Oficina Brasil


Conheça as tendências de cores automotivas para 2016/7

BASF indica as cores em ascensão para o período

Compartilhe
Por da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Em busca das novas tendências em cores no design automotivo, a BASF fez um estudo com as principais indicações. A coleção de 65 cores desse ano tem como tema global "Paralaxe", conceito em que objetos parecem alterados quando vistos por diferentes ângulos.  O mundo moderno também tem duas temáticas estratégicas e competitivas para o mercado: o fascínio do mundo virtual e o desejo de uma auto expressão sincera. Cores com diversas facetas compõem a tendência global. É possível identificar a relação entre o virtual e real nas cores automotivas. Cores sintéticas, azul metálico, prata e tons de branco representam a paleta do conceito digital. Cores cromáticas e tons naturais demonstram uma contradição e são muito usados em áreas urbanas. Efeitos de pigmentos inovadores que permitem que duas ou mais cores sejam combinadas juntamente com tons urbanos metálicos irão enriquecer o portfólio de cores dos carros do futuro.

Cores na Europa

A mudança é uma grande temática para o desenvolvimento de tintas automotivas, pois revela o potencial em cores, efeito e textura encaixando-se perfeitamente com o tema da Paralaxe.

A ideia de um mundo físico é representada pelo Azul ASMR: um azul metálico intenso, que combina um visual digital com o efeito metálico. Uma sequência de cores que vai do vermelho-sangue - cor poderosa com sentimento interior que leva a novas formas de mudança - aos vermelhos escuros e verdes que são acompanhados pelo antracito (tom tipo carvão) e pretos, compondo a tendência do mundo europeu.

Cores na América do Norte

O destaque fica para o Raingarden, um prata sofisticado suave que faz a transição entre o verde e o azul, dependendo do ângulo de visão. Esta mistura representa  linhas desfocadas que mostram como os indivíduos se comportam na sociedade e sua influência pela tecnologia.

Comentários