Oficina Brasil


Metro-Shacman dará início aos testes dos caminhões Shacman com transmissão automatizada

O departamento de engenharia da Metro-Shacmam vai dar início a um programa de desenvolvimento e nacionalização do caminhão Shacman equipado com transmissão automatizada, com o objetivo de ampliar as opções da linha de produtos da empresa aos transportadores brasileiros

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O programa terá inicio com um cavalo mecânico Shacman TT 440 6x4, com motor de 440 cv, igual ao modelo apresentado na última Fenatran, no mês de outubro de 2013, e envolverá outros modelos da linha.

Marcos Gonzalez, diretor de desenvolvimento da Metro-Shacman, informou que o primeiro veículo será equipado com transmissão automatizada Eaton, de 18 velocidades, também apresentada na Fenatran no display dinâmico montado com todos os principais componentes do primeiro protótipo do caminhão Shacman nacionalizado. De acordo com Gonzalez, pelo fato de os caminhões Shacman terem versões equipadas com caixas de câmbio manual e automatizada, o programa de testes deverá envolver modelos de outros fabricantes.

A Metro-Shacman prevê o cumprimento de um programa de testes ao longo dos próximos meses, a serem percorridos em todas as regiões brasileiras, especialmente estradas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, consideradas as de maior movimentação do País e com diferentes características de construção, topografia, piso e pavimentação. O veículo também será avaliado com diversas opções de implementos e cargas.

Marcos Gonzalez esclareceu que além do desenvolvimento da transmissão automatizada, a avaliação envolverá aspectos como durabilidade, desempenho, sistemas de arrefecimento, combustível, freios, suspensão e filtros, entre outros testes estabelecidos pela legislação brasileira. Para Gonzalez, o objetivo do programa é fazer do Shacman o caminhão ideal para as condições das estradas brasileiras e com as características requeridas pelos clientes.

Comentários