Oficina Brasil


Niterra lista as 7 principais áreas da mecânica automotiva

Empresa destaca também o conjunto de habilidades específicas que o mecânico deve ter ao exercer suas funções

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Com o objetivo de enriquecer a formação e fortalecer os laços com os mecânicos, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca os sete principais campos de especialização das oficinas no Brasil:

  • 1. Mecânica geral: atuação abrangente em todas as áreas mecânicas, desde revisões simples até reparos sofisticados;
  • 2. Oficina premium: especializada no atendimento de veículos de alta gama com recursos avançados de diagnóstico;
  • 3. Marcas específicas: focam em uma montadora ou grupo de montadoras, oferecendo especialização em mão de obra e equipamentos;
  • 4. Mecânica limpa: é voltada ao diagnóstico eletrônico, injeção e sistemas eletrônicos;
  • 5. Serviços especializados: segmentação em classes específicas, como retífica de motores, serviços de transmissão, escapamento e under car;
  • 6. Reparo de carroceria e pintura: concentra-se em atender colisões automotivas;
  • 7. Estética automotiva: preserva a integridade visual e estética do veículo, focando na satisfação do usuário.

Habilidades essenciais do mecânico moderno

Além de estar a par dos diferentes tipos de especialização, trabalhar em uma oficina mecânica requer habilidades variadas e uma abordagem multifacetada que vão desde o momento da precificação dos serviços até a entrega final do veículo.

Aspectos fundamentais incluem a disponibilidade de recursos físicos adequados, como um espaço de trabalho bem equipado, elevadores, ferramentas e equipamentos de diagnóstico. No dia a dia, o mecânico moderno deve ter proficiência técnica, exibir capacidade analítica na elaboração de diagnósticos e manter um constante interesse em aprendizado para acompanhar as inovações e os desafios do setor.

“Devido à constante evolução tecnológica dos veículos é preciso se manter atualizado com as mais recentes tecnologias e métodos de reparo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Nesse sentido, a busca incessante por conhecimento se torna uma prática indispensável para que os profissionais reparadores acompanhem de perto as transformações na indústria automotiva.”

Parceria com mecânicos

A Niterra reafirma seu compromisso de fortalecer parcerias com mecânicos, proporcionando recursos para seu desenvolvimento, como palestras técnicas, seminários online e acesso a informações detalhadas sobre produtos, vídeos de treinamento e tabelas de aplicação, bem como um aplicativo dedicado e um catálogo eletrônico.

A empresa também se destaca no segmento de pós-venda, proporcionando variedade de soluções de alta tecnologia para atender às demandas dos mecânicos, como os sete novos sensores da marca NTK de nível de combustível, temperatura, ABS, rotação, velocidade, TPS (posição da borboleta) e MAP (pressão absoluta).

Comentários