Oficina Brasil


MAHLE conquistou 4 posições na pesquisa de "Top of Mind" realizada pela Central de Inteligência Automotiva (CINAU)

A empresa subiu da 8ª para a 4ª colocação no ranking geral e vem demonstrando a força da marca entre os reparadores do Brasil.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A companhia também garantiu a liderança nas linhas de Pistões, Anéis e Bronzinas nos quesitos de confiança, disponibilidade e qualidade, na classificação da pesquisa de “Marcas nas oficinas”.

Os bons resultados foram atribuídos a todo ecossistema de iniciativas que o grupo tem implementado ao longo dos últimos meses, por meio da campanha de comunicação “Juntos pra Valer!”.

A MAHLE, parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, conquistou a 4ª posição no ranking geral do “Top of Mind" na pesquisa conduzida pela Central de Inteligência Automotiva (CINAU). A área de BI (Business Intelligence) do Grupo Oficina Brasil, CINAU, obteve 2.183 mil respostas de profissionais do ramo que avaliaram as marcas de 58 linhas de produtos. A pesquisa, além de criar um ranking geral de “Top of Mind”, também realiza uma classificação de marcas por linha de produtos e analisa alguns quesitos, como lembrança e confiança na marca, disponibilidade da marca nos canais de abastecimento da oficina, percepção de qualidade mediante mensuração do retrabalho. E, para esses quesitos, a MAHLE manteve liderança nas linhas de pistões, anéis e bronzinas.

“Agradecemos a todos os participantes da tradicional pesquisa Marcas da Oficina e ao mercado de reposição em geral pela confiança em nossas marcas e em nossos produtos. Toda essa conquista significa muito para nós, pois representa os esforços que o todo o time MAHLE tem realizado e também indica que estamos no caminho certo”, afirma Evandro Tozati, Head de Vendas, Marketing & Assistência Técnica da MAHLE Aftermarket na América do Sul e Central.

Em agosto de 2022, a companhia anunciou o plano de comunicação “Juntos pra valer!”, pautado em um ecossistema de iniciativas que inicialmente foi implementado no Brasil e que está em fase de desdobramento para os demais países dsa Américas do Sul e Central.

O programa iniciou-se com uma reestruturação baseada nas estratégias de GTM (Go-to-Market) – composta pelas áreas de Vendas, Marketing e Assistência Técnica, e GTS (Go-to-Source) – formada pelos profissionais de Engenharia, Produtos e Operações, que conta atualmente com uma equipe dedicada de aproximadamente 400 colaboradores focada nos negócios de Aftermarket. O time é responsável pela implementação de várias atividades, explorando as oportunidades de mercado junto aos clientes com uma abordagem mais analítica, fortalecendo o relacionamento com os aplicadores e promovendo o crescimento das vendas. Como consequência, a empresa vem ganhando participação de mercado e aumentando a presença das suas marcas dentro dos clientes.

Um exemplo de como o time vem trabalhando e que tem gerado grande impacto no relacionamento com os aplicadores, retíficas e frotistas, é a presença da equipe de Assistência Técnica, que foi reestruturada e ampliada, e passou a ser mais presente nas principais regiões do país, gerando novos negócios e oferecendo capacitação e suporte técnico para o mercado.

Falando em capacitação, a empresa tem focado bastante nesse tema, e criou uma plataforma própria de ensino a distância (EAD) com cursos focados em montagem e desmontagem de motores no início deste ano. A MAHLE também têm fechado grandes parcerias com instituições de educação profissional, como o SENAI de Fortaleza, e em julho de 2023 inauguraram o primeiro Centro de Formação Automotiva MAHLE-SENAI na unidade da Barra do Ceará. Lá foi montada uma sala foi exclusivamente estruturada para receber mecânicos, reparadores e jovens da região que desejam adquirir conhecimento técnico.

“Entendemos que o grande desafio das empresas com forte presença no Aftermarket, como a MAHLE, é oferecer soluções para capacitação e atualização tecnológica dos reparadores que atuam no mercado, bem como formar a futura geração de reparadores. Essas ações reforçam o compromisso da MAHLE com o mercado de reposição”, ressalta Evandro Tozati.

Ainda sobre o tema capacitação, em agosto de 2023 a empresa firmou uma parceria com o SEBRAE de São Paulo, que apoia Micros e Pequenas Empresas através de capacitação e promoção do desenvolvimento econômico e competitivo, estimulando o empreendedorismo no país. O projeto capacitou reparadores do setor de autopeças, com o apoio de varejistas e do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP), em temas relacionados a finanças, marketing e vendas, inovação e empreendedorismo para pequenos negócios. Ainda como parte desse projeto, foi disponibilizada para o mercado em geral a plataforma MAHLE SEBRAE, uma vitrine com 16 cursos de Ensino a Distância (EAD) também focada em gestão de negócios.

Dentro do tema relacionamento com clientes, a MAHLE Aftermarket tem intensificado suas ações de promoção e marketing, focadas na geração de demanda. Com um cronograma pré-definido, campanhas de vendas estão sendo promovidas de forma estratégica em parceria com os clientes, trazendo muito mais que incentivos financeiros – elas proporcionam “Experiências pra valer!”. Desde viagens incríveis, participação em eventos automotivos à experiencias automobilísticas, além de proporcionar uma experiência positiva, fomentam o relacionamento entre a empresa e clientes.

Tozati também comenta que a empresa percebeu a necessidade de aproximação da fábrica com o varejo. “Identificamos a necessidade de estarmos mais presentes no varejo e, por isso, nossa equipe de consultores de vendas tem um cronograma específico de visitas para esse segmento, para levar informações, soluções e fortalecendo ainda mais o relacionamento com esse elo da cadeia. Consequentemente, temos estreitado o relacionamento e conquistado espaço nas prateleiras das autopeças.” ressalta o executivo.

Para ele, “esse resultado impressionante só está sendo possível graças a toda a equipe MAHLE, que tem demonstrado uma enorme dedicação, comprometimento e atitude proativa para implantação do plano. Há muito a ser feito, mas estamos engajados e otimistas com os resultados que ainda podemos alcançar”.

Comentários