Oficina Brasil


Explosão no mercado de reposição!

Ao analisarmos os dados do 27º boletim do PULSO DO AFTERMARKET ficamos diante de uma certeza: as oficinas estão explodindo de tantos serviços! Prova disso é que no final do mês de agosto o crescimento da demanda de autopeças e lubrificantes acumulado no ano já alcança dois dígitos! E as notícias boas não param por aí. Confira detalhes em mais este conteúdo exclusivo da mala-direta Oficina Brasil

Compartilhe
Por Equipe CINAU


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Média de passagens nas oficinas, medida pela CINAU em 14 estados que abrigam aproximadamente 90,96% da frota circulante no País

O PULSO DO AFTERMARKET é produzido pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa, BI-Business Intelligence e Consultoria do Grupo Oficina Brasil, uma empresa com atuação muito além da mídia e 100% focada no mercado de reposição. 

Em função dos impactos da pandemia as economias do Brasil, assim como o resto do mundo, mergulharam em crises profundas que se traduziram em inflação, desemprego, juros altos, quebra da cadeia produtiva, desvalorização acentuada de moedas fracas, entre outras calamidades.

Enquanto as economias derretiam, nosso mercado de reposição, como registrou o PULSO DO AFTERMARKET, apresentou o seguinte histórico:

2020: crescimento de 2%;
2021: crescimento de 12,08%;
2022: 10,8% em oito meses!

Confira os detalhes no gráfico acima.

Importante lembrar que a metodologia de cálculo do crescimento no PULSO DO AFTERMARKET considera o incremento de cada ano sobre o histórico do período anterior, isso equivale a dizer  que, de 2020 até agosto de 2022, nosso mercado ampliou a demanda de autopeças e lubrificantes em 24,88%!

Antes de 2020 o setor de reposição não dispunha de um sistema tão preciso e rápido de avaliação do comportamento dos serviços nas oficinas independentes e, consequentemente, da demanda de autopeças no mercado de reposição. O PULSO DO AFTERMARKET veio mudar este cenário e passou a oferecer aos empresários e executivos do setor um instrumento fundamental de avaliação do comportamento do segmento.

Por outro lado, nós da CINAU, como analistas do mercado de reposição há mais de 30 anos e diante do que estamos observamos, ousamos dizer que 2021 e 2022 estão compondo os “anos dourados” da reposição, somando taxas de  crescimento jamais observadas nos quase 100 anos de história do setor. 

O lado bom é que todos estão ganhando. O desafio é saber se sua fórmula de gestão está conseguindo roubar pontos percentuais de market share de seu concorrente.

Mas afinal, de onde vem todo este fôlego para tanto crescimento? A pergunta é procedente, pois não podemos considerar trivial tanta demanda!  Para responder esta questão temos nossa hipótese:

- Historicamente o mercado de reposição sempre cresce, porém experimenta as menores taxas nos momentos em que a economia geral cresce forte e principalmente a venda de carros novos bate recordes.

Observem que graças a melhor gestão econômica que o Brasil já experimentou pelas mãos do brilhante ministro da Economia Paulo Guedes, o Brasil é um dos países que apresenta o melhor conjunto de indicadores, como crescimento do PIB, controle da inflação, taxa de desemprego, valorização do Real, relação dívida/PIB, etc...

Porém, o trabalho do Ministro de Economia, por diversas razões, ainda não se refletiu nas vendas de carros novos.

Assim, o ano de 2022 está vivendo o melhor dos mundos: uma economia se fortalecendo a cada dia e seu maior “concorrente” (os carros novos) deverá fechar este ano no mesmo patamar de 2000 segundo previsão da ANFAVEA. 

Esta “tempestade perfeita” está patrocinando a disparada do preço dos carros usados e a “explosão” de serviços nas oficinas. 

Quanto tempo esta lua de mel entre o mercado de reposição e a demanda aquecida vai durar? Ao nosso ver, pelo menos até que a venda dos carros novos alcance patamares equivalente aos melhores anos das vendas de carros novos. De qualquer maneira, os “bem informados” sempre conseguem melhorar o desempenho de suas empresas em qualquer cenário. Assim o importante é manter-se atualizado seguindo os boletins do PULSO DO AFTERMARKET.

O qualitativo confirma

Como sempre fazemos questão de ressaltar nos boletins do PULSO DO AFTERMARKET, além do movimento das oficinas registrado no gráfico acima, costumamos realizar uma survey com oficina para avaliarmos outros fatores que ajudam a entender o comportamento da demanda ou do nascedouro do aftermarket.

Sim, porque nunca é demais reforçar que o mercado de aftermarket nasce na oficina. Este “mundão” de mais de 44 BI de reais de autopeças técnicas e lubrificantes tem origem em 74.180 oficinas segundo o último censo do setor, quando falamos das linhas leve e comercial leve. 

Mas voltando aos resultados da survey, este mês a CINAU ouviu, entre os dias oito e nove de setembro, 430 oficinas em todo o território nacional e os resultados você pode conferir nas tabelas ao lado.

De nossa parte, avaliando os resultados, interpretamos que o mercado está “voltando ao normal” em que destacamos os seguintes pontos:

-  Queda significativa da delegação do dono da oficina ao dono do carro na hora da compra das peças, em que o principal fator para isso acontecer é a falta da peça e não mais o medo da inadimplência ou falta de capital de giro.

- Queda das compras no canal digital, que realmente não consegue se comparar ao fornecedor tradicional no ponto mais crítico: produtividade da oficina.

- Abastecimento de peças ainda não voltou ao normal, apesar de estar em um dos menores patamares da série histórica desde o início da pandemia.

Por fim, nós da equipe da CINAU, além destas informações disponibilizadas no PULSO DO AFTERMARKET, reforçamos nossa disposição em ajudá-los no aprofundamento das informações, de forma personalizada, para sua empresa e linha de produtos.

Em função de mais de 30 anos de experiência no mercado de reposição e comunicação direta com mais de 53 mil oficinas, somos capazes de criar toda a “jornada reversa” de seus produtos a partir da oficina. Entendemos que o segredo do domínio do destino das empresas atuantes no mercado aftermarket não repousa no entendimento da OFERTA, mas sim da DEMANDA, que acontece a partir da oficina.

Tal entendimento nos estimulou a cunhar a expressão “DDC” ou Demand Driven Company, que corresponde à empresa que controla seu destino no mercado de aftermarket.

Afinal a reposição, pelos números apresentados, está sendo generosa com todo os seus players, brindando-os com taxas excepcionais de crescimento, mas não se iluda, pois seu concorrente pode estar crescendo mais. Assim, foque sua atenção no PULSO do mercado que acontece na oficina. 

Até o próximo boletim do PULSO DO AFTERMARKET, caso precise de mais informações ou esclarecimentos sobre nossos serviços de consultoria contate cinau@cinau.com.br.

CANAL DIGITAL

 

Comentários