Oficina Brasil


Como funciona a caixa de direção e os cuidados na hora da manutenção

Entenda as diferenças entre direção elétrica e hidráulica, além dos sinais de desgaste!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Com a função de transmitir o movimento do volante às rodas, a caixa de direção define uma trajetória segura ao volante. Existem dois tipos de caixa de direção – modelo setor e rosca sem fim, geralmente, usada em veículos antigos e alguns modelos pesados, e outra do tipo pinhão e cremalheira, mais utilizada nos automóveis atuais e, mais leve e compacta.

Segundo informa Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. O profissional ressalta ainda que a folga pode trazer ruídos, além de imprecisão de demora na resposta do volante.  “Ao virar o volante o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna, assim, a rotação é convertida e transferida para os braços, que controlam o posicionamento das rodas”, explica Guimarães. 

O técnico lembra também que a caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica.  “Na assistência hidráulica tem um sistema que é tocado pelo motor, ou seja, há uma correia no motor que toca uma bomba hidráulica, formando um circuito, e conforme se atua no volante ela faz multiplicação de forças para esterçar o veículo. Já na elétrica poupa energia já que não é tocado pelo motor e faz a multiplicação de forças por meio do atuador elétrico”.

Assim como os outros componentes do veículo, Guimarães explica que a caixa de direção também sofre desgaste  com o tempo de uso, por isso é importante que o motorista esteja atento. “Pode surgir folga na direção pelo desgaste do conjunto pinhão e cremalheira e também das buchas”, complementa.

Caso haja algum indício de anormalidade em algum dos componentes do sistema de direção, é importante procurar um mecânico de confiança já que o sistema é de extrema segurança no  controle do veículo.

Para conferir dicas de manutenção, basta acessar o blog da Nakata.

Comentários