Oficina Brasil


IQA realiza ações sociais como parte de sua estratégia ESG

Instituto realiza iniciativas com o objetivo de promover a sustentabilidade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Instituto da Qualidade Automotiva tem realizado diversas ações sociais com o objetivo de promover a sustentabilidade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. As iniciativas são coordenadas por colaboradores voluntários e englobam uma série de atividades, tais como distribuição de cestas básicas, arrecadação de cobertores, doação de material escolar para crianças carentes, entre outras ações.

Até o final de 2023, a expectativa do IQA é ajudar mais de 260 famílias. A gerente comercial e de marketing do Instituto, Marina Nomura, explica que as ações sociais fazem parte da estratégia do IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, uma área de atuação que tem como objetivo apoiar o setor automotivo na adoção, aprimoramento e disseminação das práticas da Agenda ESG.

“O IQA DS visa promover o contexto de sustentabilidade tanto dentro quanto fora do Instituto. Isso inclui projetos internos na própria instituição e o apoio a outras empresas do setor automotivo em suas jornadas de sustentabilidade, não só nas áreas ambiental e financeira, mas também no aspecto social”, disse a gerente.

Projetos beneficiados

Entre os projetos apoiados pelo IQA, estão a ONG Maria Maria, que acolhe mulheres vítimas de violência, e a Anjos da Sopa, que oferece refeições para a população em situação de rua. Além dessas, também apoia a Escola de Manufatura e Qualidade, em parceria com a ElringKlinger do Brasil e que conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.

Essa iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens e adultos da região para que possam trabalhar em fábricas e montadoras da indústria automotiva. O curso tem duração de um mês e é composto por aulas teóricas e práticas, sendo ministrado tanto de forma presencial quanto online.

Os participantes mais talentosos terão a oportunidade de passar por um processo seletivo para trabalhar na ElringKlinger. Neste ano, cinco turmas com 54 alunos foram certificados, sendo que a grande maioria foram contratados pela empresa.

"Nosso objetivo é continuar ampliando o engajamento dos colaboradores e das parcerias, de forma a expandir nossa rede de apoio e impactar positivamente cada vez mais pessoas. Mas, para isso, é preciso compreender as necessidades reais dessas pessoas, uma vez que a ajuda deve ser eficaz e ter um impacto real", destacou Marina Nomura.

Comentários