Oficina Brasil


MAHLE amplia portfólio da Linha Service Solutions com novos equipamentos para manutenção e reparação automotiva

• Objetivo da empresa é fornecer soluções completas para os serviços das oficinas mecânicas, de ar-condicionado e retíficas de motores.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A MAHLE é fornecedora de componentes para motores a combustão interna, como pistões, anéis e bronzinas, sendo referência no segmento junto aos reparadores. Também atua no segmento de filtros, arrefecimento e climatização. Em 2019, o grupo deu mais um importante passo para se tornar fornecedor completo de soluções para os serviços das oficinas, ao adquirir a empresa italiana BRAIN BEE.

A BRAIN BEE S.p.A. foi fundada na cidade de Parma, na Itália, em 2001, e é especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos e softwares de diagnósticos, equipamentos de serviços de ar-condicionado e análises de gases de escape. Devido à experiência profundamente enraizada da BRAIN BEE, sua aquisição pela MAHLE Service Solutions foi estratégica para os negócios, permitindo agregar ao seu portfólio soluções e serviços inovadores e de alta qualidade para os serviços nas oficinas.

Desde a aquisição, a linha de equipamentos passou a ser comercializada sob a marca MAHLE. E, acompanhando o mercado nacional, atualmente no Brasil fazem parte do portfólio: recicladoras de ar-condicionado, máquina para troca de fluído da transmissão automática, scanner automotivo para dignóstico de falhas, kit calibração de sistema ADAS, gerador de ozônio para oxi-sanitização e o recém lançado BatteryPro, testador de baterias de veículos eletricos.

Tecnologias por trás de cada equipamento:

Recicladoras de ar-condicionado - Linha ArcticPRO®

Equipamentos de última geração quando se trata de conectividade e facilidade de manutenção. Processos totalmente automatizados que permitem agilidade nos serviços das oficinas, ajudando com a economia de tempo. Entre as principais vantagens desse equipamento, está a capacidade de extrair o fluído refrigerante presente no sistema, reciclá-lo e devolvê-lo ao conjunto, de acordo com as especificações da montadora, uma característica importante que demonstra eficiência e sustentabilidade.

De acordo com o modelo do equipamento, as funcionalidades essenciais podem variar, desde Bluetooth e WiFi integrados, tela touch screen, atualização automática da base de dados, teste de vazamentos por nitrogênio, suporte técnico remoto e mais. Todos os modelos possuem a Tecnologia E³ da MAHLE, que garante que os serviços de A/C sejam ecológicos, econômicos e eficientes.

O especialista da linha, Caique Barbosa, ressalta “que o uso do equipamento apropriado torna os serviços de A/C mais eficientes e seguros, pois possui processos automatizados. Quem está operando o equipamento não precisa esvaziar ou recolher manualmente o gás refrigerante do sistema, pois nossas recicladoras fazem todo esse processo automaticamente e, ainda, reciclam esse gás e o devolvem para o sistema, na quantidade ideal, conforme as especificações da montadora do veículo, poupando tempo e esforço!”, acrescenta o profissional.

Trocadora de fluído de transmissão automática - Linha FluidPRO®

A linha ATX da MAHLE garante o máximo profissionalismo e grande facilidade de uso. A interface simplificada do usuário é totalmente interativa e orienta de forma rápida e abrangente todos os procedimentos de troca. Processos automatizados de reconhecimento das linhas de entrada e saída do fluído, detecção da alta pressão no sistema, troca de óleo por processo de diálise, limpeza do sistema, banco de dados e especificações do tipo de fluido e quantidade a ser utilizada, circuitos de óleo independentes, entre outras funcionalidades.

Scanner automotivo para diagnóstico de falhas - Linha TechPRO®

Precisamente desenvolvido sob medida para as oficinas, o scanner traz inúmeras funcionalidades, opções de análises e com software simples de utilizar. Promete um diagnóstico rápido e preciso através da leitura de dados e erros, exibindo soluções, permitindo o diagnóstico e codificação de componentes. As principais funções do scanner são reset da luz de óleo, reset de serviço, reprogramação de módulo, recuo da pinça de freio eletrônica, codificação de chaves e muitas outras, que garantem uma manutenção muito mais eficiente.

Calibração de sistemas ADAS – Linha TechPRO® Digital ADAS

Os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) contribuem para uma condução segura, mas para que todos os recursos do sistema estejam funcionando perfeitamente, é necessário calibrar os recursos do sistema. O revolucionário TechPRO® Digital ADAS MAHLE, é simples e fácil de usar. Possui tecnologia patenteada TARGETLESS, um sistema de compensação automática de posicionamento do veículo. Através do sistema autoajustável, o software analisa o ambiente físico e ajusta a imagem digital de maneira correspondente, garantindo máxima precisão. Através do painel digital, a calibração é concluída em menos de 5 minutos, podendo reduzir em 80% de tempo do processo de posicionamento do veículo. O TechPRO® Digital ADAS possui outras funcionalidades essenciais, como ajuste de altura do alvo motorizado, sistema laser de alinhamento de alta precisão diretamente conectado ao equipamento, painel de calibração radar ultraleve e muito mais.

“A vantagem dessa abordagem é que, como a projeção é feita em uma tela digital de televisão, ela pode ser ajustada para ocupar menos espaço, permitindo que a calibração seja feita em uma única vaga na oficina, economizando espaço e tornando o processo mais eficiente”, explica Caique.

Gerador de ozônio para oxi-sanitização - OzonePRO

Para oxi-sanitização em veículos e até mesmo ambientes, o gerador portátil de ozônio possui sensor exclusivo de multifunções além de elevada capacidade de produção. O sensor analisa vários parâmetros ambientais e realiza a oxidação até que que o nível de saturação ideal seja alcançado, mantendo este nível durante o tempo necessário para alcançar a esterilização completa do local que está sendo higienizado. Ele impede todas as circunstâncias que possam comprometer o sucesso da higienização, como alta concentração de ozônio, nível ideal de saturação ou tempo de duração de saturação inadequada. Realizando a desinfecção de superfícies, eliminando micro-organismos como vírus, bactérias, fungos e causadores de mal odores. Sua capacidade de produção é de 5.000 mg/h e ainda conta com um aplicativo exclusivo (O3-easy) para acesso remoto e acompanhamento de todo o processo de higienização.

Testador de baterias de veículos elétricos - BatteryPro

A MAHLE está convencida de que o futuro das oficinas independentes reside também no campo do diagnóstico e reparação de baterias. E, como uma forma apoiá-las nesta área, a empresa oferece um vasto portfólio de serviços para baterias de veículos elétricos. Uma prova disso é o recém-lançado BatteryPro, um equipamento que avalia a vida útil das baterias dos veículos elétricos. O equipamento garante realizar a análise do estado de “saúde” da bateria em 15 minutos. As baterias nos veículos elétricos representam aproximadamente 50% do valor do veículo. Portanto, é extremamente importante ter um diagnóstico sobre a vida útil da bateria no momento da comercialização de um veículo elétrico. O BatteryPro já está sendo comercializado pela MAHLE nos países onde a presença dos veículos elétricos na frota é mais expressiva e já estão rodando a mais tempo. A comercialização do equipamento na América do Sul está planejada para o início de 2024.

Falando em garantia, todos os equipamentos oferecidos pela empresa, possuem prazo de 24 meses, uma exclusividade no mercado. Outro diferencial da linha é seu programa de pós-vendas personalizado, onde a entrega dos equipamentos é realizada pelo time de técnicos da MAHLE para apresentação e treinamento em campo para os clientes.

A perspectiva de integrar futuramente outros equipamentos da MAHLE à linha Service Solutions ao portfólio é promissora. Essa expansão de funcionalidades e utilidades pode criar um ecossistema ainda mais abrangente, que beneficiará oficinas e clientes.

Comentários