Oficina Brasil


Amortecedores pressurizados: função e características

Os amortecedores pressurizados são desenvolvidos com tecnologia que entrega performance mesmo nas piores condições do solo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Os amortecedores, são itens do sistema de suspensão responsáveis por conter os movimentos indesejados da mola, com o componente a carro consegue ficar equilibrado e o pneu em contato com o solo. Os amortecedores pressurizados HG, embora trabalhem com fluido hidráulico como os convencionais, usam gás nitrogênio pressurizado à baixa pressão.

O consultor de serviços da Nakata, Jair Silva, explica que o gás nitrogênio consegue diminuir a temperatura interna do fluido  para manter as cargas de tração e compressão elevadas, e relata: “Quando o carro é submetido às imperfeições de solo que geram alta frequência de trabalho, a tendência seria de altas temperaturas dos componentes internos do amortecedor, incluindo o fluido, no entanto o gás nitrogênio evita que esse aumento de temperatura ocorra”.

O gás nitrogênio também auxilia a manter o tubo de pressão sempre preenchido de óleo, eliminando possíveis vazios de acionamento.

Alguns  modelos de amortecedor  pressurizado contam também com o stop hidráulico, pistão especial que fica na haste do amortecedor e um afunilamento do final do tubo de pressão que evita impactos, principalmente, em condições de acionamento rápido, como em lombadas ou depressões, além de  outros fatores que levam conforto aos ocupantes do veículo e também durabilidade ao componente. Silva, explica: “O stop hidráulico freia o movimento de tração, reduzindo a tendência de gerar a bancada de final de curso, suavizando os impactos especialmente, ao trafegar por lombadas, depressões ou vias esburacadas”.

Jair comenta que ao passar por ondulações, após a mola se expandir, a haste do amortecedor alcança o final do curso. É o stop hidráulico que ajuda a eliminar a pancada por meio da câmara hidráulica. “Existe um pistão especial na haste do amortecedor, que ao entrar na câmara hidráulica, cria uma frenagem, reduzindo a velocidade da haste no momento de tração”, esclarece o consultor da Nakata.

Vedação reforçada - O sistema de vedação do amortecedor pressurizado HG conta com selo de borracha de baixo atrito e alta resistência ao desgaste e à variação de temperatura, evitando vazamento de óleo/gás e a contaminação pela entrada de poluentes.

O óleo possui agentes antiespumantes e viscosidade controlada para diferentes faixas de temperatura de acordo com as condições de trabalho.

A guia da haste do amortecedor pressurizado HG, fixada na região superior do tubo de pressão, possui ajuste deslizante, evitando o desgaste prematuro. A haste é revestida de cromo duro, protegendo contra corrosão, e polida com baixa rugosidade para evitar desgaste prematuro do sistema de vedação.

Comentários