Oficina Brasil


Renault apresenta o Kwid 2023 com mudanças no design e novas tecnologias

O subcompacto chega ao mercado nacional com várias novidades, especialmente em visual, conectividade e segurança, bem como também na parte mecânica. O veículo chega com 1.0 SCe de 68 cavalos na gasolina e 71 cavalos com etanol, mantendo a transmissão manual de cinco marchas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Renault apresentou a primeira reestilização de mercado do Kwid depois de ter sido lançado em 2017 por aqui. Mesmos com as mudanças recebidas para reestilização, o veículo permanece como um dos modelos mais baratos do Brasil, principalmente diante do Fiat Mobi, seu principal concorrente, mas já se adianta para a chegada do Citroën C3, um hatch que segue a mesma proposta de elementos de SUVs.

De acordo com a Renault, o Kwid chega às concessionárias com uma ampliação do porta-malas, baixo consumo de combustível e quatro airbags de série em todas as versões. Na dianteira, os faróis são colocados um pouco mais abaixo, ficando a parte superior para as luzes diurnas em LEDs. A fabricante se inspirou nos modelos de SUVs para aumentar a sensação de robustez do conjunto, completada por um novo parachoque dianteiro com entradas de ar maiores, abrindo mão dos faróis de neblina. 

Nas laterais, o Kwid 2023 troca as rodas. A principal novidade são as calotas que imitam as rodas nas versões mais baratas, agora com pintura em preto e prata, e a opção de rodas de liga-leve de 14" como opcional na Intense e de série na Outsid.

Na traseira, as novidades são mais tímidas: para-choque e as lanternas em LED. Na linha 2023, passa a haver a opção de teto bíton na versão Intense, e rodas de liga leve diamantadas de série nas versões Intense com teto bíton e Outside.

Por dentro, o Renault Kwid 2023 vem com novo cluster digital, enquanto a coluna de direção dispõe de comandos de mídia e telefonia.

Motor

Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão, nos difusores de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio. Já a multimídia tem tela de 8 polegadas com projeção para Android Auto e CarPlay, empregando ainda câmera de ré. Com quatro airbags, o Kwid 2023 agora tem controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.

O Renault Kwid 2023 manteve o motor 1.0 de três cilindros e não adotou a versão do Sandero desse propulsor, que tem cerca de 10 cv a mais que o usado no subcompacto. Ainda assim, ganhou melhorias e nova calibragem, visando atender às novas leis de emissões.

Essas mudanças elevaram a potência do veículo para 71 cv/68 cv e o torque para 10 mkgf/9,4 mkgf. Antes, o Kwid entregava 70 cv/66 cv e o torque era de 9,8 mkgf e 9,4 mkgf. 

O câmbio manual de cinco marchas foi mantido. Uma novidade é a adoção do start-stop, que trabalha direto na melhoria do consumo de combustível - 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol na cidade. Na estrada, ele é capaz de fazer 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol.

ACESSÓRIOS

O Kwid 2023 também traz uma nova linha de acessórios, com opções para todos os gostos. São vários kits que incluem itens como rodas de liga leve, câmera de ré, sensor de estacionamento, aerofólio, frisos nas portas, moldura da lanterna traseira, bolsa organizadora e cadeira para carregar animais, entre outros. 

Ficha Técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha;
Cilindrada: 999 cm³;
Potência: 71/68 cv (E/G) a 5.500 rpm;
Torque: 10/9,4 kgfm (E/G) a 4.250 rpm;
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira;
Suspensão (dianteira / traseira): Indep. McPherson/Eixo de torção;
Pneus e rodas: 165/70R14;
Freios (dianteira / traseira): Disco ventilado/Tambor;
Peso (kg): 820;
Comprimento (mm): 3.680;
Largura (mm): 1.759;
Altura (mm): 1.479;
Entre-eixos (mm): 2.423;
Volume do porta-malas (litros): 290;
Tanque de combustível (litros): 38;

 

Comentários