Oficina Brasil


Aula 66 - Administrando sua automecânica: Empresário com mente de presidiário

É o sonho de boa parte dos reparadores e reparadoras ter a sua própria empresa, com funcionários, muitos clientes e serviços, mas e se a gestão não for eficiente e eu ficar preso dentro da minha própria empresa?

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Ser centralizador, tudo tem que passar por mim, somente eu que atendo clientes, somente eu que compro peças, somente eu que faz os testes de rua, e aqui na empresa ninguém sabe usar scanner, somente eu o proprietário.

As histórias no mundo do aftermarket automotivo são muito parecidas. Eu comecei a empresa, eu comprei as primeiras ferramentas, eu ralei e formei a clientela! Observaram que eu, professor Scopino, estou usando muito a primeira pessoa do singular! Mas por quê? Estou elaborando um raciocínio da falta de delegação, falta de repassar o conhecimento, ou até mesmo o “medo” de não estar à frente de tudo na empresa.

As chaves da empresa só ficam com você? Se a empresa tem alarme somente você tem acesso ao mesmo? Você é o primeiro a chegar e o último a sair da empresa todos os dias? Você fica trabalhando todos os dias após encerrar o expediente oficial? Só você pode tomar decisões e atender os Clientes?

Se você respondeu SIM em alguma destas perguntas, esta matéria veio muito a calhar com algum sério problema na gestão da empresa.

E como não estar preso na sua própria empresa, como não ser um empresário presidiário? Fazendo a gestão da empresa de uma forma verdadeira, de uma forma que possam ser delegadas várias funções, dando responsabilidade a cada um dos colaboradores. Então vamos juntos desenvolver esse conceito:

Primeiro, vamos desenvolver um organograma atual, com os todos os colaboradores, definindo quem é quem, segue um exemplo:

Após o organograma, vamos definir as funções de cada colaborador utilizando para isso uma definição oficial, as funções bases de cada profissão estão no CBO, Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego, na linha leve é: CBO 9144-05 

Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares.

Com estas duas ações básicas, já podemos afirmar que o alicerce já está criado, e agora com as ocupações definidas com suas respectivas funções, é chegada a hora de conversar com a equipe, explicar qual é a função de cada um, o que cada colaborador deve fazer, e o gestor ou o responsável técnico deve cobrar de cada um, suas respectivas responsabilidades.

Vamos a um exemplo de funções do mecânico de autos profissional com base no site oficial:

https://www.ocupacoes.com.br/cbo-mte/914405-mecanico-de-manutencao-de-automoveis-motocicletas-e-veiculos-similares 

Descrição Sumária - Elaboram planos de manutenção; realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores; substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos; trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Esta é a descrição sumária básica, mas cada empresa pode criar com esta base as funções de cada posição de trabalho e então pode ser cobrado, e quando a empresa crescer ou for necessário trocar uma pessoa, o novo colaborador, após ser selecionado, deve saber quais são as suas funções e pelo o qual ele será cobrado.

CONCLUSÃO

Vamos fazer um exercício bem prático, bem interessante. Então vamos olhar para a sua empresa de um ângulo diferente, você, gestor e gestora, vai sair da sua empresa, atravessar a rua (cuidado para não ser atropelado), chegar do outro lado na calçada, respirar fundo e virar cento e oitenta graus! O que você está vendo? Uma empresa que vai funcionar sem você! Ou pelo menos sem você ser um presidiário da sua própria empresa. Não é fácil, mas saber delegar e deixar o seu colaborador crescer é uma das missões do gestor e da gestora.

Por exemplo, se o horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, deve existir uma programação séria, com todo o profissionalismo necessário, e deve haver um (ou mais) responsável pela abertura e um (ou mais) pelo fechamento da empresa, e o gestor e a gestora pode ou não estar com essas funções também.

E se eu for falar de férias, será que o gestor pode tirar férias? Pode sair para uma atualização tecnológica ou de gestão para seu aprimoramento? Ir para uma feira do setor? Tem o direito de ficar doente como qualquer ser humano? E mesmo com esses problemas, será que a empresa vai continuar existindo sem falir, desde que a equipe tenha seus cargos e funções definidas, e um time de colaboradores unido em prol de um crescimento e melhoria dos processos empresariais?

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários