Oficina Brasil


Certificação selo verde completa 1 ano

Até 2023, Zurich espera conceder o selo a mais da metade de sua rede!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que tem sido bastante discutido em vários setores da sociedade. O assunto é tão relevante que muitos empreendedores têm adotado práticas sustentáveis em suas oficinas, para contribuir com o futuro do nosso planeta.

Vendo a importância deste assunto a seguradora Zurich e o Instituto de Qualidade Automotiva - IQA - iniciaram a certificação ambiental nas oficinas de mecânicas, o objetivo deste projeto é aumentar a conscientização ambiental, assim como melhorar a capacidade produtiva dos prestadores de serviços automotivos, com base nas melhores condições de trabalho e satisfação dos profissionais aliados a preservação do meio-ambiente. 

A Certificação Selo Verde, como é chamada, será concedida às oficinas que passarem por uma avaliação técnica desenvolvida pela própria Zurich e que tiverem validadas a sua gestão, instalações, equipamentos e processos do ponto de vista ambiental, na magnitude em que foi estruturada.

Para ser certificada, as oficinas precisam atender a uma lista de 60 itens estabelecidos pelo IQA, sendo classificadas em três categorias: Ouro (deve atingir pontuação acima de 90%), Prata (entre 75% e 90%) e Bronze (de 51% a 75%).

Atualmente, a Zurich conta com 56 estabelecimentos com a certificação, a maioria, 20, no estado de São Paulo. Em seguida vem Minas Gerais com 10; Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (07); Distrito Federal (02); Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco (01 em cada). Do total, 18 na categoria Bronze, 28 Prata e 09 Ouro.

Vale destacar que o setor de oficinas de reparação tem movimentado anualmente cerca de R$ 70 bilhões entre os mais de 121 mil estabelecimentos distribuídos em todo o país, segundo o Sindirepa Nacional, entidade que reúne os sindicatos do setor no território nacional. Contar com o selo pode ser um diferencial competitivo.

A Oficina 400 Funilaria e Pintura, de São Paulo, situada no bairro do Socorro, capital, acaba de receber a certificação. De acordo com seu sócio-proprietário, Celso Pacheco, a conquista mostra o norte que a empresa tem de seguir para atender às necessidades com o cuidado ao meio ambiente.

“É por estar antenada a elas que me engajei na obtenção do selo. Nosso processo de certificação se deu em apenas um mês e a única não conformidade foi a instalação da caixa separadora, a qual estava em fase de implantação na época”, comemora.

De acordo com o Gerente de Serviços Automotivos do IQA, Sérgio Fabiano, a certificação nada mais é do que uma organização de processo que, por isso, possibilita que as oficinas ganhem eficiência ambiental, operacional e na qualidade dos serviços prestados.

"O processo analisa diversos aspectos, como os relacionados à utilização de insumos de baixo impacto ambiental, redução e destinação correta de resíduos sólidos e líquidos, economia e reutilização da água e redução no consumo de luz elétrica, assim como o bem-estar dos funcionários. Para se ter uma ideia, estimamos que, apenas com a melhora do uso da água e luz, as oficinas certificadas podem ter redução de cerca de R$ 6 mil por ano com essas despesas", revela.

Comentários