Oficina Brasil


Aula 57 - Administrando sua automecânica: Como contratar?

Esse é um grande desafio nas oficinas, saber selecionar, entrevistar, avaliar, avaliar, avaliar, avaliar e contratar! Não adianta ficar reclamando que não tem um time na empresa se o erro ocorre já na contratação

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Eu não tenho uma equipe engajada. Na minha região não tem mais mecânico. Os jovens da minha região não têm interesse em trabalhar em oficina.

É muito comum eu receber esses tipos de indagações nas minhas aulas on-line ou mesmo nas minhas mídias sociais. E o erro geralmente está no processo de seleção e motivação dos colaboradores, plano de carreira, salários compatíveis, formação de um time que veste a camisa e sempre provocar o engajamento da equipe.

É muito difícil contratar, mas pode ter procedimentos!

Primeiro é preciso identificar a necessidade da contratação, analisando dois pontos em relação à necessidade real da oficina.

Primeiro, contratar um auxiliar, na função de aprendiz e começar a receber e a aprender os padrões já adotados na oficina, ou segundo, contratar um profissional já com experiência, que já vai agilizar os serviços, mas pode trazer vícios não desejados de outras empresas que tenha trabalhado anteriormente. Quando você já tem um time pronto, contratar o auxiliar é muito melhor, pois será como um jogador juvenil que treina com os profissionais. Já contratar um profissional pronto pode ser a necessidade para apagar “apagões” na falta de mão de obra.

Tudo começa com a seleção do curriculum e a entrevista

Nos procedimentos de contratação, de acordo com a necessidade da sua empresa, pode seguir a sequência:

• seleção de curriculum ou através de sites de emprego ou parcerias com instituições de ensino;

• selecionar de 3 a 5 curriculum por vaga;

• agendar uma entrevista pautada em uma contratação acertada;

• aplicação de teste psicológico;

• aplicação de teste comportamental;

• conversa com o gestor de pátio;

• aplicação de teste teórico com perguntas técnicas;

• teste prático se necessário;

• após todas as entrevistas fazer a seleção e escolha;

• formalizar a contratação com o candidato selecionado;

• comunicar e agradecer os candidatos não selecionados.

Os principais testes são o Psicológico e o Comportamental

Esses dois testes fazem o candidato falar de si, de seus gostos, da sua relação com a família, dos livros que leu ou se já leu, do tipo de filme que gosta de assistir, de como é a relação com outros colegas de trabalho, de como se comporta perante uma situação de stress no trabalho, de como é o seu comportamento sobre pressão no trabalho, se gosta de ler e estudar.

Esse teste pode ser requisitado dentro da plataforma do curso Oficina Forte, e devem ser aplicados em qualquer contratação, seja para o pátio ou mesmo atendimento, vendas ou administração da empresa.

Um bate papo com o gestor da oficina é fundamental

Após o teste psicológico e comportamental, poderemos ter um espaço com uma conversa privada, com o gestor de pátio da empresa, para falar sobre a parte técnica, sobre dúvidas de tipos de serviços que o candidato já saiba fazer, ou que tenha competências para fazer.

Neste momento, eu pergunto ao candidato sobre seus desejos, sobre o futuro, sobre quais cursos já fez ou pretende fazer (e confiro com o que está em seu curriculum), sobre o que ele sabe fazer ou quais serviços ele tem maior intimidade e experiência, e sobre ferramentas modernas de diagnósticos. E sempre é interessante fazer anotações na ficha de contratação ou no próprio curriculum para servir de decisão de escolha do candidato após o final das entrevistas.

CONCLUSÃO

Ter funcionários que vestem a “CAMISA” da empresa, literalmente falando, é o sonho de qualquer gestor ou gestora de oficina. E para ter uma equipe engajada é fundamental acertar na contratação. E para ter uma contratação assertiva é necessário ter processos e procedimentos de contratação. Por isso o processo seletivo é fundamental.

Mas aprendam algo fenomenal, a própria equipe quando já está formada e funcionando como time, faz a seleção de futuros colaboradores ou demitem quem não está jogando bem pelo time! Isso mesmo, quando a equipe está entrosada ela mesma demite, ou avisa o gestor, que um dos “jogadores” do time não corre atrás da bola, não volta para marcar o adversário, que só está sugando o restante do time. Claro que estou fazendo uma analogia, uma comparação com um time de futebol, mas serve perfeitamente para falarmos de gestão de oficinas.

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O! 

Comentários