Oficina Brasil


Aula 73 - Administrando sua automecânica: Empresário Produtivo

No Brasil temos a maioria das oficinas mecânicas com o gestor ou proprietário como um empresário produtivo, pois é muito comum um reparador ou reparadora sonhar em abrir seu próprio negócio, e então a gestão é pouco estudada

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

E isso não tem nada de errado, não há problemas, principalmente nas micros e pequenas empresas, o importante é dedicar um tempo para cuidar da gestão da empresa. 

No início, na maioria das oficinas, temos uma fotografia comum, com uma caixa de ferramentas, um macaco jacaré e alguns cavaletes, uma prensa hidráulica de segunda mão, uma bancada e quem sabe até um elevador! E claro, temos um profissional que prestou serviços como colaborador e aprendeu bastante, e um sonho de empreender! Pode ser esse o seu caso, pode ser que não, e está tudo certo também.

Mas esse começo é fundamental para a construção de um bom futuro empresarial, pois neste começo temos apenas o empresário produtivo. 

O começo sempre é mais difícil, mas é quando se monta um bom alicerce!

E esse empresário faz de tudo um pouco, ele atende o cliente, faz o teste de rodagem, desmonta, analisa, faz a cotação das peças, passa o orçamento, aprova, pede as peças, faz o serviço, testa, recebe e entrega! Ufa, quanto coisa em uma oficina mecânica!

Criar processos é fundamental neste começo, e serve também para quem já está com o barco em movimento, ou a oficina funcionando, pois com a criação de processos é possível melhorar sempre, repassar conhecimento, multiplicar pessoas trabalhando e ir subindo no degrau de empresário.

Mas mesmo assim, você pode ser produtivo, cuidar da distribuição de serviços, cuidar para um atendimento formidável ao cliente, e a solução dos mais variados problemas no dia a dia, pois problemas, sempre vão existir, e é importante o empresário produtivo não trabalhar de bombeiro na empresa, ou seja, não ter que ficar apagando incêndio o dia todo! 

Cuidar da produção faz parte da maioria das oficinas.

Quando você começa a crescer, aumenta o número de pessoas envolvidas nos processos, e aumenta também o volume de atendimentos e o volume de movimentação financeira também.

É mais uma chance de crescimento como empresário. E quando você já tem os processos escritos e aplicados, fica mais fácil essa multiplicação de benefícios.

Mas se você é o empresário produtivo e fica muito preso na empresa, pode estar ocorrendo uma visão limitada do negócio, pois você só enxerga aquilo que está ao seu redor, você não enxerga a empresa em outros ângulos, como por cima da empresa, de fora da empresa, de frente com a empresa e na visão de outras pessoas também.

Quando você trabalha mais que 9 horas diárias, que seria o normal para qualquer colaborador, tem algo de errado ocorrendo na empresa. Conheço proprietários de empresa que trabalham 10, 12 até 14 horas por dia, mas que não tem tempo para ganhar dinheiro! É como se a empresa fosse o seu presídio particular, os chamados “empresidiários”! 

Você é um empresário produtivo ou empresário ocupado? 

Existe uma frase que eu aprendi e transmito aos meus colaboradores e alunos:  

“Quando pedir algo a alguém, peça a quem está sempre ocupado, pois esta pessoa vai dar um jeito de te ajudar, o dia dela parece ter mais que 24 horas, mas se pedir a quem teoricamente tem muito tempo livre, pode ter uma resposta que não tem tempo para te atender!”. 

Com base nesta frase, posso afirmar que ser empresário não é fácil, não é simples, é muito trabalho, e quando se é produtivo tem mais trabalho ainda.

É como um jogador de futebol que aparece em todas as posições do campo de jogo. Portanto se você ainda não consegue ter tempo para analisar o seu negócio de vários ângulos, não consegue tirar férias, não sabe delegar, saiba que tudo isso é treino, leituras e estudos, e o tão sonhado crescimento profissional. 

CONCLUSÃO 

Cada gestor ou gestora pode escolher a sua forma de trabalhar e cuidar da sua empresa, não há regras para isso, não há fórmula mágica e infalível, e está tudo bem também.

Mas é necessário, para uma vida empresarial mais tranquila e profissional, crescer, estudar e melhorar sempre! Definir metas, estudar a produtividade, analisar os números do dia, da quinzena, do mês, do semestre e do ano, entender sobre ticket médio, custos fixos e variáveis, margem de contribuição, despesas, margem de lucro na operação, retorno sobre o investimento, etc.

Ser um empresário produtivo é muito comum no Brasil, e saber fazer a gestão é fundamental. Seja em um software de gestão on-line, em uma tabela no computador, ou até mesmo em um caderno.

O importante é se dedicar ou ter um esposo ou esposa, filho ou filha, um sócio ou um colaborador para fazer a gestão. 

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! 

Comentários