Oficina Brasil


Engenheiros da Ford criam sistema que produz água potável derivada do ar-condicionado

A empresa desenvolve um programa de incentivo para seus funcionários trazerem ideias de inovação

Compartilhe
Por da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Um programa desenvolvido pela Ford incentiva seus empregados a pensar em inovação. Os engenheiros Doug Martin e John Rollinger criaram um projeto experimental para aplicação futura de um sistema que gera água potável no interior do veículo, aproveitando a condensação natural no sistema de ar-condicionado. Ao testar a sua ideia, eles descobriram que um carro pode produzir quase 2 litros de água por hora. Ou seja: isso pode resultar em menos paradas na estrada e menos garrafas plásticas no lixo ou no meio ambiente. 

Chamado pelos autores de “On-The-Go H2O”, o projeto tem um dispositivo que capta, filtra e armazena a água no carro para uso em uma torneira no console. "Toda a água que se perde deve ser recuperada para servir a um propósito", diz Martin. "O On-The-Go H2O pode ajudar pessoas no trânsito ou em áreas de difícil acesso a água, mesmo em locais remotos”, afirma.  

O programa da Ford desencadeou um recorde de mais de 6.000 invenções criadas por seus empregados, e deve ser superado novamente em 2016. O número de participantes também só cresce. Desde o início de 2015, mais de 3.500 empregados já apresentaram sua primeira invenção. "Esse aumento significativo de novos inventores é resultado do nosso esforço para buscar a inovação em todos os aspectos do negócio", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford. "Ao mesmo tempo em que aceleramos os desafios globais de inovação, incentivamos as sugestões dos empregados e combinamos tudo para buscar o melhor aproveitamento das ideias", finaliza.

Comentários