Oficina Brasil


Fiat lança a nova Strada 2024 com motor 1.0 turbo de 130 cavalos

Apesar do domínio de mercado, a marca italiana não quer dar sopa para o azar, e revelou com exclusividade a nova configuração da picape. Que além disso, recebeu uma reestilização na dianteira do modelo, atualizando o visual da Strada

Compartilhe
Por Kaic Sales


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Fiat convidou o Jornal Oficina Brasil para acompanhar o lançamento da nova Strada em Florianópolis- SC. Durante o evento, foi apresentado os novos modelos 2024 da Pick-up com Versões Ranch e Ultra equipadas com motor T200 usados no Pulse e Fastback.

A picape de entrada da montadora italiana ganhou novos integrantes para acirrar cada vez mais a disputa pela liderança do segmento, onde a mesma já e é líder a alguns anos, mas enfrenta fortes concorrentes direto ao trono, são: Montana e Saveiro (versão de entrada). Onde as montadoras rivais também devem apostar em robustez, força e esportividade.

Lançada no ano de 1998 a Strada já passou por muitas mudanças e inovações, como por exemplo na época a versão cabine estendida, onde ditou tendencia a frente de seus concorrentes na época, inovou outras vezes também com mudanças em suas carrocerias com a cabine dupla e versão com 3 portas.

Mas com tudo, dessa vez sua maior inovação fica por conta do conjunto do trem de força, onde o modelo adotou motor 1.0 e cambio CVT (“transmissão continuamente variável”), característica anteriormente aplicadas em modelos Hatch de entrada por exemplo, não em um que possui capacidade de carga de até 720 KG e 1.354 litro na versão cabine Plus, e 650 KG e 844 litros na cabine dupla, apesar do motor menor o modelo garante força e desempenho.

A Fiat Strada também possui segundo a marca capacidade de reboque habilitada de até 400 KG, um diferencial em relação aos concorrentes.

Produzida sobre a plataforma MPP, especialmente desenvolvida para picapes, a Fiat garante que o novo modelo, modelo inova em performance, robustez e segurança, tendo os seguintes itens como destaque:

  • Foco na integridade do habitáculo;
  • Moderna arquitetura eletroeletrônica;
  • Alta eficiência energética;
  • Grande rigidez torcional;
  • 90% aços de alta e ultra resistência;
  • Controle de estabilidade;
  • Suspensões com menor diâmetro de giro do segmento.

O modelo recebeu no seu novo conjunto nova calibração da direção elétrica, na suspensão novos amortecedores e molas dianteiras tendo aumento da rigidez torcional (handling) e nos freios nova pinça com aumento da eficiência de frenagem.

MOTOR TURBO

O novo motor turbo 200 promete entregar TECNOLOGIA, PERFORMANCE e maior ECONOMIA de combustível, segundo a montadora a primeira aplicação em picapes compactas.

Fabricado com o bloco 100% em alumino, trazendo modernidade e redução de peso a sua construção, o motor também é equipado com injeção direta de combustível e o sistema “Fiat Multair” de terceira geração.

Sua nomenclatura “T200” já carrega a nova identidade da marca, aonde o torque é claramente estampado junto ao modelo, no caso 200 Nm de torque obtido em 1750 RPM, sim, o torque máximo do motor já é alcançado em baixa rotação, isso se dá principalmente pelo sistema “Multair”, que possui um sistema de gerenciamento de carga do motor muito mais fino e rigoroso, já que o mesmo realizada a abertura de válvulas de admissão de uma forma muito mais dinâmica, ciclo por ciclo, rotação por rotação, cilindro por cilindro, podendo ter dentro das suas estratégias de funcionamentos, função como atraso e adiantamento da abertura da válvulas, múltipla abertura de válvulas em um mesmo só ciclo de “cames”, ou até se preferir assim fazer a montadora um desligamento de cilindro, porem acreditamos que por possuir apenas 3 cilindros essa função não se incorpora a este motor.

Já a sua potência de 130 cavalos é obtida a 5750 RPM, uma potência relativamente boa se compararmos a uma versão já um pouco anterior da fiat Strada Adventure por exemplo, que era anteriormente equipada com um motor “Etorq” de 132 cavalos, claro, um motor um pouco mais antigo, sem turbina, sem injeção direta, sem tantos avanços tecnológicos, mas mostrando que o conceito de “downsizing” deste modelo foi aplico com muito sucesso.

CÂMBIO AUTOMATICO

As versões da nova Strada que possuem câmbio automático recebem a tecnologia CVT (transmissão continuamente variável) com 7 marchas simuladas no modulo manual e Sport, sistema esse criado pelas montadoras para aqueles clientes que se queixavam que os cambio CVT’s tiravam a sensação de “controle” do carro pelo motorista. Sendo assim, algumas delas ciaram essa estratégia onde o sistema simula como se o mesmo realizasse trocas de marchas, com aquela velha sensação de trabalho interno da transmissão, essa sensação fica bem mais nítida ao se conduzir no modo Sport, que porventura ganhou até um botão personalizado no painel.

CONSUMO

O novo motor além de chamar atenção pela potência e torque também encanta em sua relação de consumo de combustível obtendo bons números em suas classificações recebendo etiquetagem A do “Inmetro”.

Dentro do perímetro urbano a nova Strada teve média de consumo de 8,3 km/l no Etanol e 12,1 km/l na gasolina; já na estrada obteve 9,4 km/l no etanol e 13,2 km/l na Gasolina.

VISUAL

Para o novo pacote visual o modelo ganhou novas linhas, trazendo mais robustez e esportividade nas novas versões Ranch e Ultra, com nova grade frontal, novo para -choque, novos faróis de neblina em led, e novo SKIDPLATE. Já para as versões inferiores a marca ainda não confirmou mudanças visuais.

Ficha técnica - Fiat Strada Ranch Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT / Ultra Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT

MOTOR

Posição: Dianteiro, transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm

Cilindrada total: 999 cm°

Taxa de compressão: 10,5: 1

Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm

Torque: 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm

N° de válvulas por cilindro: Quatro por cilindro, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape

Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Injeção: direta

Combustível: Gasolina/Etanol

Transmissão

Câmbio automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas Emuladas no modo Manual - Variável no modo Automático

Relações de transmissão:

1ª: 2,270

2ª: 1,600

3ª: 1,200

4ª: 0,940

5ª: 0,740

6ª: 0,580

7ª: 0,460

Ré: Entre 2.604 e 0,416

Diferencial: 5,698

Tração: Dianteira, com juntas homocinéticas

Sistema de freios

Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de 284 x 22 mm)

Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9")

Suspensão dianteira

Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: Eixo rígido

Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito

Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais

Direção

Assistência: Elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m

Rodas

Medidas: 16 X 6,0] ET40 (em liga-leve).

Pneus: 205/55 R16 (ATR para a versão Ranch)

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.253 kg (Ranch) 1.251 (Ultra)

Capacidade de carga: 650 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.448 mm

Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)

Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)

Distância entre eixos: 2.737 mm

Altura mínima do solo: 185 mm

Angulo de entrada: 23°

Ângulo de saída: 299

Tanque de combustível: 55 litros

Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm

Largura máxima da caçamba: 1.310 mm

Altura máxima da caçamba: 606 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros

Performance

0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)

Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)

Consumo PBEV

Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/I (etanol)

Estrada: 13,2 km/| (gasolina) / 9,4 km/| (etanol)

Comentários