Oficina Brasil


Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, revela 4 benefícios das velas aquecedoras em motores a diesel

Segundo especialista da empresa, elas proporcionam redução das emissões de fumaça branca e poluentes e de falhas na fase fria do motor, além de mais facilidade na partida a frio

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca os quatro principais benefícios do uso de velas aquecedoras em motores a diesel:

  • 1 - Facilidade na partida a frio
  • 2 - Diminuição da emissão de fumaça branca
  • 3 - Queda das emissões de poluentes
  • 4 – Redução da possibilidade de falhas na fase fria do motor

Essenciais para facilitar a partida a frio e melhorar o desempenho durante a fase fria dos motores a diesel, as velas aquecedoras desempenham um papel fundamental especialmente naqueles de menor porte com taxa de compressão e índices de ruído e vibração mais baixos. Já os motores grandes a diesel com aplicações industriais e comerciais utilizam outros sistemas de partida a frio.

A operação desses componentes funciona da seguinte forma: quando o motor a diesel está frio ocorre uma perda do calor gerado pela compressão do ar devido ao fato de as peças que compõem o motor estarem frias e absorverem parte desse calor, dificultando a queima do combustível e, consequentemente, a partida do motor. A partida a frio representa um dos momentos mais críticos durante a sua utilização diária - nesse momento, as velas aquecedoras entram em ação, proporcionando uma fonte adicional de calor, facilitando a partida.

Além de terem essa função, que é amplamente conhecida pelos mecânicos, as velas aquecedoras atuam na pós-partida, também conhecida como fase fria do motor. “Elas mantêm essa temperatura por um período de três a cinco minutos após a partida, assegurando, assim, o funcionamento suave e confiável do motor e prevenindo possíveis falhas decorrentes das baixas temperaturas”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Velas aquecedoras metálicas e cerâmicas

As velas aquecedoras têm uma aplicação específica dependendo da geração do motor. Nos mais antigos, acontece quando acionamos o contato. Já nos mais recentes, com controle eletrônico, o sistema monitora a temperatura do motor e aciona as velas apenas quando necessário, evitando o consumo desnecessário de energia.

Dessa forma, as velas podem ser divididas em dois tipos principais: metálicas, que possuem uma resistência de material metálico, ou bimetálicas, fabricadas com dois metais diferentes e autorreguladas; e cerâmicas, mais modernas e aplicadas em veículos de alta gama que utilizam resistência de material cerâmico para aquecer com a passagem de corrente elétrica.

“A Niterra segue trabalhando para atender as necessidades de diferentes modelos de veículos com produtos de alta tecnologia. Por isso, a empresa conta com uma ampla linha de velas aquecedoras de material cerâmico e metálicos com aplicações voltadas para diversos tipos de motores a diesel”, diz Mori.

Comentários