Oficina Brasil


Linha de eletrônicos da ZF no Brasil é uma das mais digitalizadas da empresa no mundo

Linha de eletrônicos de segurança automotiva da ZF é 100% digitalizada, com conexão total entre equipamentos, dados em nuvem e inteligência artificial

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A ZF vem introduzindo cada vez mais tecnologias e automação em sua linha de produção de eletrônicos em Limeira, SP, para acompanhar a crescente demanda dos últimos dois anos. Entre as novidades, houve a implantação de telas touch screen de 50 polegadas para atualização automática de todos os dados da produção, com informações instantâneas sobre todas as máquinas e robôs em operação. Como a produção é 100% digitalizada, com conexão total entre os equipamentos, utilizando dados em nuvem e Inteligência Artificial, a unidade implementou o sistema PITS (Segurança de Tecnologia da Informação de Produção) que permite alta proteção dos dados da rede industrial, também contra invasões cibernéticas, vírus etc.

Nacionalização de componentes eletrônicos de segurança na ZF Limeira foi iniciada em 2013

A linha de eletrônicos da ZF no Brasil também é uma das mais digitalizadas da empresa em todo o mundo. Opera de acordo com processos industriais de última geração e segue os preceitos da Indústria 4.0. Foi completamente modernizada para produzir os mais avançados sistemas eletrônicos de segurança veicular.

Há também 100% de controle de qualidade das peças, cujas verificações vão desde inspeção ótica 3D do volume da pasta de solda antes da montagem até inspeção ótica 3D da montagem, raio X para componentes que não permitem inspeção por câmera, testes paramétricos de componentes, teste funcional de produto em alta temperatura e testes funcionais finais em temperatura ambiente.

Essas repetidas verificações de qualidade permitem que a linha tenha um alto nível de componentes fabricados, por isso é considerada uma das mais eficientes de qualquer Grupo ZF no mundo. E mesmo com alta produção, a linha é exemplo de segurança pessoal e registra índices de qualidade garantidos em todas as etapas.

Mais da metade do total dos profissionais atuantes são mulheres. Colaboradores com deficiência auditiva compõem o quadro e, para ampliar o número de contratações, foi formado um grupo de estudos para aprendizagem em Libras (Língua Brasileira de Sinais) envolvendo lideranças e membros da equipe.

Todos os operadores possuem certificados White Belt baseados na metodologia Lean Six Sigma. Esta certificação garante que os profissionais estejam conscientes e capacitados sobre as suas responsabilidades em todas as etapas do processo de montagem e capazes de apoiar projetos de melhoria e resolução de problemas.

Produção nacional de componentes

A produção de componentes eletrônicos de segurança nesta unidade da ZF começou em 2013. Naquele ano, a produção de controle de acionamento de airbag e controle eletrônico para ABS (Sistema de Freio Antitravamento) começou de forma pioneira no Brasil. Atualmente, além desses produtos, a linha também produz EPP (Conjunto de Potência Elétrica) para EPS (Direção Eletricamente Assistida) e neste mês já iniciou a produção pioneira no Brasil da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) para o ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade), que será exigida em 100% de veículos fabricados no Brasil a partir de 2024.

O início desta operação da ZF ocorreu justamente para dar suporte aos seus clientes em território brasileiro, atendendo às leis de segurança. Em 2014, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – baixou uma resolução determinando que os veículos nacionais fossem equipados tanto com ABS, como com airbags frontais, sistemas de proteção ao motorista e aos passageiros.

Comentários