Oficina Brasil


A manutenção periódica da suspensão oferece mais segurança em dias chuvosos

Itens da suspensão, como amortecedores, molas, barra estabilizadora e pivôs, devem sempre estar em boas condições para garantir a estabilidade e segurança do veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Trafegar pelas vias requer sempre muita atenção dos motoristas, mas encarar o trânsito em dias chuvosos exige um cuidado redobrado. Com a pista molhada, é comum que a aderência dos pneus ao solo diminua, o que afeta a estabilidade do veículo e pode gerar sensação de insegurança. Além disso, o volume da chuva também reduz a visibilidade, tornando fundamental ter alguns cuidados nessa situação.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “Condições climáticas adversas, como tempestades e até mesmo garoa, podem colocar em risco os ocupantes do veículo caso o condutor perca o controle do veículo. Por isso, é fundamental ficar sempre atento ao dirigir na chuva”. Lembrando que, além de saber agir neste tipo de situação, é essencial rodar sempre com a manutenção em dia do veículo, pois peças em mau estado também podem provocar acidentes, especialmente, em dias de chuva quando os componentes e sistemas do veículo são mais exigidos. 

Segundo Silva, um dos sistemas que devem estar em boas condições é o de suspensão, composto pelos amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas. Responsável por absorver as irregularidades do solo e manter todas as rodas no chão, o sistema de suspensão também tem como função manter a estabilidade e conforto do veículo. Jair, ressalta:“Quando alguma peça do sistema de suspensão está danificada pode comprometer o contato do veículo com a via”.

Outros itens do veículo também merecem atenção especial, como os pneus que não devem rodar carecas, limpadores de pára-brisa que não podem estar ressecados para não comprometer a visibilidade e sistema de freios, entre outros.

Comentários