Oficina Brasil


Para uma boa restauração de lataria, é preciso ter ferramentas específicas

A Tramontina PRO oferece itens para restauração, montagem, corte, solda e muito mais

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O serviço de restauração em latarias, conhecido como chapeação ou lanternagem é utilizado quando ocorrem danos na lataria ou na pintura do veículo, seja devido a uma batida ou arranhão. Por ser um serviço delicado, deve ser realizado por um profissional com treinamento e experiência na área, e claro, com as ferramentas certas. 

Tendo isso em vista, a Tramontina PRO desenvolveu ferramentas específicas para realizar os trabalhos de chapeação/lanternagem. São itens para corte e modelagem de chapas, montagem, solda, rosca, iluminação e muito mais. Confira, a seguir, cada um deles.

Martelos chapeadores

Para trabalhos de restauração e moldagem de chapas, a Tramontina PRO oferece quatro tipos de martelos chapeadores. São eles: face plana, pena cruzada, ponta curta e pena reta. Quando fabricados em aço especial, apresentam têmpera nas faces de impacto e base e pena polidas, características que garantem maior durabilidade à ferramenta e melhor desempenho na hora da realização de uma tarefa.

Tassos

Os Tassos são utilizados para apoio em chapas que estão sendo restauradas ou moduladas. Na Tramontina PRO, estão disponíveis em vários formatos, para os mais diversos perfis e trabalhos que podem ser utilizados de acordo com a marca. 

Alicate de pressão

Os alicates de pressão da Tramontina PRO auxiliam na fixação de chapas e peças que serão cortadas, lixadas ou soldadas. Possuem corpo formado por chapas conformadas e acabamento cromado. Além disso, possui abertura regulável e alavanca para destravar. 

Rebitadores 

As montagens das peças ficam muito mais rápidas com os rebitadores da Tramontina PRO. Com dois modelos, manual e de cabeça giratória para locais de difícil acesso, possuem corpo em alumínio injetado, pintura eletrostática na cor preta e cabos com empunhadura injetada.

Talhadeiras

Muito utilizadas para cortar chapas finas, abrir sulcos em chapas metálicas planas e quebrar pontos de solda, as talhadeiras podem ser utilizadas com ou sem empunhadura. Disponível nos tamanhos 8”, 8.1/2”, 10”, 12” e 14”. A empunhadura protege as mãos, além de proporcionar melhor agarre e conforto.

Marretas 

As marretas são ideais para a realização dos trabalhos mais pesados de chapeação/lanternagem com segurança e praticidade. Cabeça produzida em aço de liga especial forjado e temperado, as marretas possuem cabo de madeira fixado por cunha metálica, o que garante segurança no uso. As marretas são submetidas aos mais rigorosos testes de qualidade e de segurança para trabalhos contínuos, evitando a possibilidade de lascamento da cabeça até mesmo em situações de uso pesado. 

Tesouras para cortar chapa

As tesouras para cortar chapas não endurecidas, as tesouras devem conter lâminas forjadas, e têmpera por indução no gume de corte e cabos com revestimento especial.

Machos e cossinetes

Com o auxílio de ferramentas auxiliares, os machos são utilizados para realizar roscas internas em furos, enquanto os cossinetes são utilizados para realizar roscas externas em eixos e parafusos.

Lanterna de LED

Com grande potência de iluminação, a lanterna de LED recarregável com base magnética, deixa as atividades em locais com pouca iluminação muito mais confortáveis e fáceis. 

Comentários