização de serviços de qualidade aos consumidores”, afirma Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.

Segundo Fiola, a qualidade permeia em todas as áreas do setor de reparação de veículos, pois a manutenção de veículo está diretamente ligada à segurança no trânsito e envolve toda a cadeia produtiva, começando pelos fabricantes passando pelos distribuidores e varejos até chegar nas mais de 118 mil oficinas independentes em todo Brasil, responsáveis por 80% da manutenção da frota circulante de veículos.

Comentários