Oficina Brasil


Aula 69 - Administrando sua automecânica: Como demitir

Será que é difícil mandar um colaborador embora, demitir, fazer o seu desligamento da empresa, retirar um integrante do time? Enfim, são ações necessárias e complicadas para serem tomadas pelo gestor!

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Pode ser um momento de muita dor, ainda mais quando a empresa não está preparada financeiramente para os valores necessários, mas talvez o pior seja a falta de mão de obra preparada para uma provável substituição.

Se hoje é difícil contratar um profissional no setor automotivo, imaginem demitir! Pode parecer fácil pra alguns, mas muito complicado para outros gestores e gestoras. A tomada de decisão de demitir pode ter vários aspectos relacionados, desde a falta de produtividade, falta de relacionamento com os demais integrantes do time, falta de respeito, ou simplesmente uma mudança do quadro de colaboradores para mais ou para menos.

A demissão deve ser feita de forma planejada, jamais com a emoção de um momento turbulento, ou após discussões ou possíveis brigas. É uma atitude do gestor e da gestora, ter calma, esperar os ânimos se acalmarem, marcar uma reunião para o dia seguinte, e então com calma e pontuando os pontos positivos e negativos, tomar a decisão com base real em dados, sem emoção, com razão!

Você está demitido!

Esta é uma frase que ninguém quer ouvir, analisando pelo lado dos colaboradores. Mas também pode ser uma nova fase para ele seguir em outra empresa ou na sua própria empresa. O “você está demitido” pode ser substituído por um “você pode voar e crescer” quando o colaborador já atingiu um nível de maturidade e de profissionalismo e, principalmente de aprendizado.

Claro que este é um sonho, que nem todas oficinas do Brasil conseguem atingir, mas estamos aqui para auxiliar a todos na gestão real de oficina para oficina, posso afirmar que a maioria dos meus ex-funcionários bateram asas e voaram, e antes desse novo rumo na vida, me avisaram com todo respeito, programaram as suas saídas e antes prepararam novos profissionais para a substituição.

É necessário planejamento para demitir um colaborador

Se uma demissão sem justa causa, infelizmente, for realmente necessária, a empresa deve estar preparada para tal ação.

Ou seja, até para demitir é necessário ter um planejamento financeiro. Os gastos com pagamento de décimo terceiro e férias proporcionais, mais multa do fundo de garantia, mais outros gastos com a rescisão do contrato de trabalho, juntos, podem formar um valor alto, às vezes até mesmo maior que o fluxo de caixa da empresa, por isso, reservas mensais são necessárias, ter um percentual guardado religiosamente todos os meses, devem estar no fluxo de caixa mensal da empresa.

E esse dinheiro guardado e até investido é usado para estas ocasiões. E quanto devemos investir e reservar do nosso planejamento financeiro para esta reserva? Veremos mais adiante que esta é uma atitude do bom gestor.

Mas a demissão pode ser também um novo momento para o colaborador crescer e voar!

Empresas devem sempre ser lucrativas. Se a sua não é, tem algo muito errado na gestão! Podemos fazer uma reserva financeira relacionada com a margem de contribuição, ou ao custo fixo da empresa, ou ao que sobrar no final de um período.

É recomendado ter uma reserva de pelo menos 10% do faturamento líquido. Devem ser aportes rotineiros. Essa reserva de capital deve ser aplicada mensalmente e reservada para utilização futura. Essa reserva, em um período mais longo, serve justamente para o desligamento de um ou mais de um colaborador. Se esse montante for constantemente atualizado e sem utilização, também podemos deixar uma reserva com boa gordura, e o restante ainda utilizar para investimentos em treinamentos ou equipamentos por exemplo.

CONCLUSÃO

Tudo é uma questão de planejamento. Até para ter funcionários tem que fazer gestão. Para demitir um funcionário também. O grande conselho é ter, dentro da planilha de controle financeiro da empresa, também um lançamento fixo mensal, chamado de fundo de reserva. Esse fundo existe para não ser usado, deixem ele ficar maior, com bastante gordura,  e sempre como uma garantia para problemas futuros, quando ele ficar muito grande será melhor, especialistas indicam que a reserva financeira deve ser o valor de três a seis meses dos seus custos fixos mensais.

Esse valor é o mínimo para garantir alguma segurança em caso de imprevistos. Assim você pode imaginar a empresa fechada por um período terá condições de pagar seus custos fixos durante um período. Se tiver que demitir, terá como pagar os débitos trabalhistas, e ainda ao ultrapassar esses seis meses proporcionais aos custos fixos, pode utilizar uma parte para investimentos em treinamentos, equipamentos ou uma estrutura maior, ou aportes para os sócios.

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários