Oficina Brasil


Diferença na manutenção de pastilhas de freio com ou sem alarme

Seguir as características da peça original é importante para garantir a mesma eficiência e desempenho na frenagem do veículo

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para garantir mais segurança e também para preservar a vida útil dos discos de freios, há vários modelos de veículos que vêm com sensores de alarme nas pastilhas de freio que ajudam o motorista a saber a hora exata da troca da peça. Na hora da revisão, o mecânico deve ficar atento e verificar qual é o modelo da pastilha de freio que vem equipada no veículo. No caso da Jurid, fabricante de componentes para sistema de freio das marcas globais Jurid e Ferodo, para facilitar a identificação da pastilha com ou sem alarme, os códigos são diferentes, sendo que a nomenclatura “A” ao final do código significa que a pastilha tem alarme.

Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, quando a pastilha de freio original tiver alarme, o ideal é trocá-la por outra com as mesmas características e fazer o mesmo quando não há esse dispositivo. “É importante lembrar que a substituição das pastilhas deve ser realizada sempre aos pares, jamais fazer apenas a troca de um lado”, acrescenta.

Existem dois tipos de alarmes nas pastilhas de freio: sensores eletrônicos que acionam uma luz no painel do veículo indicando a necessidade de troca da peça que está no final da vida útil e os sensores mecânicos que geram um ruído indicando a necessidade de troca da pastilha no momento em que o material de atrito da pastilha vai se desgastando durante as frenagens até o disco de freio entrar em contato com a ponta metálica do sensor.

Produzidas com material abrasivo, as pastilhas de freio têm a função de fazer o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. “Seja eletrônico ou mecânico, o alarme foi desenvolvido para indicar quando a pastilha chega ao fim de sua vida útil, um recurso que além de garantir segurança também evita danos ao disco de freio”, complementa.

Durante a revisão do sistema de freio, Costa também orienta a checagem e limpeza de todos os itens, bem como fazer a lubrificação dos pinos deslizantes da pinça de freio para evitar o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de preservar a vida útil das pastilhas.

A Jurid conta com portfólio de linhas de pastilhas, sapatas, lubrificantes e fluidos para freios. O catálogo eletrônico oferece informações sobre todos os produtos e está disponível para download no Apple Store ou na Play Store, digitando Jurid do Brasil https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

O catálogo eletrônico possui várias funcionalidades de busca e é atualizado automaticamente.

Comentários