Oficina Brasil


BorgWarner Anuncia Desempenho Recorde nas Operações Locais e a Ampliação da Produção de Sistema de Gerenciamento da Bateria no Brasil

Em 2023, empresa alcança um crescimento de 18% na produção de turbos, um novo recorde para a unidade brasileira

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A BorgWarner registrou recorde na sua produção de turbocompressores em 2023, com um aumento de 18% em relação a 2022. No ano passado, o grupo já havia registrado recorde na fabricação destes componentes. Atualmente, 50% dos carros com motor turbo flex vendidos no Brasil são equipados com a tecnologia produzida na unidade brasileira da companhia.

“Esse excelente resultado foi alcançado no mesmo ano em que a fábrica completou 10 anos de operação na moderna instalação em Itatiba (SP). Isso comprova a expertise tecnológica da BorgWarner e destaca a importância estratégica da companhia na indústria automotiva nacional”, afirma Wilson Lentini, Diretor Geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.

Neste ano, os turbos da marca também estiveram presentes em lançamentos importantes do setor. As novas versões de modelos como Fiat Strada, Volkswagen Polo e Peugeot 208 estão equipadas com os turbos flex B01. “A tecnologia do nosso turbocompressor oferece melhor desempenho ao motor, enquanto reduz as emissões e o consumo de combustível”, declara Lentini. 

2023 também representou a consolidação da utilização de tecnologias para atender o PROCONVE P8 (Euro 6) com aplicações que reduzem emissões para o segmento de pesados, onde turbocompressores com tecnologia ball bearing da BorgWarner auxiliam os motores a atender essa legislação. Da série B70H, esse turbocompressor conta com um sistema de rolamentos nos mancais que permite um aumento de eficiência da turbina, reduzindo ainda mais o consumo de combustível, melhora as respostas do motor e o tempo do torque, que reflete em mais agilidade e, consequentemente, numa melhor dirigibilidade.

Para 2024, a companhia prevê um novo crescimento na produção de turbos na instalação de Itatiba, uma vez que os novos negócios dos últimos meses estão alavancando a produção. Na avaliação da empresa, no próximo ano acontecerá a consolidação dos veículos lançados em 2023, onde a aceitação da tecnologia turbo nesses modelos será representada no volume de vendas dos mesmos. Durante os próximos anos, a organização espera que a produção local de carros híbridos movidos à etanol se concretize, uma vez que a planta localizada no interior de São Paulo já está em processo de cotação para nacionalizar turbos para esse tipo de propulsão.

A BorgWarner também obteve bons resultados no Aftermarket. A linha Thermal, focada em ventiladores e embreagens viscosas, cresceu 48% na comparação entre 2022 e 2023. Já a linha de turbos apresentou alta de 12%. “A elevação se deve à forte escolha pela marca por parte de nossa rede de distribuição e consumidores e ampliação dos negócios nos segmentos agrícola e de mineração”, informa Guilherme Soares, Gerente de Aftermarket para Emissions, Thermal and Turbos América Latina.

Em relação à exportação, as vendas para o Aftermarket cresceram 11% na linha Thermal. Esse aumento está ligado ao lançamento de 21 novos Part Numbers (PN) e 12 novas aplicações destes componentes. O crescimento das vendas para a Colômbia e a parceria com as fábricas da BorgWarner dos Estados Unidos para atender os países da América Latina também foram importantes para garantir esse número. “Nossos clientes no mercado de reposição são parceiros e confiam na nossa marca, graças a uma política comercial consistente e equilibrada, alta qualidade dos seus produtos, aliada a garantia das peças e ao suporte na venda e no pós-venda”, adiciona Guilherme.

No próximo ano, a corporação projeta mais crescimento no mercado de reposição. “A nossa previsão é que teremos uma elevação de dois dígitos no setor. Também teremos maior abrangência em novos mercados localizados na América Central e no México, por conta da nossa parceria com as plantas americanas”, diz Soares

A BorgWarner também espera mais crescimento nos segmentos agrícola e de mineração, principalmente com produtos da Linha Thermal. Outra novidade será a ampliação do portfólio atual, com o mapeamento de aplicações em modelos chineses que rodam no Brasil e na América Latina, uma vez que o grupo é fornecedor original de montadoras como: BYD, GWM e Foton.

A BorgWarner está concluindo o ano com grandes conquistas. Em fevereiro, a companhia finalizou com sucesso a instalação e o início da operação da fábrica de sistemas de baterias, em Piracicaba (SP). Em 2024, o grupo começará o ano como uma grande novidade: a produção do BMS (Battery Management Systems – Sistema de Gerenciamento da Bateria), em Piracicaba, para atender o mercado norte-americano.

“Já tínhamos como meta ampliar a nacionalização da montagem de baterias no Brasil, multiplicar por cerca de 20 vezes o faturamento da fábrica e quadruplicar o número de funcionários durantes os próximos anos,” explica Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil. “Com essa demanda adicional, a planta de Piracicaba encerrará 2024 com duas linhas de produção do BMS e ampliará em cerca de três vezes o volume de produção atual do componente.”

A unidade brasileira pode se tornar um polo de montagem dos sistemas de gerenciamento de bateria. “Pretendemos desenvolver aqui um centro de competência para a produção do BMS nas Américas, devido ao alto padrão de qualidade das linhas instaladas no país e a capacitação técnica da equipe local”, afirma.

Para a BorgWarner, a produção local de baterias para veículos elétricos pode contribuir diretamente com a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Desde 2021, a empresa trabalha com a expectativa de crescimento do mercado de pesados elétricos em cerca de 400% até 2025. Essa perspectiva vem se concretizando, e no Brasil os números tendem a se consolidar devido ao crescente incentivo para a adoção de veículos elétricos em serviços de transporte público. “Vemos uma ampliação das demandas por ônibus elétricos na região para 2024”, comenta Marcelo. “Só neste ano de 2023 entregamos pacotes de baterias suficientes para atender 50 ônibus elétricos do nosso cliente Mercedes-Benz Brasil, equipando o veículo com a mesma tecnologia utilizada na Europa, porém montada no país.”

Essa entrega representa a estratégia mais eficiente do fornecimento da bateria, a colocalização, que torna todo o processo mais viável, seguro, produtivo e sustentável. E ao localizar no Brasil a montagem dos sistemas de bateria há o compartilhamento de tecnologia e conhecimento técnico com profissionais brasileiros, fomentando a indústria local e qualificando a mão de obra nacional.

Atualmente, a planta de Piracicaba conta com um avançado sistema de montagem supervisório, o qual identifica e guia os passos dos operadores em cada etapa do processo produtivo. Cada fase é liberada apenas se cumprir todas as especificações, garantindo a qualidade e a segurança do trabalho. Todo produto a ser manufaturado é identificado com código de barras ou QR code. Os dados de montagem e testes são coletados e atribuídos aos códigos dos componentes, e armazenados em nuvem para potenciais análises técnicas futuras e rastreabilidade. “A BorgWarner também tem peças, serviços e profissionais especializados e uma área dedicada ao atendimento de Pós-Vendas, que é uma das nossas prioridades nessa área que ainda é muito nova no mercado global”, complementa Rezende

Comentários