Oficina Brasil


Toyota do Brasil lança novo Corolla Cross

O SUV da montadora japonesa chega ao país com opções de motor flex a combustão 2.0L Dynamic Force, além da versão híbrida, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex

Compartilhe
Por Wellyson Reis


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Agora, o Corolla escreve um novo capítulo em sua trajetória, além do sedã ele se transforma em um SUV, um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo. De acordo com a montadora, o Corolla Cross foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico modelo urbano. 

O SUV foi derivado do sedã mais vendido da marca japonesa, e terá a dura missão de competir em um segmento dominado pelo Jeep Compass, e que em breve terá também o VW Taos. Para fazer frente aos concorrentes, a Toyota aposta no sistema híbrido e em alguns equipamentos tecnológicos.

Fabricado em Sorocaba, no interior de São Paulo, o novo SUV tem design moderno, com vincos bem pronunciados. Na dianteira, destaque para a grade do motor e o conjunto de faróis. Na traseira, lanternas posicionadas na vertical.

O para-choque possui grandes vincos, ressaltando o caráter robusto do modelo, e onde repousam os faróis em formato horizontal, que partem desde a lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de entrada, os faróis são de halogéneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.

Na traseira, os para-lamas seguem o perfil no formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. 

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude.

O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante. As maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central possuem acabamento na cor prata.

Além do pacote de equipamentos de segurança Toyota Safety Sense, que segue a linha do Corolla brasileiro e inclui frenagem automática, alerta de desvio de faixa, controle automático de farol alto e o controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, o Corolla Cross traz ainda câmera de 360º e monitor de tráfego cruzado na traseira.

MOTOR 

O Corolla Cross conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o consagrado sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel, já disponível no Corolla sedã, tornando o SUV o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.

VERSÕES

Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla Cross estará disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações.

O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.

Além destas, para celebrar a chegada deste modelo, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades

A meta da montadora é produzir até o final do ano cerca de 55 mil unidades na fábrica de Sorocaba (SP). Desse total, 13 mil veículos serão destinados aos 22 mercados de exportação da América Latina e do Caribe. O restante abastecerá a demanda do mercado brasileiro.

Comentários