Oficina Brasil


IQA é designado como certificador de produtos para telecomunicações pela Anatel

O Instituto passa a atender fabricantes e importadores que necessitam da homologação obrigatória

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Com crescimento da tecnologia utilizada no setor automotivo e o aumento da conectividade e integração de dados nos veículos foram os fatores decisivos que levaram o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva a se tornar um organismo oficial designado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar na certificação obrigatória de produtos inspecionados pelo órgão nacional, requisito legal e obrigatório para sua comercialização e utilização em nosso país.

A designação pela Anatel possibilita que o Instituto passe a atender fabricantes e importadores de produtos que necessitam da homologação oficial para mais de 40 produtos de telecomunicações voltados ao setor automotivo, distribuídos em quatro categorias de classificação Acumuladores de Energia (Baterias), os Carregadores para Telefone Móvel Celular e Baterias de Lítio, Equipamentos de RF, exceto os de radiodifusão, e os Equipamentos Terminais IP (com fio e sem fio).

Com a autorização concedida pela Anatel, o IQA se torna apto para executar as atividades de avaliação da conformidade de produtos, em procedimento que garante os padrões de qualidade, segurança e funcionalidades técnicas dos aparelhos, possibilitando ao setor, que já reconhece a expertise e o conhecimento do IQD voltados à qualidade e a excelência, optar por mais uma gama de serviços de certificação.

Débora Bueno, especialista em inovação do IQA, afirma: “Nosso objetivo é certificar todos os produtos automotivos, chaves de carro e sistemas ligados aos veículos autônomos. Hoje os automóveis estão cada vez mais conectados com as cidades, tudo envolve transferência de dados e é aí que entra o Instituto.

A nova atuação do IQA se dá em um momento onde o setor vê o surgimento de veículos cada vez mais conectados, armazenadores e fornecedores de dados para diversas plataformas, assim como a implementação de características próprias como chaves via bluetooth, sistemas embarcados e direção autônoma, entre outras novidades foram fatores determinantes para que o IQA incorpore este novo escopo às suas atribuições.

Após certificado, o produto passa a contar com um Selo de Identificação, que possui uma série de características próprias que permite a verificação de que aquele produto foi avaliado e se encontra em conformidade, além da Identificação por meio eletrônico (E-Label) ou por meio de QR Code.

A homologação da Anatel é um requisito obrigatório para a comercialização e utilização dos produtos de telecomunicação no Brasil. A Agência também é responsável por aprovar, confirmar e reconhecer como oficial perante autoridade jurídica e administrativa os processos de avaliação da conformidade, conduzido através do Organismo de Certificação Designado (OCD), assim como pela expedição de normas para os serviços de telecomunicações, homologação de aparelhos e fiscalização dos serviços prestados pelas operadoras.

Comentários