Oficina Brasil


Motul une tecnologia e sustentabilidade e lança linha de óleos NGEN para motos e veículos híbridos

Empresa passa a oferecer dez produtos já alinhados com as previsões de regulamentações que exigirão o uso de recursos renováveis ou reciclados em diversas indústrias

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Motul, empresa multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, une tecnologia e sustentabilidade e apresenta a Motul NGEN, sua nova linha de óleos sustentáveis.

Com três categorias disponíveis, incluindo duas opções para motos (NGEN 7 e NGEN 5) e uma para veículos híbridos (NGEN HYBRID), a marca passa a oferecer um total de nove produtos já alinhados com as previsões de regulamentações que exigirão o uso de recursos renováveis ou reciclados em diversas indústrias.

Além dos benefícios ecológicos, a nova linha tem como principais diferenciais entregar resultados em áreas como desempenho do óleo, durabilidade, economia de combustível e resposta do motor. “A linha NGEN reflete o compromisso de longa data da marca de reduzir as emissões de CO2 em até 30% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2050”, afirma Rafael Recio, gerente de Produtos da Motul.

De acordo com Recio, a linha NGEN é um dos primeiros passos no plano da Motul de expandir suas ofertas de produtos sustentáveis. “Para além da linha NGEN, a Motul foca na redução das emissões em toda a cadeia de produção da companhia”, explica.

Redução da pegada de carbono

A linha NGEN oferece soluções diferentes em cada categoria para reduzir a pegada de carbono. As categorias NGEN 7 e NGEN 5 combinam óleos básicos virgens e rerrefinados premium reforçados com éster. A tecnologia empregada permite redução da emissão de CO2 e da energia consumida no processo.

Já na linha NGEN HYBRID, a utilização de óleo básico de origem orgânica reduz o consumo de CO2 em partes do processo, resultando em um produto de menor impacto ambiental em toda a cadeia.

A Motul define suas categorias conforme o tipo de veículo e as condições de uso:

NGEN 7: para motos de alta cilindrada naked, esportiva, bigtrail e off-road de uso esportivo, aventura e viagem;

NGEN 5: para motos de média cilindrada scooter, trail, naked e esportiva utilizadas para o deslocamento diário e lazer;

NGEN HYBRID: para carros híbridos e plug-in híbrido que exijam as versões mais atuais das normas API e ILSAC, oferecendo benefício de economia de combustível e aumento da vida útil do motor com sistema start-stop. Para conferir todos os produtos disponíveis, é possível acessar este site.

Composição e matéria-prima

Para o lançamento das três diferentes categorias a Motul enfrentou desafios importantes referentes à composição e à matéria-prima. Para a linha NGEN HYBRID, a marca empenhou-se na busca pela fórmula ideal para proteger os motores modernos, frequentemente sujeitos a desligamento, operação em baixas temperaturas e demanda por economia de combustível.

Para as linhas destinadas à motocicletas, foi feita uma seleção criteriosa de óleo seguida por um rigoroso processo de rerrefino da matéria-prima, resultando em óleos básicos de excelente qualidade físico-química. Isso, combinado com um pacote de aditivos, resultou em lubrificantes premium de alto desempenho e sustentabilidade.

Esses desafios foram superados graças à vasta experiência e às habilidades técnicas acumuladas ao longo de mais de 50 anos de produção de óleos mais sustentáveis, tradição iniciada em 1971 na linha de competição (300V), na qual se adotou o uso de óleo básico de fonte não fóssil.

“A Motul já se engaja com pautas de sustentabilidade em diferentes ações há muito tempo. Para além da linha NGEN, a marca foca na redução das emissões em toda a cadeia de produção”, finaliza Recio.

Comentários