Oficina Brasil


Aula 68 - Administrando sua automecânica: Empresário com mente de funcionário

Como funcionário você pensa dentro da caixa. Como empresário você precisa sair da zona de conforto e enxergar a empresa por outro ângulo, de fora para dentro para fazer um correto planejamento empresarial

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Hoje, muitos empresários ainda não agem como tal. Após anos trabalhando como funcionário finalmente conseguiu o sonhado CNPJ, mas mantém os hábitos de pensar sempre dentro da caixa, dentro de uma zona de conforto perigosa!

Ter mente de funcionário, mesmo depois de virar um empreendedor, é um dos grandes problemas das micro e pequenas empresas brasileiras. Mas isso exige sair fora da zona de conforto! Pois quando se é funcionário, há regras a serem seguidas e responsabilidades diferentes. Como funcionário, você tem uma descrição do trabalho e das tarefas a serem realizadas, que exige um conjunto de habilidades específicas. Ser um empreendedor envolve aprender muitas novas habilidades, pensar no todo, na equipe, nos clientes, nas ações de marketing, cuidar de pessoas, planejamento e administração. Isso pode acontecer ao aprender a cuidar dos números da empresa, dos trabalhos, da equipe e isso não é tão simples.

O gestor e a gestora fazem planejamento de ações!

O gestor e a gestora devem pensar no futuro, nas previsões do que pode e vai acontecer no próximo dia, na próxima semana, no próximo mês e até nos próximos anos! Isso é fazer um bom planejamento administrativo. Já o empresário com mente de funcionário pense somente no dia a dia. Ele está tão envolvido com os processos operacionais, e isso é normal no começo, quando ainda não tem uma preparação para ser empresário, em que o foco é a parte técnica, não sabe cobrar, não sabe fidelizar, não sabe delegar, não sabe promover as ações, não sabe ser produtivo ou fazer a equipe ser produtiva, não enxerga a parte financeira e vai ficar com saudades do tempo que recebia férias e o decimo terceiro salário no final do ano, e agora, como empresário, vai ter que dinheiro em caixa para pagar férias e décimo terceiro se tiver colaboradores!

Saber delegar é fundamental

Talvez esse seja um dos grandes problemas nas relações pessoais nas micro e pequenas empresas. Saber delegar. Mesmo porque para quem há pouco tempo era funcionário, mudar de “lado” sem uma boa preparação não é tão simples. Por isso é recomendável estudar muito, seja uma faculdade, um curso curto, uma boa leitura em material de qualidade, um curso on-line, enfim, são várias formas para se preparar bem para uma mudança de funcionário para empresário, mas o mais importante é a mudança da forma de pensar.

Você é um gestor ou uma gestora, os pensamentos devem ser diferentes.

Olhar os números, pensar nos números, aprender com os números. Quando os números estão em pauta, o máximo para a maioria que pensa como funcionário é saber o que está entrando e o que está saindo no caixa da empresa. Como empresário, é melhor que você aprenda a amar os números rapidamente, porque seu fluxo de caixa é o que vai manter a empresa viva.

Analisando os números, suas vendas, seus custos, seu lucro e perda que lhe darão noites sem dormir ou um futuro excelente como empresário. 

Como funcionário, você pode fazer algo que você não gosta apenas pelo salário. Como um empreendedor, você precisa amar o seu negócio por conta do esforço e das longas horas necessárias para atender bem o novo patrão neste momento, o Cliente. Mas você não deve cair na armadilha de pensar e de agir como um empregado em sua própria empresa. Como funcionário, quebrar as regras pode significar demissão. Os empreendedores, por outro lado, não estão interessados no status, eles estão sempre procurando maneiras de fazer as coisas de forma diferente, mais eficiente. Isso significa sempre olhar por cima do horizonte, ou pelo menos além dele, para onde a próxima grande coisa está esperando. É atravessar a rua na frente de sua empresa, virar o corpo 180 graus e enxergar a empresa que você está administrando neste momento!

CONCLUSÃO

Pode ser ou não um sonho, ser funcionário e depois querer ser empresário. Mas isso depende e deve ser respeitado, pois as pessoas são diferentes e pensam diferente. Você pode trabalhar durante décadas em uma concessionária ou em uma oficina pequena, média ou grande, até a aposentadoria, e estará tudo bem. Ou você ser hoje um bom funcionário e sonha nos próximos 5, 10 ou 15 anos empreender, ter o seu próprio negócio e até pensar em ter funcionários. Aqui está a real necessidade de mudança de pensamento, de uma boa preparação estratégica para montar a empresa, e aqui estou falando de investimento financeiro para compra de ferramentas, elevador, scanner, compressor de ar, bancadas, ter ou alugar o espaço físico, abrir o CNPJ, e daí por diante. Mas existe uma outra estratégia muito importante, uma preparação da mente, para deixar de pensar como funcionário e agora agir e pensar como empresário. É um grande desafio saber se comportar como empresário. Tem que enxergar a empresa de um outro patamar, de fora para dentro, de cima para baixo. Quando se tem a mente de funcionário somente se enxerga na caixinha, dentro da empresa.

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários